Escudos de 1925 e 1937: Pinheirense Esporte Clube – Belém (PA)

Por Sérgio Mello

Pinheirense Esporte Clube é uma agremiação do Distrito de Icoaraci, pertencente à cidade de Belém, capital do estado do Pará. A sua Sede social está localizada na Rua Manoel Barata, nº 130, no bairro Ponta Grossa, em Icoaraci/PA.

O “General da Vila” foi Fundado na terça-feira, do dia 08 de dezembro de 1925, por um grupo de operários da Usina Conceição, que desejava dar a Pinheiro uma agremiação sócio esportiva, onde nas horas de folga livres do ensurdecer da maquinaria e abençoado pela Imaculada Conceição.

Capa do Estatuto

Os operários fundadores liderados por Martinho Silva, foram os seguintes: João Sururina, Sátiro Rodrigues, João Faustino, Raimundo Saturnino dos Santos, Manoel Pereira da Silva, Eustáquio Campelo, Osvaldo Cintra, Tobias, Mestre Anésio e tantos outros.

Seis anos depois, foi reorganizado no domingo, do dia 08 de fevereiro de 1931, com sede na Vila Pinheiro, em Nazaré, em Belém/PA se destina:

a) a criar, incentivar e desenvolver os esportes terrestres em geral, promovendo e organizando torneios sempre que julgar oportuno e seus recursos o permitirem;

b) proporcionar aos seus associados, divertimentos uteis, proveitosos e benéficos;

c) cuidar do desenvolvimento físico de seus associados, criando diferentes secções de esportes, à medida que seus cofres o auxiliarem;

d) instituir concursos esportivos a juízo da Diretoria.

Art. 2º – O Pinheirense E. Club, como pessoa jurídica de direito privado, tem personalidade e patrimônio distinto dos seus associados, sendo a Diretoria responsável perante estes por todo o seu ativo e passivo.

Art. 3º – Os sócios não respondem pelas obrigações que os representantes do clube contraírem expressa ou intencionalmente em nome deste, sendo apenas responsáveis pelas suas joias, mensalidades e subscrições a que concorrerem.

Pinheirense manda seus jogos no Estádio Abelardo Conduru, com capacidade para 3 mil pessoas, situado na Rua Santa Isabel, s/n, em Icoaraci, em Belém (PA). As suas cores: azul e branco.

Jogou o Campeonato Paraense pela primeira vez em 1955. Foi perdendo espaço no futebol profissional masculino, porém esteve em evidência com o futebol feminino em âmbito nacional.

As campanhas de 2012 e 2013 creditaram o Pinheirense a ser, de acordo com o Ranking da CBF de Futebol Feminino de 2013, o sétimo melhor time do Brasil. Hoje o clube é 14º colocado.

Em 2016, o Pinheirense conquistou um título inédito na sua história: o Campeonato Paraense da Segunda Divisão com 100% de aproveitamento. Assim, voltou à elite, representando a Vila Sorriso de Icoaraci no Parazão 2017.

Estatuto: Acervo de Itamar Gaudencio Gaudencio

ARTE: desenhos dos escudos, uniformes e a bandeira – Sérgio Mello

FONTES: Estatuto do Pinheirense – Federação Paraense de Futebol (FPF) – O Liberal (PA)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Pará em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Escudos de 1925 e 1937: Pinheirense Esporte Clube – Belém (PA)

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Agradeço pelas suas palavras, amigo!
    A intenção é sempre apresaentar um material de excelência!
    Forte abraço!

  2. Hamilton Rocha de Oliveira Soares

    Adoro esses desenhos que são feitos com perfeição! Extraídos dos estatutos aí fica melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *