O Clássico Rubro e Cinza
As principais informações são do extinto e centenário jornal “A República” – fundado as vésperas da proclamação do regime republicano pelo médico e político Pedro Velho de Albuquerque Maranhão -, nas costumeiras sessões “Várias” e “Notas Sportivas”, geralmente inseridas na página um ou dois do total de quatro páginas.
O Natal Football Club foi uma agremiação da cidade de Natal (RN). Em reunião realizado na residência de Alberto Roselli foi Fundado na quarta-feira, do dia 18 de Maio de 1910, o Natal Football Club. A diretoria composta por somente três membros, ficou assim constituída:
Captain – Alberto Roselli;
Secretário – Salomão Filgueira;
Tesoureiro – Nizário Gurgel.
O uniforme adotado foi calça branca, camisa de listras brancas e encarnadas com o monograma NFL no bolso superior. Em pouco tempo, o clube já contava com mais de 20 sócios e projetava construir o seu “ground” na área do Prado Natalense (área do atual Palácio dos Esportes e Praça Pedro Velho), obsequiosamente cedido pelo Sport Club Natalense (fundado em dezembro de 1906 para corrida de cavalos).
Uma semana depois, foi Fundado na quarta-feira, do dia 25 de Maio de 1910, o Potyguar Football Club, de camisa cinza. A partir nascia o 1º grande clássico do futebol do Rio Grande do Norte. Os jogos entre as duas equipes dos primeiro e segundos quadros, pois não havia distinção, em “match-treinos” até outubro do mesmo ano.
Natal e ABC
O 1º jogo oficial de futebol, foi realizado no domingo, do dia19 de setembro de 1915, onde o Natal Football Club venceu pelo placar de 3 a 1 o ABC de Natal, na Praça Pedro Velho, onde se chamava o Ground da Praça, em Natal/RN.
Essa e outras histórias no lançamento do livro
Na expectativa do lançamento do livro do jornalista Adriano de Souza – na próxima quinta-feira, às 17 horas, do dia 15 de agosto de 2024, no Bar 294, na Avenida Deodoro da Fonseca, 294, Petrópolis, em Natal (RN).
Como o articulista antecipou em duas reportagens e o mesmo fez o autor em entrevista a uma rádio local a obra “O Mais Querido – Uma História do ABC Futebol Clube” terá o capítulo de abertura dedicado ao pioneirismo da introdução e consolidação do esporte em Natal entre 1903 e 1920.
ARTE: Desenho do escudo, uniforme – Sérgio Mello
Colaborou: Fabiano Rosa Campos
FOTO: Jornal da Grande Natal
FONTES: A República – Jornal da Grande Natal (José Vanilson Julião) – Everaldo Lopes Cardoso “Da Bola de Pito Ao Apito Final” – José Procópio Filgueira Neto “Os Esportes em Natal” – João Cláudio de Vasconcelos Machado – “Tribuna de João Machado” (coluna na “Tribuna do Norte – 1964) – Tribuna do Norte
Obrigado José Vanilson Julião pelas palavras!
Também meus parabéns pelo trabalho de resgate dos clubes extintos, pois esses ajudaram no crescimento do futebol no estado e, de quebra, no futebol brasileiro!
Um forte abraço!
Parabéns pela excelente arte do escudo e dos uniformes. Agradeço pela menção da fonte do meu blog. Sempre a disposição dos conceituados pesquisadores.
Obrigado pelas palavras amigo.
Forte abraço!
Seu trabalho é de alta qualidade e sempre entrega resultados impressionantes. Continue assim!