O União Esporte Clube (União Rondonópolis) é uma agremiação da cidade de Rondonópolis, localizado na região sudoeste a 210 km da capital (Cuiabá) do estado de Mato Grosso. A sua população é de 244.897 habitantes.
O “Tourão do Cerrado” foi Fundado na quarta-feira, do dia 06 de junho de 1973, após a fusão de quatro times amadores de Rondonópolis: Santos, Paraibana, Comercial e Olaria. A sua 1ª Sede ficava na Avenida Marechal Rondon, nº 596, no Centro de Rondonópolis.
Posteriormente, o clube passou por outras sedes como na Rua Arnaldo Estevan, nº 861 (Casa), no Centro; Avenida Presidente Médici, nº 200, no bairro Vila Birigui; Rua da Saudade, s/n, no bairro Jardim Iguassu.
A Sede atual fica na Rua Petrônio Portela, nº 1, no bairro Jardim Iguassu, em Rondonópolis/MT. O União Rondonópolis manda seus jogos no Estádio Engenheiro Luthero Lopes, o Caldeirão, capacidade para 19 mil pessoas.
Campeão Estadual em 2010
Disputando o Campeonato Mato-grossense da 1ª Divisão desde 1973 (ano da sua fundação), o “Tourão do Cerrado” foi 12 vezes vice-campeão, faturando o seu 1º título aconteceu no dia 28 de abril de 2010, ao vencer na segunda partida da final, o Operário FC por 3 a 2, com dois gols de Valdir Papel e Leonardy.
O clube possui uma das maiores torcidas de todo o estado de Mato Grosso e seu maior rival é o Vila Aurora, com quem disputa o clássico local apelidado de Clássico Unigrão (Há quem diga que esse é o maior clássico do estado, uma vez que Clássico dos Milhões vem perdendo a sua força gradativamente. Esse confronto existe desde 1983, com 20 vitórias do Vila Aurora, 25 Vitórias do União e 25 empates até o ano de 2012).
Outra peculiaridade muito importante que deve ser ressaltada é que o União Esporte Clube disputou todos os Campeonatos Estaduais que foram disputados desde o início, jamais se licenciando, como já o fizeram Mixto, Operário, Cuiabá, Dom Bosco e Palmeiras-MT, dentre outros.
O autor do primeiro gol da história do estádio Caldeirão foi Ronaldinho Gaúcho, que jogava pelo Grêmio, de Porto Alegre. Na ocasião, o União perdeu de 4 a 0 para o Grêmio em jogo disputado pela Copa do Brasil, na quarta-feira, do dia 22 de março de 2000.
Dono de instalações modernas de treinamento, o União acabou por ter publicidade nacional ao derrotar por 1 a 0 o Internacional (RS) no dia 18 de fevereiro de 2009, em jogo válido pela Copa do Brasil, com um gol de Diogo.
COLABOROU: Sérgio Santos
FOTO: Francisco Das Chagas Rocha
FONTES: Wikipédia – Rsssf Brasil – Página (Facebook) e site do clube
Sabe o que isso me lembra, Kussarev?
Aquela moça bonita que resolve fazer plástica. Depois ao invés de melhorar… Piora.
Melhor ter um escudo bacana do que arriscar e ficar com outro bizarro.
Forte abraço!
Taí um escudo bem bonito, que continuou legal com o mapa do estado após a separação e hoje é horroroso!!!!