O Brasil é o país do futebol, mesmo ainda quando não tinhamos ganhado nenhuma Copa do Mundo, era notório a excelência de nossos jogadores pelo jogo de cintura, a habilidade com a bola, a ginga e claro a bela arte do futebol, e depois da Copa de 1958 quando finalmente passamos a ser mais notados nos campos de todo o mundo e jogar contra nossa seleção e vencer era ter um destaque muito grande no cenário mundial e para os jogadores que conseguisse se destacar em um jogo contra a toda poderosa seleção brasileira era ter o nome marcado para a eternidade no mundo da bola; apresento agora alguns deste jogadores que se destacaram com atuações primosas contra o Brasil.
03/06/1934 – Era jogo amistoso o Brasil vinha de uma eliminação na primeira fase da Copa da Itália e foi fazer um amistoso contra a Iugoslávia em Belgrado, era uma seleção sem comando a seleção formada sem seus bons valores da epóca, apesar de contar com Leônidas da Silva o craque do nosso futebol, Carvalho Leite e Waldemar de Brito, o time brasileiro sofreu a sua maior derrota ao longo da sua história, perdeu por 8 a 4. Na equipe iugoslava uma jogador se destacou: Blagoje Mosa Marjanovic marcou três gols e ganhou destaques aqui no Brasil e na sua terra é claro.
[img:Blagoje_Marjanovic.jpg,full,alinhar_esq]
Marjanovic também jogou a Copa de 1930 e enfrentou o Brasil na ocasião.
05/06/1938 – Copa do Mundo da França na estreia do Brasil um jogo de muitos gols contra a Polônia com o placar de 6 a 5 para os brasileiros no lado polonês um jogador que até hoje é o detentor de maior numeros de gols marcados contra nossa seleção: Ernst Willimowski marcou todos quatro gols da sua seleção e se tornou o nosso primeiro grande terror.
[img:Ernst_Willimowski.jpg,full,alinhar_esq]
Atacante polonês que brilhou também no futebol alemão onde chegou a defender a Alemanha na epóca do nazismo no campeonato polaco de 1939 chegou a marcar 10 gols em um jogo que seu time Ruch Wielkie Hajduki venceu por 12 a 1 um time local.
05/03/1940 – Pela Copa Roca em Buenos Aires, uma goleada por 6 a 1 e um atacante que dançou tango na zaga brasileira: Peucelle um dos maiores atacantes do futebol argentino fez a festa neste dia marcou três gols e participou diretamente de mais dois gols, fez parte da primeira fase de La Maquina o time do River Plate no inicio dos anos 40 e defendeu a seleção argentina na Copa de 1930.
[img:Carlos_Peucelle.jpg,full,alinhar_esq]
Carlos Peucelle ídolo do futebol argentino.
06/06/1950 – As vesperas da Copa de 1950, o Brasil recebeu a seleção gaúcha em São Januário para um amistoso que foi vencido pela seleção brasileira por 6 a 4, no time gaúcho um destaque sublime: Hermes que fez todos os tentos da seleção dos pampas, ao lado de Adãozinho ele que defendia o Cruzeiro/RS na epóca.
17/11/1955 – No Pacaembu na disputa da extinta Taça Osvaldo Cruz o Brasil recebe o Paraguai para um jogo de muitos gols em um empate em 3 a 3, o destaque do time guarani foi o atacante Hector Gonzalez que teve seu dia de gloria ao marcar os três gols do time das Chalanas.
24/04/1963 – O Brasil em um tour pela Europa em 1963 foi até Bruxelas enfrentar os belgas, o destaque do jogo que terminou com uma sonora goleada por 5 a 1 da Bélgica e o destaque da partida foi o atacante do Anderlecht, Jaques Stockman que fez três gols, Stockman que no inicio da sua carreira atuava de ocúlos segundo Boquinha defensor do Vitória que havia enfrentado o atacante em um amistoso em 1957 quando a equipe baiana fez uma excursão ao velho continente, deixou a zaga brasileira a ver navios neste dia.
23/06/1968 – Em Bratislava na epóca cidade da Tchecoslováquia, recebe a seleção brasileira que vinha juntando os cacos depois da pifia campanha na Copa da Inglaterra dois anos antes, os tchecos ausentes deste mundial se preparava para as eliminatórias e venceu o Brasil por 3 a 2 com destaque para Jozef Adamec ele que disputou os mundiais de 62 e 70 entrou para a história do futebol de seu país por este fato.
[img:Jozef_Adamec_1.jpg,full,alinhar_esq]
Adamec três gols contra o Brasil em 68.
10/06/1984 – Um jogo no Maracanã marcava a estreia de Edu Coimbra no cargo de técnico da seleção brasileira, o adversário era a Inglaterra, e renovada seleção brasileira caiu diante dos ingleses em pleno Maraca e John Barnes inglês de origem jamaicana fez um golaço no maior do mundo, um gol tipico de um brasileiro, arrancada com dribles em direção do gol e toque no canto para marcar seu mais belo gol na carreira certamente e ter seu dia de glória no futebol mundial.
[img:john_barnes_2.jpg,full,alinhar_esq]
28/05/1990 – Estádio Libero Liberatti o Brasil se prepara para a Copa da Itália e faz um jogo treino contra um combinado a Umbria e perde por 1 a 0 gol de Artistico e um belo gol de fora da aréa era um prenúncni azedo do que viria da seleção de Lazaroni o jogo pode não ser dado como oficial pela CBF mais pela vergonha mais que Artistico entrou para a história da sua região e talvez da Itália por este gol por ser ele um atleta amador.
Muitos outros jogadores famosos tiveram atuações destacadas contra o Brasil como Zidane, Paulo Rossi, Kanu, Gighia mais estes são casos já conhecidos de todos.
Fontes: Pesquisas RSSSF Brasil
Lancenet
Revista Placar
Textos: Galdino Silva