Um pouco da história do Futebol no Município de Indiana (SP)

Com um pouco mais de 4 mil habitantes, Indiana é um pequeno município na região de Presidente Prudente, no estado de São Paulo. No esporte, o que mais se destaca é o futebol.

O futebol surgiu no final da década de 30. O 1º time a ser fundado foi o Formiga Esporte Clube, fundado em 1938, e, seis anos depois passou a se chamar 9 de Julho Esporte Clube.

Em 1948, surgiu a Ferroviária, que teve bastante prestígio na região. Entre seus jogadores, estavam: Martin Martins, Osmar Vieira, Chico Branco, Fortunato Massaro, Aissura, Borgiano, Ditão, Lencaster, Tiãozinho, Biribinha, Gradim, Dermival, João Turco, Gaspar, Honorato.

Os jogadores desse time conseguiram se sobressair até se tornar profissionais, saindo para jogar em outras equipes, como Ditão (Corinthians), Gaspar (Portuguesa) e Dermival (Coritiba).

arroi.grande

No entanto, o clube mais importante foi o CAI (Clube Atlético Indianense), Fundado no dia 23 de Setembro de 1947. Considerado um verdadeiro fenômeno futebolístico na cidade, projetou-se  a todo Estado e utilizava vários jogadores da região, inclusive, da capital, São Paulo.

Extinto na década de 70, hoje resta apenas escombros da sua sede, onde antigamente era o principal centro de lazer aos moradores. Dotado de piscina, banheiros públicos e salão, o clube proporcionava quermesses aos finais de semanas. (foto)

ARROI.GRANDE

Sediado no bairro de Sete Copas, existe ainda na cidade o Sete Copas Futebol Clube, Fundado em 1949. Seu campo fica no Sitio Santo Antonio, naquele mesmo bairro.

FONTES: Wikipédia – site da prefeitura e arquivos pessoais

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Blog História do Futebol, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

3 pensou em “Um pouco da história do Futebol no Município de Indiana (SP)

  1. Sérgio Mello Autor do post

    O que não tem preço e ninguém pode tirar de nós são as lembranças, sobretudo, aquelas que ficam em nossos corações!
    Forte abraço!

  2. Willian José Sartori

    CAI-Clube Atlético Indianense,. Saudade das tardes de domingo, vestindo a gloriosa camisa do clube indianense, disputando Campeonato Amador do Estado e partidas amistosas, entre os anos de 60 e 67.
    Depois vim para São Paulo para continuar os estudos. Por aqui, trabalhei em diversas emissoras como repórter, entre elas rádios Bandeirantes e CBN Globo. Saudade dos bons tempos das domingueiras em minha terra Natal, no Estádio Capitão Whitaker. Abraços

  3. Arlindo Miguel

    O primeiro time formado em Indiana foi o Formiga Esporte Clube, fundado em 1938, e que no ano de 1944 passou a se chamar 9 DE JULHO ESPORTE CLUBE.
    O CLUBE ATLÉTICO INDIANENSE, CAI, foi fundado em 23 de setembro de 1947.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *