O Esporte Clube Flamengo foi uma agremiação do município de Caucaia, situado na Região Metropolitana de Fortaleza, a 16 km da capital do estado do Ceará. A localidade conta com uma população de 355.679 habitantes, segundo o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2022.
O rubro-negro caucaiense foi Fundado em 1928, com o propósito de criar uma opção de esporte e lazer para os moradores das adjacências. Ao longo de quase quatro décadas, o clube realizou diversos jogos amistosos.
A sua primeira e única participação na esfera profissional, aconteceu no Campeonato Cearense da 2ª Divisão de 1967, organizado pela Federação Cearense de Desportos (FCD), quando terminou na 6ª e última colocação.
Ao todo foram 19 jogos, com nove pontos: três vitórias, três empates e 13 derrotas; marcando 18 gols, sofrendo 44 e um saldo negativo de 26. A Segundona Cearensecontou com a participação de seis equipes:
Associação Atlética Salgado da Gama (Fortaleza);
Associação Esportiva Tiradentes (Fortaleza);
Esporte Clube Flamengo (Caucaia);
Messejana Esporte Clube (Fortaleza);
Quixadá Futebol Clube (Quixadá);
Riachuelo Atlético Clube (Fortaleza).
Dois jogos diante do Fortaleza
Na década de 70, o Flamengo de Caucaia enfrentou o Fortaleza em dois amistosos. Na tarde de sábado, do dia 20 de Janeiro de 1973, o Tricolor goleou o rubro-negro pelo placar de 6 a 0, no Estádio Alcides Santos, em Fortaleza/CE.
O árbitro da partida foi o Sr. Iran do Vale (FCF). Os gols foram assinalados por Geraldino; Breno; Zé Carlos; Henrique, Lucinho, e Dudu Diniz. O Fortaleza jogou: Cícero Capacete (Lulinha); Louro (Rôner), Wilkson, Zé Paulo (Pedro Basílio) e Bauer; Zé Carlos Henrique (Josias), Serginho e Amizade; Amilton Rocha (Plínio), Lucinho (Dudu Diniz), Breno I e Mimi (Geraldino). Técnico: Francisco Barbosa Gomes, o ‘Caiçara’.
Quase seis anos depois, novo encontro. No domingo, do dia 15 de outubro de 1978, o Fortaleza bateu o Flamengo de Caucaia por 2 a 1. Os gols foram assinalados por Caíco e Rui para o Leão do Pici; enquanto Silva fez o tento de honra para o rubro-negro.
O Fortaleza formou com: Carlos; Milton, Ivan Limeira, Sidney e Dema; Bosco, Netinho e Batista; Rui, Delmo e Caíco. Técnico: Moacyr Menezes.
ARTE: escudo e uniforme – Sérgio Mello
Colaborou: Roberto Feitosa
Escudo: Acervo de João Paulo Silva Júnior
FONTES: Prefeitura de Caucaia/CE – Futebol Nacional – Almanaque do Fortaleza