Oswaldo Cruz (SP): Uma breve história do futebol no munícipio, entre os anos 50 a 2000

Bandeira do município paulista de Oswaldo Cruz

Nascido em  1872 na cidade de Petrópolis (RJ), Oswaldo Cruz foi um famoso cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro. Essa grande personalidade do nosso país, deu também nome a uma cidade brasileira. Situado a 570 km da capital de São Paulo, na região de Adamantina, o pequeno município de Oswaldo Cruz é uma grande força na região. Famosa por fabricar artigos para balé e dança, a cidade exporta seus produtos para países como Estados Unidos da América, Japão e alguns da Europa.

Dr. Oswaldo Cruz

FUTEBOL

 O esporte na cidade começou com o Califórnia Futebol Clube, criado em meados dos anos 50, o clube recebeu nome este nome em homenagem a cidade, que foi fundada em 06 de junho de 1941, com o nome de Califórnia Paulista.

Em 1º de Março de 1951, após fusão com o Bandeirantes Futebol Clube, que foi um outro time da cidade, é fundado a Associação Atlética Oswaldo Cruz. Azulão, como era conhecido, foi a 1ª equipe a representar a cidade na esfera profissional do Campeonato Paulista de Futebol.

Em poucos mais de 10 anos de vida, a equipe esteve presente nos estaduais de 1956 a 1966, quando se extingue, sempre perambulando entre a 2ª e 3ª Divisões. Apos a fundação deste, em 1952, é fundado o Palmeiras de Oswaldo Cruz.

Inspirado, claro, no Alviverde do Parque Antarctica, a equipe oswaldo-cruzense representou a cidade como profissional somente uma vez, quando disputa o Campeonato Paulista da 3º Divisão, em 1957. Em 1967, quando a Associação Atlética Oswaldo Cruz se licencia, em que o prefeito Waldemar de Oliveira toma posse, é fundado em seu lugar a Associação Esportiva Oswaldo Cruz.

Este também azul e branco, representou a cidade em 14 ocasiões no Campeonato Paulista, todas, praticamente, na Quarta Divisão. E por fim, o Grêmio Esportivo Oswaldo Cruz. Fundado em 1965, um ano antes do Azulão se licenciar, teve uma vida efêmera.

Disputou apenas o Campeonato Paulista da 4ª Divisão, em 1966. Extinguiu-se no ano seguinte. Atualmente, em 2004, a fim de levantar o futebol na cidade, foi fundado o Oswaldo Cruz Futebol Clube, buscando ocupar a lacuna deixada pela Associação Esportiva Oswaldo Cruz, porém devido aos custos das taxas cobradas pela FPF (Federação Paulista de Futebol), ao qual era filiada, desanimou a diretoria.

Então, surgiu a ideia de fundar o Oswaldo Cruz Futebol Clube. Também conhecido como Azulão, a equipe assim como os seus antecessores, não fez muito sucesso. Em sete anos de vida, o melhor resultado foi o vice-campeonato do Paulista da Série B, que a levou para disputa da Terceira Divisão (Série A3), aonde permanece ate hoje.

FUTEBOL AMADOR

Na esfera futebolística amadora da cidade, contam com alguns times. Por exemplo: Associação Atlética São José, com sede na R. Força Expedicionário Brasileira, a equipe é uma das mais tradicionais da várzea municipal. O extinto Bandeirantes Futebol Clube, também foi uma equipe amadora e já citado nessa postagem.

FONTES: Almanaque do Futebol Paulista – Wikipédia

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *