Rede Mineira de Viação (RMV) – Belo Horizonte (MG): Existiu entre 1931 a 1965

A Rede Mineira de Viação (RMV) foi uma agremiação da cidade de Belo Horizonte (MG). A Estrada de Ferro Oeste de Minas era administrada pela União desde 1902 e foi arrendada ao estado de Minas Gerais no dia 19 de janeiro de 1931, por meio do Decreto nº 19.602, quando:

Foi, pelo Governo Federal, lavrado o contrato com o Governo de Minas Gerais, para o arrendamento da Estrada de Ferro Oeste de Minas. Por esse contrato, ficou resolvido que a Oeste seria, como está sendo explorada técnica e financeiramente em comum com a Estrada de Ferro Paracatu e a Rede de Viação Sul Mineira, sob a denominação de Rede Mineira de Viação”.

Assim, no dia 11 de março de 1931, através do Decreto nº 9.882, era aprovado pelo presidente do estado de Minas Gerais, Olegário Maciel, o regulamento de criação da Rede Mineira de Viação.

O futebol entrou na empresa como uma forma de entretenimento para os funcionários da empresa. Com o bom desempenho nos amistosos, o time fez algumas excursões, como no sábado, do dia 13 de agosto de 1938, a Rede Mineira de Viação veio até a cidade do Rio de Janeiro para realizar um amistoso contra o Club Athletico Central, no Estádio de Conselheiro Galvão (propriedade do Madureira Athletico Club), situado no bairro de Madureira, na Zona Norte do Rio (RJ).

A partida contou com personalidades como os generais Mendonça Lima, Ministro da Viação; Dr. Waldemar Luz e demais membros da administração da E.F.C.B.

A equipe mineira é composta por excelentes elementos e tudo fará para levar para as “Alterosas” um triunfo nítido. Por seu turno, os rapazes do Central, da maior ferrovia do país, empregarão todos os esforços para que a vitória fique no Distrito Federal. A presença do general Mendonça Lima dá um caráter de alta relevância ao prélio dos ferroviários mineiros e cariocas.

Em 1942, disputou o Campeonato da Liga dos Funcionários Públicos. A competição contou com a participação de oito equipes: I.A.P.C. – Prefeitura Municipal – Imprensa OficialServidor de InvestigaçõesSecretária das FinançasGuarda CivilDelegacia Fiscal.

Em 1965, a empresa acabou sendo extinta e, por tabela, o time também desapareceu, deixando apenas lembranças aos que viveram os bons momentos dentro das quatro linhas.  

FONTES: Estado de Minas (MG) – Jornal dos Sports (RJ)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *