Associação Rocinhense de Futebol – Vinhedo (SP)

ARROI.GRANDE

Localizada a 83 km de São Paulo, na região de Campinas, a pequena Vinhedo é a terra natal de vários boleiros. Alexandre Negri, por exemplo, é um deles. Nascido na cidade, o goleiro, atualmente no Chipre, começou atuando na Ponte Preta.

Ainda sobre futebol, Vinhedo tem uma das mais antigas equipes do estado. Fundado em 1909 – antes mesmo que o Corinthians. O Rocinhense leva este nome pois era assim chamado o município na época de sua fundação.

Inúmeras vezes campeão municipal, o mais que centenário já fez uma pontinha nos campeonatos profissionais. Jogando contra equipes tradicionais do interior, o Galo vermelho e branco, como é apelidado, marcou presença na Quarta Divisão do Futebol Paulista nos anos 60. Sem sucesso, a equipe retorna ao amadorismo, onde permanece até hoje.

Infelizmente ou felizmente, o futebol vinhedense está diretamente ligado ao Rocinhense, por isso é difícil encontramos outra equipe que possa ser citada. Contudo, pesquisando mais a fundo, descobri uma outra equipe, a Associação Esportiva Santana. Esta, claro, bem menos conhecida, tem sede na rua Dr. Aníbal L. Miranda, no centro do município.

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, Futebol Amador / Varzeano, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *