Um pouco da história do Futebol no Município de Indiana (SP)

Com um pouco mais de 4 mil habitantes, Indiana é um pequeno município na região de Presidente Prudente, no estado de São Paulo. No esporte, o que mais se destaca é o futebol.

O futebol surgiu no final da década de 30. O 1º time a ser fundado foi o Formiga Esporte Clube, fundado em 1938, e, seis anos depois passou a se chamar 9 de Julho Esporte Clube.

Em 1948, surgiu a Ferroviária, que teve bastante prestígio na região. Entre seus jogadores, estavam: Martin Martins, Osmar Vieira, Chico Branco, Fortunato Massaro, Aissura, Borgiano, Ditão, Lencaster, Tiãozinho, Biribinha, Gradim, Dermival, João Turco, Gaspar, Honorato.

Os jogadores desse time conseguiram se sobressair até se tornar profissionais, saindo para jogar em outras equipes, como Ditão (Corinthians), Gaspar (Portuguesa) e Dermival (Coritiba).

arroi.grande

No entanto, o clube mais importante foi o CAI (Clube Atlético Indianense), Fundado no dia 23 de Setembro de 1947. Considerado um verdadeiro fenômeno futebolístico na cidade, projetou-se  a todo Estado e utilizava vários jogadores da região, inclusive, da capital, São Paulo.

Extinto na década de 70, hoje resta apenas escombros da sua sede, onde antigamente era o principal centro de lazer aos moradores. Dotado de piscina, banheiros públicos e salão, o clube proporcionava quermesses aos finais de semanas. (foto)

ARROI.GRANDE

Sediado no bairro de Sete Copas, existe ainda na cidade o Sete Copas Futebol Clube, Fundado em 1949. Seu campo fica no Sitio Santo Antonio, naquele mesmo bairro.

FONTES: Wikipédia – site da prefeitura e arquivos pessoais

1 pensou em “Um pouco da história do Futebol no Município de Indiana (SP)

  1. Arlindo Miguel

    O primeiro time formado em Indiana foi o Formiga Esporte Clube, fundado em 1938, e que no ano de 1944 passou a se chamar 9 DE JULHO ESPORTE CLUBE.
    O CLUBE ATLÉTICO INDIANENSE, CAI, foi fundado em 23 de setembro de 1947.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *