Esporte Clube Delamare – Japeri (RJ): Fundado em 1961

O Esporte Clube Delamare é uma agremiação do município de Japeri, localizado na Baixada Fluminense do estado do Rio de Janeiro. Com uma população de 106.296 habitantes, segundo o censo do IBGE/2021, fica a 70 km de distância da capital fluminense.

A sua Sede social fica situado na Rua Irati, s/n, no bairro Jardim Delamare, em Japeri/RJ. Lembrando que entre 28 de abril de 1952 a 30 de junho de 1991, a localidade era distrito de Nova Iguaçu.

Breve história do Delamare

No feriado da ‘Proclamação da República’, foi Fundado na quarta-feira, do dia 15 de Novembro de 1961, por um grupo de desportistas formado pelos senhores José Carroceiro, Manoel Antônio, Paulo Filadelfo, Manoel Gordinho, Waldemar, Eraldo, Carlinhos, Milião, entre outros.

O grupo se reuniu em um campinho localizado próximo ao atual Campo do Belo Horizonte Futebol Clube e criaram o Esporte Clube Delamare, no início eram apenas um quadro, suas cores vermelhas e pretas no padrão igual à camisa do Clube de Regatas Flamengo, já que seus fundadores eram na maioria torcedores rubro-negros.

Os principais atletas na época, foram Juraci, Milião, Waldemar, Manoel Antônio, Bigode, Zé Carroceiro, Jair, Manoel Gordinho, Paulo Filadelfo, Carlinhos e Eraldo.

Praça de Esportes

Alguns anos após a constituição a Imobiliária Delamare S.A. doou uma Praça de Esporte, localizada na Av. Delamare para construção do Campo de Futebol, o que foi realizado com muito esforço e trabalho por parte de todos que participavam na época.

Com o campo próprio o Delamare passou a ter jogos amistosos todos os domingos com a participação do primeiro e segundos quadros, comparecendo um grande contingente de torcedores para assistir aos jogos.

Nesse período, os principais adversários foram: Santa Terezinha, Vila Nova, Mucajá, São Jorge, Senhor do Bonfim, Lusitano, Citropolis, Delmar, Floresta, Algezur, Santo Antônio, Diamante Negro, Vale Ouro, Paesleme, Chave de Ouro e Vila Central.

Na década de 60, o principal time do Delamare era: Maquinista; Bigode, Jair, Careca e Tião; Zé Carroceiro, Oselas e Tião Medonha; Hamilton, Ageu e Fernando.

Nos anos 70 e 80, o Delamare disputou o Campeonato Iguaçuano da 2ª Divisão, organizado pela LDNI (Liga de Desportos de Nova Iguaçu). Na quarta-feira, do dia 13 abril de 1983, o Conselho Regional de Desportos determinou junto a LDNI o afastamento de 36 clubes em virtude de não terem requerido o alvará em tempo hábil.  

O Delamare estava nessa lista, o que resultou não poder disputar nenhuma competição oficial até que o problema fosse solucionado. Nos anos 90, foi convidado para ingressar na Liga de Desportos de Queimados (LDQ). Atualmente é filiado na Liga Desportiva Japeriense (LDJ), criada no dia 13 de Março de 1993.

FONTES: O Fluminense (RJ) – Jornal dos Sports (RJ) – André Luiz Pereira Nunes – Página do clube no Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *