O team do America Football Club, de Bello Horizonte/MG, que empatou com o “scrath” da Marinha. Foto (abaixo) do jornal Illustração Moderna (RJ), postado no sábado, dia 09 de maio de 1925.
O América Mineiro contratou jogadores do futebol paulista e carioca, construindo um poderoso esquadrão a fim de se tornar o 1º clube do mundo a conquistar dez campeonatos consecutivos. O resultado foi imediato, e o Coelho conquistou o “Torneio Início” e a “Taça Mello Viana” logo no início do ano.
Logo depois, o América conquistou outras duas taças durante excursão a cidade de Juiz de Fora, sendo campeão da “Taça Defeo” (2 a 1, no Tupi) e da “Taça Eqüitativa” (3 a 2 no Tupinambás), além de também brilhar na “Taça 24 de maio”, conquistada após goleada por 4 a 2 sobre o Palestra.
Finalmente, o galáctico time do América estreou no Campeonato Mineiro, e não decepcionou ao golear seu principal rival, o Atlético, por 4 a 1, durante partida completamente dominada pelo Coelho.
Pouco depois, a Seleção Mineira, composta por doze americanos, goleou a Seleção do Estado do Rio de Janeiro por nada menos que 6 a 0.
Depois do massacre do Coelho sobre os cariocas, todas as equipes do Campeonato Mineiro desistiram da competição, temendo humilhação semelhante a que sofreu o Atlético, tido como o único time capaz de enfrentar o Coelho, na primeira rodada do certame.
Certamente, o América teria dado um baile em seus adversários rumo ao deca-campeonato, que não concordaram em ser coadjuvantes da festa dos americanos. Dessa forma, todos os clubes assinaram um documento oficial da Liga Mineira que confirmava a conquista do deca-campeonato mineiro.
FOTOS: Illustração Moderna (RJ) – Risos e Sorrisos (MG)
FONTE: Acervo do Coelho