O Sport Club Damasco foi uma modesta agremiação da cidade de Fortaleza (CE). O ‘Damasquino‘ foi Fundado em meados dos anos 30, possuía a sua Sede e o campo no bairro Damas, 113ª zona eleitoral de Fortaleza/CE.
O Damasco faturou o título da Taça Dr. Ubirajara Negreiros
No domingo, do dia 1º de novembro de 1936, o Sport Club Damasco se sagrou Campeão da Taça Dr. Ubirajara Negreiros (nome do presidente do S.C. Damasco). A competição foi realizada no campo do Damasco, no bairro Damas, e contou com a participação de sete equipes.
As duas melhores partidas da tarde foram disputadas entre Paissandù e Damasco, que teve como vencedor o Damasco, e Orion e Damasco, que foi a última partida do torneio saindo vencedor o Damasco, por 3 a 1 em escanteios.
Num dos primeiros encontros disputado entre Orion e Ideal, chocaram-se dois elementos antagonistas, resultado daí, a fratura da perna do elemento do Ideal, que por inexperiência precipitou-se para calçar uma bola nos pés do seu antagonista, estando descalço, e o outro de chuteiras, resultando de aí encontrar as traves das chuteiras, que veio partir a canela.
Algumas formações:
SC Damasco de 1936: Oliveirinha; Moacir e Moisés; Ubirajara, Caranã e Clovis Gaspar; Valdemiro, Didi, Barbosa, Xuxu e Maciel. Presidente: João Carlos Maciel.
SC Damasco de 1937: Oziris; Gambetá e Lira; Paixão, Carinha e Pisto; Eliezer, Jura, Russo, Pirão e Brega.
ARTE: desenho do escudo e uniforme – Sérgio Mello
FOTOS: Página do Facebook “Fortaleza Antiga” – Acervo da Família Sátiro – Revista O Malho (RJ)
FONTES: Página do Facebook “Fortaleza Antiga” – A Razão (CE)