RABAH MADJER O GRANDE MAESTRO ARGELINO

Por: Antonio Galdino da Silva

Rabah Madjer nasceu a 15/02/1958 em Hussein Dey na Argélia e brilhou no F.C. Porto na década de 80. Começou a sua carreira no Onalait d’Hussein-Dey na temporada de 72/73, mudando no ano seguinte para o NA Hussein Dey onde ficou até 1983. Nesse ano Madjer transferiu-se para o futebol europeu, nomeadamente para o RC Paris de França permanecendo lá, até 1985 mudando-se depois para o Tours FC também de França ficando lá poucos meses. Na temporada de 85/86, Madjer mudou-se para o F.C. Porto aonde ganhou os seus maiores títulos tanto colectivos como individuais. No jogo de estreia Madjer marcou dois gols e deu o triunfo ao Porto sobre o Boavista por 2-1.
Em 1987, Madjer criou uma das maiores obras de arte do futebol mundial ao marcar um gol de calcanhar no Bayern de Munique na final das Copa dos Clubes Campeões Europeus, garantindo o triunfo da equipe do Porto por 2 a 1. Esse momento irá ficar para sempre na lembrança de todos nós pois para além de ter sido um gol fenomenal deu a primeira vitória do F.C. Porto na maior competição europeia de clubes. No mesmo ano o F.C. Porto foi disputar a final da Copa Intercontinental frente ao Peñarol do Uruguai, num campo coberto de neve e também aí Madjer foi fenomenal pois marcou o golda vitória por 2 a 1 já em chapéu fantástico. Madjer conquistou o título de melhor jogador da partida, ganhando um automóvel que depois foi vendido tendo o dinheiro ganho pela venda, sido compartilhado por toda a equipe.

[img:Madjer_gola__o.jpg,full,alinhar_esq]
Golaço na final contra o Bayern em 1987

Depois Madjer teve uma breve passagem pelo Valência mas depressa regressou outra vez à equipe do FC Clube do Porto e onde viria a terminar a sua carreira de jogador.
Madjer foi considerado o melhor jogador argelino de toda a história, jogando na selecção Argelina durante 14 anos pertencendo-lhe ainda o recorde de gols marcados na selecção, 40 gols em 87 jogos. Jogou em dois mundiais, em 1982 e em 1986 no Mundial do México. Com um palmar riquíssimo, Madjer conquistou uma Bola de Ouro de África em 1987, tendo sido 2.º em 1985 e 3.º em 1990. Ganhou uma Copa das Nações Africanas em 1990, ganhou uma Taça da Argélia em 1979, foi eleito o melhor jogador argelino em 1987, pelo F.C. Porto conquistou, uma Copa dos Clubes Campeões Europeus e uma Copa Intercontinental em 1987, uma Supercopa Europeia em 1988, foi campeão português em 1986 e 1990, ganhou uma Copa de Portugal de 1991, conquistou duas Supercopas de Portugal em 1986 e 1991 e foi eleito o quinto melhor jogador africano do século XX.

[img:rabah_madjer.jpg,full,alinhar_esq]
Na Copa de 82 brilhando contra a Alemanha

Depois de abandonar carreira como jogador, Madjer, começou a sua carreira como treinador. Madjer treinou as categorias inferiores do Porto, a seleção da Argélia, clubes do Qatar tais como Al Saad, Al Wakrah, e o Al Rayyan, hoje vivendo ainda no Qatar Madjer se tornou recentemente comentarista da rede de TV Al-Jazeera. Para os torcedores do Porto e todo Portugal certamente ele foi ao lado de Teófilo Cubillas o maior jogador estrangeiro a invergar o manto azul e branco, para todos nós que tivemos o prazer de ve-lo jogar pela primeira vez no mundial da Espanha em 1982, quando ele aprontou em cima da Alemanha Ocidental logo na primeira rodada daquela Copa, na vitória argelina por 2 a 1 sob o seu comando Madjer levou os argelinos a uma boa campanha, se não fosse uma armação entre alemães e austriacos, talvez Madjer e a Argélia pudessem ir mais longe naquele mundial.

Pesquisa: Biografia de Rabah Madjer
Fotos : Site do Porto e Biografia de Madjer

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *