Inédito!! Combinado Humaytá – Rio de Janeiro (RJ): Fundado em 1916!

Por Sérgio Mello

O Combinado Humaytá foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O “Grêmio do Largo dos Leões” foi Fundado na quarta-feira, do dia 1º de Novembro de 1916. As suas cores eram o preto e branco.

A 1ª Sede ficava localizado na Rua Marques, s/n; depois se mudou para a Sede na Rua Capitão Salomão, nº4; ambos no bairro do Humaitá, na Zona Sul do Rio (RJ).

Em 1921, a sua Sede ficava na Rua Voluntários da Pátria, s/n, no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio. A sua Praça de Esportes ficava na Rua Jardim Botânico, s/n, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio (RJ).

Num jogo de 11 gols, Combinado Humaytá bateu o Leme A.C.

No domingo, do dia 21 de outubro de 1917, Combinado Humaytá e Leme Athletico Club protagonizaram um jogo movimentado com 11 gols. Melhor para o Humaytá que venceu por 6 a 5.

O jogo como sempre animado quer de parte dos jogadores, quer de parte da torcida que acompanhou sempre interessada o desdobrar da peleja. Os ataques foram sucessivos e bem organizados porém o Humaytá, durante o primeiro tempo lutou contra a sorte.

Quando faltavam 20 minutos para terminar a peleja o “score” era favorável ao Leme por 5 x 1. Mas os jogadores do Combinado Humaytá em belíssima reação assediaram com vigor o campo contrário e os seus dianteiros souberam se aproveitar inteligentemente das circunstâncias.

No final da prova verificou-se a brilhante vitória do Humaytá por 6 x 5. Os gols foram assinalados por Praga e Argollo, com dois gols cada; Lopes e Ary, um tento cada. O quadro vencedor estava assim organizado: Euclydes; Enzo e Nestor; Octavio, Adhemar e Antonico; Lessa, Praga, Argello, Lopes (cap.) e Ary.

Combinado Humaytá goleou o Petropolitano F.C.

Em amistoso, no domingo, do dia 10 de fevereiro de 1918, o Combinado Humaytá viajou até Petrópolis, na região serrana do Rio para enfrentar o Petropolitano Football Club. O Jornal de Theatro & Sport contou assim:

Ao local da pugna affluiu grande número de famílias que applaudiram delirantemente os contendores, mormente o Humaytá que foi o vencedor pelo significativo score de 6 a 1.

Apezar da apparente superioridade do combinado do Rio, o jogo desenvolveu-se animado, tendo por vezes attingido ao máximo da intensidade. O Combinado Humayta que tão alto soube elevar os créditos do foot-ball carioca estava assim composto: Euclydes; Euzo e Nestor; Braga, Maciel e Carvalho; Lessa, Lopes, Brown, Antonico e Waldemar”.

Combinado Humaytá bateu o Carioca F.C.

Em amistoso, realizou-se na manhã da segunda-feira, do dia 17 de março de 1918, no aprazível campo da Estrada D. Castorina, no bairro do Jardim Botânico, entre o 3º team do Carioca Football Club versus o Combinado Humaytá.

As duas equipes se achavam desfalcadíssimas principalmente a do Combinado Humaytá que se apresentou sem o concurso de sete jogadores que foram substituídos pelos do segundo quadro.

O resultado foi favorável ao Combinado Humaytá pelo significativo “score” de 2 a 0. Os gols foram feitos por Correa II, de pênalti, e por Ortigão. Os vencedores formaram assim: Theophilo; Macedo e Lessa; Campos, Walter e Flores; Plaga, Corrêa, Ortigão, Corrêa I e Arthur.

Clube ajudou a fundar a Liga Sportiva Carioca em 1918

A Liga Sportiva Carioca (LSC) foi fundado na quinta-feira, do dia 04 de Abril de 1918, na sede social do Sport Club Emulação, na Rua Buarque de Macedo nº 32, no Catete.

Sete clubes ajudaram a criação da nova entidade: Aymoré Football ClubSport Club EmulaçãoAbrantes Football ClubCombinado HumaytaSport Club CurupaityBenjamin Constant Football Club e Glasgow Football Club.

1º Torneio Início da Liga Sportiva Carioca (LSC), transcorreu na sexta-feira, às 13 horas, do dia 03 de maio de 1918, na Praça de Esportes da Estrada da D. Castorina, no Jardim Botânico. No final, o 1º campeão da LSC foi o Benjamin Constant Football Club que venceu S.C. Curupaity por 1 a 0.

Após uma prorrogação, o Combinado Humayta estreou vencendo o Pedro Ivo Football Club por 1 a 0. O árbitro foi o Sr. Waldemar Carvalho. Na Semifinal – após empate sem gols, o Benjamin Constant Football Club venceu o Combinado Humayta nos escanteios (por 2 a 0). O árbitro foi Sr. Waldemar Carvalho.

Mais informações sobre o Campeonato da Liga Sportiva Carioca (LSC): https://historiadofutebol.com/blog/?p=132423

Clube cedeu quatro atletas ao Botafogo F.C.

Em fevereiro de 1919, o Botafogo Football Club excursionou no Recife/PE, para realizar amistosos. E requisitou o empréstimo de quatro jogadores do Combinado Humaytá: Nestor, Baby, Mário Braga e Leite.

Após jogar o Campeonato Petropolitano, onde defendeu as cores do Serrano FC, regressou ao clube o goleiro Euclydes Ribeiro de Castro, o “Bacurau”.

Goleada que valeu troféu

No domingo, às 15 horas, do dia 26 de abril de 1919, foi até São Gonçalo para disputar a bela Taça Piaguassú Correia diante do Mutondo Athletico Club. No final, o Combinado Humaytá goleou pelo placar de 5 a 0 (Essa foi a segunda vez que as equipes se enfrentaram. Em ambas Humaytá venceu pelo mesmo placar: 5 a 0). Os gols foram assinalados por Antonico aos 25 minutos do 1º tempo. Na etapa final, Ortigão aos 15 minutos, aumentou. Aos 35 minutos, Ary num possante tiro ampliou. Logo depois, Arnaldo marcou o quarto tento. No final, Mario Braga deu números finais a peleja. O Humaytá venceu ainda o jogo dos Segundos Quadros por 2 a 1.

Na luta pela conquista do cobiçado trophéo distinguiram-se Browne e Nestor. ambos muito applaudidos pela assistencia. O quadro vencedor estava formado com os elementos seguintes: Euclyces; Macedo e Nestor; Browne, Mario Braga e Walter; Leite, Rion, Ortigão, Antonico (Arnaldo) e Néco (Ary).

Mutondo: Ary; Lydio e Martins; Oduvaldo, Ortiz e Marciano; Luiz, Henrique, Tavares (Cap.), Perigoso e Marinho”.

Leite de Castro envergou a camisa do Combinado e Botafogo

Joaquim Antônio Leite de Castro nasceu em São João Del Rey (MG), no dia 17 de maio de 1903, e, faleceu no dia 22 de fevereiro de 1988, tendo sido atacante do Combinado Humaytá e Botafogo Football Club.

Começou aos 12 anos, no Infantil do Botafogo. No 1º semestre de 1919 foi emprestado ao Combinado Humaytá. Aos 16 anos, Leite de Castro estreou pelo Glorioso no dia 30 de novembro de 1919, na vitória sobre o Mangueira por 6 a 1.

A sua última partida aconteceu no dia 12 de julho de 1925, na vitória contra o America por 3 a 2. Ao todo foram 76 jogos e oito gols pelo Botafogo. Leite de Castro também jogou na Seleção Brasileira. A sua primeira e única partida, aconteceu no dia 22 de outubro de 1922, quando o Brasil bateu o Paraguai por 3 a 0, nas Laranjeiras (RJ), conquistando o título do Campeonato Sul-Americano de 1922.

A foto de Antônio Augusto (de 1920) – O 1º jogador agachado (esquerda para a direita) é Olympio Soares, filho do Sr. José Teixeira Soares.

Torneio Início da LCD de 1920

Disputou o Torneio Início de 1920, organizado pela Liga Carioca de Desportos (LCD), realizado no campo do Palestrino Football Club, no sábado, do dia 03 de maio. Na estreia, bateu o Civil Sport Club por 1 a 0 (1 escanteio a zero). Na fase seguinte, empatou com o Ubá Sport Club em 1 a 1, e, após três prorrogações, acabou eliminado nos escanteios: 1 a 0

Torneio Início da ATS da Lagoa Rodrigo de Freitas de 1921

Na sexta-feira, do dia 28 de outubro de 1921, o clube se filiou a Associação dos Sports Terrestres (AST) da Lagoa Rodrigo de Freitas. No domingo, do dia 5 de novembro de 1921, foi realizado o Torneio Início da ATS da Lagoa Rodrigo de Freitas, no campo do Carioca F.C., no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio. Na estreia, o Combinado Humaytá venceu o Corinthians por 1 a 0. Na fase semifinal, acabou perdendo por 1 a 0, para o Sport Club Gaveá, que avançou para a final e foi o campeão (após empate sem gols, levou a melhor nos escanteios, vencendo o Tremo-Terra Football Club por 2 a 1).

Após um hiato de quatro, onde disputou o Campeonato da ATS da Lagoa Rodrigo de Freitas de 1921, que se encerrou em 1922,o Combinado Humaytá reapareceu em 1926. Participou da Nova AMEA (Associação Municipal de Esportes Athleticos), porém sem destaque.

Num jogo de seis gols, Combinado Humaytá e Rezende Football Club ficam no empate

Realizou-se, na cidade de Rezende – no domingo, do dia 22 de agosto de 1926 – o encontro amistoso entre as equipes do Rezende Football Club (atual Resende FC, que disputa o Campeonato Carioca da Série B)e o Combinado Humaytá. O Jornal (RJ) assim contou a história desse confronto:

Após recepção dispensada pelos rezendenses a embaixada sportiva carioca, seguiram todos incorporados para o Hotel Luzitania, onde foi servido o almoço, fazendo uso da palavra, em nome do Combinado Humaytá, o sr. Mario Lima Campos, agradecendo com expressões lisonjeiras, o convite endereçado ao seu club.

Falou, em nome do Rezende F. C., о dr. Krausse, sendo ambos os oradores bastante applaudidos. Terminado o ágape (banquete), passaram os visitantes para a sede do club local, onde tiveram occasião de constatar o grão de adiantamento e boa ordem de que dispõe o Rezende F. C.

De volta ao hotel, aguardaram os visitantes a hora marcada para o início da pugna e assim ás 15h20min., deram entrada no campo, acompanhados de directores de ambos os clubs e jogadores do team local, offerecendo nesta occasião o Combinado Humaytá uma bella corbeille (cesta) de flores a seu adversário.

Sob as ordens do sr. Izoldi, juiz designado pelo club local, alinharam-se as equipes, na seguinte ordem:

Humaytá: Ary: Vidal e Edgard Macedo: Lima, Rynaldo e Suriquniha; Hernani, Miranda, Ortigão, Molina e Norton.

Rezende: Mendonça; Waldyr e Gumercindo; Villaga, Castorino e Silva; Mario, Nelson, Jeger, Silveira e Fernandes.

Primeiro Tempo

Tendo o toss favorecido ao Rezende, dá a saída a esquadra visitante, que consegue levar a pelota até junto ás barras do club local, sendo a mesma brilhantemente defendida pelo seu keeper, que a devolve aos seus forwards sem resultado proveitoso.

Combinado abre o placar

Decorridos 5 minutos de luta, organizam os visitantes bella investida ao goal rezendense, tendo Norton centrado com precisão, do que se aproveita Ortigão, para, em linda entrada, conquistar o primeiro gol da tarde.

Rezende empata

Reposta a bola ao centro, saem os locaes, pondo em pratica magnifico jogo, bem amparados pelo seu centromédio e assim decorridos 22 minutos de luta equilibrada, conquistaram por intermédio de seu ponta-direita, Mario, com possante shoot, o primeiro goal dos rezendenses.

Rezende vira-vira

Reiniciada a peleja, voltam os locaes às barras do Humaytá, cuja defesa desenvolve magnifico jogo, o que, entretanto, não impede, que, mais uma vez, o mesmo forward local consiga burlar a vigilancia do keeper Ary, conquistando, sob delirantes applausos, o segundo ponto a favor dos locaes.

Deante da differença obtida pelos rezendenses, procuram os visitantes desenvolver o máximo de suas forças, tornando-se a pugna muito interessante. Em dado momento, interpretando mal uma defesa do back Macedo, ordena o juiz que seja batido um penalty contra os visitantes, que não deu resultado satisfactorio, por ter a pelota batido na trave. Com mais alguns minutos de jogo, termina o primeiro tempo favorável aos locaes por 2 x 1.

Humaytá empata na etapa final

Após o descanso regulamentar, inicia-se novamente a pugna, sendo a pelota impulsionada pelos locaes, que conseguem, por algum tempo, dominar a partida, sem, contudo, obter qualquer ponto a seu favor, até que, recebendo Miranda bello passe do centromédio visitante, carrega a pelota e conquista, em lindo estylo, o mais bello ponto da tarde, empatando novamente a partida.

Rezende volta a ficar na frente do placar

Resposta a bola em dado momento, voltam os locaes a assediar o goal de Ary, conseguindo o player local. Jeger, burlando a pericia do keeper, aninhar pela 3ª vez e última vez a pelota no goal do Humaytá, desempatando novamente a pugna.

Mais uma vez volta a pelota e reposta em movimento pelos visitantes, até que faltando 17 minutos para o termino da prova, consigna o juiz, sob o protesto dos jogadores visitantes, mais um penalty contra o Combinado Humaytá. Não admittindo o referido juiz ponderações, retira-se de campo, com grande surpresa de ambos os quadros.

Achando-se o jogo suspenso, por falta de referee, assume as funcções de árbitro, a convite dos directores rezendenses, o sr. Mario Lima Campos, que ordena seja batido o penalty, sendo o mesmo brilhantemente defendido pelo keeper Ary.

Combinado volta a empatar

Continua a peleja, agora com grande ardor, atacando o Humaytá com mais precisão, até que, faltando 6 minutos para o termino do jogo, consegue Norton, driblando um dos backs adversários, conquistar o goal que veio novamente empatar a partida. Mais alguns minutos de jogo e termina a peleja empatada.

À noite, após ser servido o jantar, onde se fizeram ouvir novamente os mesmos oradores, com palavras elogiosas, para ambos os clubs, teve início, na sede do Rezende F. C., uma soirée dançante dedicada à embaixada carioca, durando a animadíssima festa até às 2 e meia horas, quando embarcaram de volta a esta capital os rapazes do Combinado Humaytá”.

Combinado Humaytá enfrentou o Botafogo Football Club

Na terça-feira, do dia 28 de setembro de 1926, um match training com o 3º team do Botafogo Football Club. A comissão de sports do Combinado Humaytá solicitou o pontual comparecimento de todos os associados inscritos no campo do Botafogo F. Club, as 15 horas. Outrossim comunica aos jogadores do 2º team que haverá treino nesse mesmo dia, sendo necessário o pontual comparecimento às 13 horas. Infelizmente, não foi encontrado o resultado da peleja.

Anos 30 foi o fim da linha do Combinado Humaytá

Em fevereiro de 1927, o Combinado Humaytá participou do festival, organizado pelo Guerengue Football Club. Na década de 30, o clube apareceu esporadicamente, em alguns jogos até a última notícia em 1935. A partir daí não encontramos mais nenhuma informação sobre o simpático Combinado Humaytá, que desapareceu sem deixar vestígios.

Algumas formações:

Time base de 1917: Euclydes; Enzo e Nestor; Octavio (Braga), Adhemar Maciel e Antonico (Macedo); Lessa, Piaga (Nelson), Argello (Carvalho), Carlos Lopes (cap.) e Ary.

Time base de 1918: Euclydes (Theophilo); Enzo (Cap.) e Nestor (Cyro); Braga (Jayme), Adhemar Maciel (Octaviano) e Carvalho (Mario Braga); Lessa (Euclydes Pinto ou Manduca), Carlos Lopes (Riva), Browne (Piaga), Antonico (Nelson ou Correia) e Waldemar (Castro ou Arthur).

1º Time base de 1919: Euclydes; Edgard Macedo e Nestor; Browne (João Affonso), Alfredinho (Mario Braga) e Walter; Leite de Castro (Renato), Riva (Rion), Ortigão (Olympio Soares), Carlinhos (Antonico) e Neco (Arthur).

2º Time base de 1919: Theophilo (Fernando); Cyro e Orlando (Roxo); Jayme, Victor (Adhemar) e Lessa (Flores); Octaviano (Piaga), Luiz (Carlos), Augusto (Roquette), Ary (Dias) e Octavio de Carvalho (Cap.).

Time base de 1920: Leopoldo; Fernando e Manoel (Cyro); Fausto (Jayme), José Ramagem (Enzo) e Homero (Lessa); Hugo (Adhemar), Nelson (Ivo), Piaga (Ortigão), Antônio Cesar (Augusto) e Carvalho (Cap.). Técnico: Octavio Carvalho da Silva.

1º Time base de 1921: Leopoldo (Gomes de Mattos); Edgard Macedo e José Ramagem; Jayme (Ivo), Van Erven (Enzo) e Walter (Cyro); Maciel (Adhemar), Augusto, Ortigão, Ary e Lessa (O. Cruz).

2º Time base de 1921: Navarro (Kelly); Arthur e Gastão (Roma); Homero, Enzo e Ariosbaldo (Rodrigo); Alexandre, Luiz, Rivera, Eduardo e Carvalho (Raymundo).

Time base de 1924: Leopoldo; Vidal e Van Erven; Jayme, A. Silva e Eugenio Couto; Walter, Alamir, Ortigão, Ary e Claudionor.

Time base de 1926: Ary Vasconcellos; Sylvio Vidal e Edgard Macedo; Claudionor Lima (Baby), Rynaldo (José Marques) e Surica (Victor Rodrigues); Hernani (Mattos), Alberto Miranda (Alamir), Ortigão Sampaio, Balthazar Molina e Norton Cruz (Ernani Pinto). Técnico: Romulo Marconi.

ARTE: desenho dos uniformes e do escudo – Sérgio Mello

FOTO: RevistaRenascença (BA)

FONTES: A Época (RJ) – A Manhã (RJ) – A Noite (RJ) – A Rua: Semanário Illustrado (RJ) –Correio da Manhã (RJ) – Gazeta de Notícias (RJ) – Jornal de Theatro & Sport (RJ) – Jornal do Brasil (RJ) – Jornal do Commercio (RJ) – Jornal dos Sports (RJ) – O Brasil (RJ) – O Imparcial (RJ) – O Jornal (RJ) – O Paiz (RJ) – Vida Sportiva (RJ)

Um comentário em “Inédito!! Combinado Humaytá – Rio de Janeiro (RJ): Fundado em 1916!

  1. Hildebrando Farias

    Senhores, gostaria de parabenizar a todos envolvidos no História do Futebol. Um trabalho maravilhoso, com desenhos de primeira qualidade, fotos incríveis, informações detalhadas. Muitas delas não encontro em outro lugar!
    Esse blog é diferenciado! Parabéns!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *