Amistoso Internacional de 1975: Palmeiras (SP) goleou o Yanmar Disel S.C., do Japão, no Pacaembu

Por Sérgio Mello

A Sociedade Esportiva Palmeiras confirmou o amistoso (valia a Taça Osaka), para enfrentar o Yanmar Diesel Soccer Club, da cidade de Cerezo, no Japão, na sexta-feira, do dia 14 de fevereiro de 1975. Ο time japonês contava com três brasileiros, que atuaram no futebol paulista: Nilson, que se naturalizou japonês, Sérgio e Júlio. Esse time era a base da Seleção do Japão que no ano seguinte disputou as Olimpíadas de Montreal, no Canadá, em 1976.

O Palmeiras não pode contar com vários titulares para a partida. Na oportunidade, o Palestra fez a troca das faixas: de um lado o campeão paulista de 1974, enquanto do outro campeão do Campeonato Japonês de 1974.

No Departamento Médico, o meia Dudu foi uma das ausências. Leivinha, cujo contrato terminava no dia 28 de fevereiro de 1975, achava que não seria problema para a renovação.

Sem poder contar com técnico Oswaldo Brandão que estava comandando a Seleção Brasileira, o time foi comandado pelo ex-goleiro e auxiliar-técnico Valdir de Moraes, enquanto o preparador físico Hélio Maffia fiou como auxiliar.    

O Yanmar Diesel Soccer Club chegou na segunda-feira, no dia 10 de fevereiro, onde ficou hospedado no Hotel Danúbio, localizado na Av. Brigadeiro Luís Antônio, 1099 – Bela Vista, São Paulo (SP). Dias depois se mudou para Lord Palace Hotel, situado em Santa Cecilia, no Centro de São Paulo (SP).

Palmeiras não toma conhecimento e goleia time japonês

Um atropelo! A Sociedade Esportiva Palmeiras confirmou o favoritismo e goleou por 6 a 1, o Yanmar Diesel Soccer Club, do, no Japão, no Estádio do Pacaembu. A ingenuidade do time nipônico contribuiu para atuação brilhante do Palestra. O ponta-esquerda Nei, Ademir da Guia e Leivinha, deram uma ‘aula de futebol‘.

A goleada começou cedo, logo aos 8 minutos, Leivinha driblou dois zagueiros, deu um “lençol” em Matsumoto e chutou sem chances para o goleiro Kayto, a grande “vítima da noite”. Três minutos depois, foi a vez de Ademir da Guia confirmar seu bom futebol: fez 2 a 0, de cabeça.

O mesmo Leivinha – um dos melhores em campo – fez o terceiro gol do seu time: aos 25 minutos, recebeu um bom passe de Nei e completou com categoria.

Assim terminou o primeiro tempo com o placar de 3 a 0 para o Palmeiras e o público que compareceu ao Pacaembu, já começava a se divertir às custas do futebol amador e de pouca categoria do Yanmar.

Mas, logo no início do segundo tempo, os japoneses fizeram seu gol de honra: aos 23 minutos, numa cobrança de falta cometida por Alfredo, o atacante Yamura aproveitou o rebote e completou, demonstrando que, pelo menos, sabe ser muito oportunista.

Só que, pouco tempo depois, aos 27 minutos, Zé Mário aumentou a contagem: num belo lance, completou fazendo os 4 a 1. Aos 35 minutos, o quinto gol foi de pênalti, do zagueiro Matsmura em Nei: Ronaldo cobrou com categoria, no canto direito de Kayto.

Aos 38 minutos, o mesmo Ronaldo fez o seu 2º gol: entrou na área na corrida, esperou o cruzamento e completou de cabeça, levando a torcida palmeirenses ao delírio e dando números finais a peleja.

os craques: Kunishige Kamamoto (Yanmar Diesel SC) e Ademir da Guia (SE Palmeiras)

S.E. PALMEIRAS (SP)     6        X        1        YANMAR DIESEL S.C. (JAP)

LOCALEstádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, em São Paulo/SP
CARÁTERAmistoso Internacional (Taça Osaka)
DATASexta-feira, do dia 14 de fevereiro de 1975
HORÁRIO21 horas (de Brasília)
RENDACr$ 238.416,00
PÚBLICO16.665 pagantes
ÁRBITROOrêncio Caputo (F.P.F.)
S.E. PALMEIRASEmerson Leão (Tonho); Eurico, Luís Pereira (João Carlos), Alfredo e Zeca; Jair Gonçalves e Ademir da Guia (Zé Mário); Edu (De Rosis), Leivinha (Fedato), Ronaldo e Nei. Técnico: Valdir de Moraes.
YANMAR DIESEL S.CNishikita Kayto; Sakano, Hamato, Matsmura e Nizuguchi; Kabayashi (Imamura) e Abe; Uenishi, Yoshimura, Kamamoto e Horiji. Técnico: Kenji Onitake
GOLSLeivinha aos 8 e 25 minutos (Palmeiras); Ademir da Guia aos 11 minutos (Palmeiras), no 1º Tempo. Yamura aos 23 minutos (Yanmar); Zé Mário aos 27 minutos (Palmeiras); Ronaldo, de pênalti, aos 35 e 38 minutos (Palmeiras);
P.S.: F.P.F. – Federação Paulista de Futebol
Escudo e uniforme utilizados a partir de 1981

Quem era o Yanmar Diesel?

O Yanmar Diesel Soccer Club foi uma agremiação da cidade de Cerezo, no Japão. Fundado em 1957, por 14 funcionários da Yanmar Co., Ltd. A sua Sede ficava na cidade de Osaka, na região de Kansai de Honshu (JAP).

O Yanmar Diesel Soccer Club foi a 1ª organização no Japão a estabelecer um programa esportivo corporativo totalmente integrado.

Os jogadores (funcionários da empresa) podiam trabalhar pela manhã e treinar à tarde e recebiam hora-extra quando compareciam nos jogos aos sábados e domingos.

 A Yanmar Diesel foi o 1° time a escalar jogadores estrangeiros e foi o primeiro a fortalecer a sua escalação formando duas equipes. A segunda equipe estreou com o nome de “Yanmar Club” e foi a precursora da atual equipe da J League Gamba Osaka.

Na década de 70, foi uma época de ouro, com os atacantes Kunishige Kamamoto e Nelson Yoshimura levando o time a quatro títulos da liga e três na Copa do Imperador.

Em 1970, o Yanmar Diesel enfrentou o Flamengo

Pelo Torneio Internacional, realizado em Kyoto (JAP),o Yanmar Diesel enfrentou o Clube de Regatas Flamengo. Na quinta-feira, do dia 12 de março de 1970, o Rubro-negro venceu por 2 a 1, com cerca de 6 mil torcedores, presentes no Stadium Nisikik Vogoku.

Guilherme abriu o placar aos 7 minutos, mas Kamamoto deixou tudo igual aos 11 minutos. Porém, Waldemir Germano, de cabeça, recolocou o Flamengo na frente do placar, aos 27 minutos. Essa foi a primeira vitória no torneio do Rubro-negro, uma vez que na estreia ficou no empate em 3 a 3, com a Seleção Japonesa B.

Kunishige Kamamoto foi um jogador-chave tanto para o clube quanto para o país. Foi o artilheiro da liga seis vezes e marcou 7 gols nas Olimpíadas do México em 1968. Kamamoto continua sendo o maior goleador de todos os tempos da seleção japonesa, com um recorde de 75 gols em 76 partidas.

Com a fundação da J.League, em 1993, a diretoria optou em mudar o nome da agremiação para Osaka Soccer Club (atual: Cerezo Osaka), em 1994. Abaixo, os títulos conquistados pela Yanmar Diesel:

COMPETIÇÕESTÍTULOSANOS
Campeão do Campeonato Japonês041971, 1974, 1975 e 1980
Vice-campeão do Campeonato Japonês041968, 1972, 1978 e 1982
Campeão da Copa do Imperador031968, 1970, 1974

ARTE: desenho dos escudos e uniformes – Sérgio Mello

FOTOS: Cidade de Santos (SP) – Acervo de Natan Silveira

FONTES: A Tribuna (SP) – Cidade de Santos (SP) – Jornal Correio Braziliense (DF) – Jornal dos Sports (RJ)

5 pensou em “Amistoso Internacional de 1975: Palmeiras (SP) goleou o Yanmar Disel S.C., do Japão, no Pacaembu

  1. Óscar Castillo

    Sérgio e Nicomedes, perdão pela intromissão, mas há um vídeo no YouTube com os gols da partida e o terceiro foi de Jair Gonçalves — o vídeo inclusive mostra que logo após o gol Jair Gonçalves é cumprimentado pelo justamente pelo Leivinha. Abraços.

  2. Nicomedes Ramos Autor do post

    Senhores, estive presente nesse jogo. O time japonês tinha bons jogadores, mas nem chegava perto de um Leivinha, Ademir da Guia.
    Gostaria de parabenizar não apenas pela matéria, mas como uma correção.
    Já li em alguns sites dizendo que o terceiro gol foi do Jair Gonçalves, mas eu vi que o gol foi do Leivinha!
    Até o momento o único que deu, corretamente, foi os senhores! Parabéns!

  3. Sérgio Mello Autor do post

    Obrigado Óscar!
    A intenção é sempre trazer histórias interessantes para a boa leitura.

    Um forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *