Atlético Viradouro Futebol Clube – Viradouro (SP): disputou oito edições do Paulista Amador do Interior

Por Sérgio Mello

O Atlético Viradouro Futebol Clube é uma agremiação do município de Viradouro (conta com uma população de 19.017 Habitantes, segundo o censo do IBGE de 2020), que fica no Interior Paulista a 416 km da capital do estado de São Paulo.

A sua Sede fica na Rua Silveiras, nº 163, no Centro de Viradouro/SP. Já o seu Estádio fica situado na Rua Tenente Aprígio Pereira da Costa, nº 87, no Centro de Viradouro/SP.

Estádio inaugurado em 1950. Uma curiosidade nessa foto é que na década de 50, quando o clube alterou o nome foi retirado a segunda letra ‘A’. Por isso há esse vão no escudo e no letreiro acima.

Fundado na sexta-feira, do dia 12 de Julho de 1946, por um grupo de desportistas da cidade, com o nome de Associação Atlética Viradouro Futebol Clube, nas cores: vermelha, branca e preta. Em assembleia geral foi eleita a 1ª Diretoria do clube, composta pelos seguintes membros:

Presidente de Honra – Dr. Geraldo Lopes Vieira;

Presidente – Balbino Alves da Silva;

Vice-Presidente – Theodorico Mira de Assunção;

1º Secretário – Felício Tortarelli;

2º Secretário – Milton Mira de Assunção;

1º Tesoureiro – Heráclito Mira de Assunção;

2º Tesoureiro – Antônio Veraldi;

1º Diretor Esportivo – Afonso Serra Anselmo;

2º Diretor Esportivo – Antônio Baccocini.

Extrato do Estatutos

São fins da Atlética Viradouro Futebol Clube, sociedade com personalidade jurídica, fundada na Cidade de Viradouro, neste Estado, difundir a prática de todas as atividades esportivas e com especialidade o futebol, promover festas esportivas e diversos internas, inclusive jogos lícitos, procurando em tudo e, dentro das possibilidades, satisfazer as regulamentações em vigor que regem as sociedades congêneres no país.

São seus órgãos diretivos: Assembleia Geral; o Conselho Deliberativo; o Conselho Fiscal; a Presidência; a Diretoria e as Comissões Auxiliares.

A Atlética Viradouro Futebol Clube, será administrada por uma diretoria, sendo o seu presidente eleito pelo Conselho Administrativo, ao qual caberá representá-lo em juízo 1e das suas relações externas, praticando os demais atos que lhe são cometidos pelas disposições estatutárias, inclusive a fiscalização da fiel aplicação do disposto na lei que rege a Associação.

A diretoria reunir-se-á semanalmente em dias previamente fixados e extraordinariamente sempre que for convocada pelo presidente. Comporá o quadro social da Associação, sócios das seguintes categorias:

  1. Contribuintes
  2. Remidos;
  3. Beneméritos;
  4. Honorários.
Atlético Viradouro Futebol Clube, década de 50.
Time do Atlético, campeão em 1954.
EM PÉ (esquerda para a direita): Juca Vicente (técnico), Liomar, Deva, Zequinha, Leonir, Mané Buzzo e Juca.
AGACHADOS (esquerda para a direita):Pelado, Julião, Crima, Geraldo Cardoso e Naor.

A Atlética Viradouro Futebol Clube, disputará, obrigatoriamente, os campeonatos oficiais de futebol promovidos pelas entidades a que estiver filiada, cuidando, para tanto do preparo físico e técnico de seus esportistas, vedada a atividade de esportistas profissionais.

Como penalidades a serem aplicadas aos sócios faltosos, consta:

a) Censura escrita ou verbal;

b) Suspensão de oito dias a seis meses;

c) Proibição de entrar nas sedes desportivas e sociais;

d) Cassação de mandato:

e) eliminação.

Clube, são Preta, Branca e Vermelha.

Atlético Viradouro Futebol Clube – anos 50
EM PÉ (esquerda para a direita): Deva, Juca, Mané Buzzo, Liomar, Geraldo Cardoso, Ziquim (João Garcia), Zequinha, Pelado (Joaquim Miranda), Naor, Leonir, Julião e Juca Vicente (técnico).

A Atlética Viradouro Futebol Clube, não será dissolvida, enquanto tiver pelo menos, 20 (vinte) sócios: o que verificado, será a mesma dissolvida, providenciando, os sócios remanescentes, a liquidação de todos os bens sociais, saldando os débitos porventura existentes e, ainda no caso de haver saldo, entregá-lo a uma instituição de caridade nacional.

Na década de 50, o nome foi parcialmente alterado, passando a se chamar: Atlético Viradouro Futebol Clube. Ainda nesse período, o clube faturou diversos títulos do Campeonato Citadino de Viradouro, como em 1958, 1960 e 1978.

No âmbito estadual, disputou oito edições do Campeonato Paulista Amador do Interior de 1950, 1951 (chegou na fase final), 1952, 1954, 1957 (Setor 32), 1958, 1960 e 1961, organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF)

Debutou em 1950, onde ficou na Zona 8, no Setor 26, com Sede em Bebedouro:

Esporte Clube Corinthians (Guariba);

Guaribinha Futebol Clube (Guariba);

Atlético Monte Azul (Monte Azul do Turvo);

Esporte Clube São Paulo Goiás Esporte Clube (Bebedouro);

Esporte Clube Paulista (Bebedouro);

Associação Atlética Internacional (Bebedouro);

Esporte Clube Corinthians (Viradouro);

Atlético Viradouro (Viradouro);

Pirangi Atlético Clube (Pirangi).

EM PÉ (esquerda para a direita): Leco, Geraldinho, Marco polo, Gilberto, Ostil, Cacareco, Tião vaca, Inacio, Guatura.
AGACHADOS (esquerda para a direita): Padre Gabriel, Zé Bento, Prof. Henrique, Schiafino, Guspida e Darcy. Massagista (?) Mascote: Luis Osvaldo (Dendém)- Foto tirada na entrega das faixas de campeão amador 1960, setor 59.

Em 1958, ficou na Zona 40, do Setor 61, com Sede em Bebedouro (Liga Bebedourense de Futebol) com as seguintes equipes:

Associação Atlética Internacional (Bebedouro);

São Paulo Futebol Clube (Bebedouro);

Atlético Viradouro Futebol Clube (Viradouro);

Botafogo Futebol Clube (distrito de Botafogo);

Brasil Futebol Clube (Terra Roxa);

Clube Atlético Palmeiras (Monte Alto).

Anos 70
EM PÉ (esquerda para a direita): Tonho Boneco, Simonal, ?, Rubim, Geraldo, Randal e Caçapa.
AGACHADOS (esquerda para a direita): Zildão, Carlinho do Beco, Dito, Dedê e Téia.

Esse jogo foi contra o Comercial de Pitangueiras F. C.
O resultado: Atlético F.C. 4 x 2 Comercial de Pitangueiras.
Foto: Acervo de Lucas Camargo

ARTE: desenho dos escudos e uniformes – Sérgio Mello

Colaborou: Waldomiro Junho – Rodolfo Kussarev

FOTOS: Página no Facebook “Museu Virtual de Imagem de Viradouro” – Acervo de Lucas Camargo

FONTES: A Gazeta Esportiva (SP) – Correio Paulistano (SP) – Diário da Noite (SP) – Jornal de Notícias (SP) – Diário Oficial

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Um comentário em “Atlético Viradouro Futebol Clube – Viradouro (SP): disputou oito edições do Paulista Amador do Interior

  1. Luiz Pereira Neves

    Senhores, uma grata surpresa ter encontrado esse site. Uma verdadeira reliquia do nosso futebol.
    Continuem assim.

    Att.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *