A partir de hoje publicarei algumas notas relatando fatos curiosos, históricos, estatísticos e recordes do futebol de Santa Catarina.
– A Associação Sportiva Vale do Itajaí – ASVI – organizou o primeiro campeonato oficial em 1938. Participaram: Amazonas, Blumenauense, Recreativo Brasil- mais tarde denominado Palmeiras (Blumenau), Brusquense, Paysandu (Brusque), CIP, Marcílio Dias e Lauro Muller (Itajaí).
– O campeão Torneio Início da ASVI em 1938 foi o Lauro Muller. O campeonato foi conquistado pelo CIP, que viria a ser também o vencedor do estadual.
– Todos os campeões da ASVI: CIP de Itajaí (1938), Marcilio Dias (1939), Paysandu (1940), Brusquense (1941, 1942, 1943).
– Em 1944 a ASVI alterou sua denominação para LEVI – Liga Esportiva Vale do Itajaí. O Marcílio Dias foi o primeiro campeão.
– Fundada em 1939, a Associação Esportiva Sul Catarinense (AESC) – precursora da Liga Tubaronense de Futebol – agregava clubes de Tubarão, Laguna e Orleans.
– O primeiro campeonato da AESC teve seis participantes: Cidade Azul, Sul Catarinense, Hercílio Luz e João Teixeira (Tubarão), Condeu D´Eu (Orleans) e Barriga Verde (Laguna).
– O primeiro campeão da AESC foi o Hercílio Luz. Na final, em 17 de dezembro, o time hercilista venceu o Conde D´Eu por 10 a 4.
– Em 1940, oito equipes participaram do campeonato da AESC: Sul Catarinense, João Teixeira, Cidade Azul, Hercílio Luz (Tubarão), Barriga Verde, Almirante Lamego, Caxias (Laguna) e Condeu D´Eu (Orleans).
– No dia 21 de outubro de 1940, o Hercílio Luz venceu o Almirante Lamengo por 5 a 0 e tornou-se bicampeão da AESC.
– Em 1941, o campeonato teve os mesmos participantes do ano anterior. Houve apenas a saída do João Teixeira (Tubarão) e o ingresso do Imbituba Atlético Clube. O Hercílio Luz conquistou o tricampeonato e chegou ao tetra em 1942.
Fonte: acervo do autor
adalberto,falando em futebol catarienense,voce tem data de fundaçaõ do henrique lage FC? este é um dos poucos dos tradicional cujos nao tenho informação.