Verdadeiro Escudo do Fênix Football Club, de São Luís (1918)

Tempos atrás, foi levantada uma questão importante no Blog; a veracidade das cores e do escudo do extinto clube maranhense Fênix Football Club que circulavam pela internet. Pois bem. Fiquei de pesquisar mais sobre o assunto e complementar o primeiro artigo sobre o Fênix, que inclusive foi o artigo da semana, com as informações pertinentes.

Primeiramente conversei com o colega e pesquisador ludovicense Claunísio Amorim, autor de “Terra, Grama e Paralelepípedos” na Feira do Livro em São Luís que me veio com a primeira descoberta e surpresa; as verdadeiras cores do Fênix eram semelhantes às do Peñarol, do Uruguai, ou seja, o amarelo e o preto, diferentes das conhecidas cores difundidas para esse clube na internet, que são o azul e o branco.

Claunísio falou-me também sobre um pesquisador, pernambucano de Itamaracá, de nome Luciano da Silva, amigo do falecido Dejard Ramos Martins, autor do clássico “Esporte, um Mergulho no Tempo“, que havia recebido deste falecido jornalista ludovicense alguns escudos de clubes maranhenses das primeiras eras e já extintos, que Dejard adquiriu quando de sua pesquisa na década de 80.

Entrei em contato através de e-mail com o Sr. Luciano da Silva, que me respondeu pronta e educadamente, enviando-me os escudos raros, alguns dos quais já postados aqui, que havia adquirido do saudoso Dejard Martins.

Mais uma surpresa! O escudo do Fênix veiculado nos sites, com a ave mitológica pousada sobre um brasão azul e branco, com as iniciais FAC (Fênix Athletic Clube, o 2º nome do Fênix), em nada lembra o verdadeiro escudo do pioneiro Fênix, que consiste em um distintivo em amarelo e preto, com a figura da fênix em alto relevo, centralizada, em cor branca.

Fiquei muito feliz com a contribuição do Sr. Luciano da Silva, grande pesquisador do futebol, e feliz também por poder compartilhar com todos aqui do Blog HF mais esta interessante descoberta. Agradeço em especial ao Mário Ielo, que tanto me cobrou e me fez correr atrás de mais um escudo perdido e desmistificado!

Só não sei se, depois do ressurgimento do Fênix com o 2º nome, houve também mudança nas cores, o que explicaria o escudo em azul e branco. Se não, podemos jogar por terra o dito escudo e eleger, a partir de agora, este aqui como escudo oficial do extinto clube…pelo menos de sua primeira formação.

A foto de 1924 está aí pra comprovar a conformação do uniforme e do escudo, pelo tosco contorno que existe na camisa do goal-keeper; mesmo com a péssima qualidade, dá pra notar o contorno igual ao escudo que aqui vos trago. Além disso, vos deixo o contato do Sr. Luciano e do Claunísio para quem quiser tirar as dúvidas sobre a veracidade dos escudos, ou mesmo quiser recebê-los. Eles fazem falta aqui no Blog, podem ter certeza!

Luciano da Silva: mayrik@oi.com.br

Claunísio Amorim: claunisio@hotmail.com

ESCUDO QUE CIRCULA PELA INTERNET (possivelmente falso ou pertencente ao 2º Fênix):

ESCUDO VERDADEIRO DO FÊNIX FOOTBALL CLUB (Fundado em 1918):

fenix-escudo

Ajudem a divulgar, citando as devidas fontes…obrigado e abraços a todos,

Ramssés.

6 pensou em “Verdadeiro Escudo do Fênix Football Club, de São Luís (1918)

  1. Ramssés Silva Autor do post

    A idéia de chamá-los é ótima, mas tenho que fazer algumas considerações. O Claunísio me relatou que já tentou ser um membro do Blog mas, por conta da “burocracia” e da sua falta de tempo para entender direitinho os critérios e metodologia de efetivação, acabou desistindo. Mas ele tem vontade sim! Acabou deixando de lado a idéia por conta de seu tempo escasso no Ministério Público de São Luís e de seu trabalho como editor da Café & Lápis. Vou fazer-lhe novamente o convite e ver o que ele diz…vocês também podem entrar em contato com ele através do e-mail.

    Quanto ao Luciano da Silva, não toquei no assunto com ele ainda, só falei que eu fazia parte de um Blog sobre História do Futebol. Pode ser que ele se interesse, tirando as dificuldades normais de uma pessoa de uma certa idade (como é o caso dele), que não é adepta das redes sociais na internet e costuma usar apenas o e-mail como forma de troca de informações, pode ser que ele aceite o convite. Não custa nada agregá-los aos membros já ativos; com o tempo a pessoa se familiariza com as postagens. Com certeza esses 2 valeriam mais a pena do que muitos membros não ativos que aqui estão somente pra fazer volume…

  2. Antonio Mario Ielo

    Ramssés,

    Parabéns pelo trabalho, e trazer a todos novas informações e este belo escudo do Fênix Football Club.

    Os escudos dos clubes antigos de São Luis são de rara beleza, como o passado arquitetônico da cidade e de Alcantara. Todos os brasileiros deveriam conhecer…
    E de “quebra” tem praias, boas gastrônomia, barzinhos, refrigerante “Jesus” e o autêntico som do “tambor de tronco” em pleno mercado municipal ao final do trabalho.

    Parabéns novamente…
    E por que não convidamos o Luciano e o Claunísio a participar do Blog?

    Abs.

  3. Ramssés Silva Autor do post

    Realmente, André.

    As cores originais do Fênix eram lindíssimas! Imagina só a dificuldade em se confeccionar escudos tão trabalhados e camisetas listradas em preto e amarelo na década de 10! Devia dar um efeito espetacular em campo.

    Se eu fosse mais íntimo do Photoshop, faria uma réplica do pioneiro uniforme para termos uma idéia do efeito visual.

    E outra; depois do ressurgimento, acho muito difícil o Fênix ter mudado desta forma drástica as cores que o representava…fora o escudo pioneiro, que é muito mais bonito!

  4. Andre Martins

    Muito legal ,Ramsses. O interessante é que não faço ideia de onde tiraram esse escudo que rola na net,são completamente diferentes.

    parabens mesmo,ramsses!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *