Indaiatubano F.C. e Corinthians F.C. se fundiram, dando origem ao E.C. Primavera, de Indaiatuba (SP)

O Indaiatubano Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de Indaiatuba (população de 260.690 habitantes, segundo o Censo do IBGE/2021), localizada a 100 km da capital do estado de São Paulo.

Fundado na quinta-feira, do dia 18 de Outubro de 1917. No estatuto, o pavilhão foi descrito no Artigo 37º da seguinte forma: “As cores formam o estandarte do Indaiatubano Futebol Clube são a branca e preta, tendo o seu pavilhão a forma quadrilonga e as cores dispostas em sentido horizontal, a cor negra embaixo e no centro as iniciais do Clube em monograma entrelaçado, também em branco e preto”.

Estatuto do Indaiatubano F.C.

Na terça-feira, do dia 11 de novembro de 1919, o Indaiatubano enfrentou, em amistoso, o Sport Club Maranhão (Itu), na casa do adversário. Não obstante as chuvas que caíram durante o dia, à hora do jogo havia numerosos espectadores. A partida decorreu animada, terminado com a vitória do S.C. Maranhão pelo placar de 4 a 1.         

Na década de 20, o Indaiatubano tinha um rival na cidade: o Corinthians Futebol Clube (Fundado em 1918). Essa rivalidade acabou gerando o desejo de juntar forças e montar um time forte!

Assim, na quinta-feira, do dia 27 de janeiro de 1927, as duas agremiações fizeram a fusão, surgindo o Esporte Clube Primavera, cujo nome homenageava o time que iniciou o futebol no município: Sport Club Primavera (existiu entre 1908 a 1916). As cores escolhidas foram o vermelho (do Corinthians), preto (do Indaiatubano) e branco (de ambos).

PS: O ano de fundação do Indaiatubano Futebol Clube encontrado, inclusive, no site do Esporte Clube Primavera cita ser de 1916. No entanto, como é possível verificar, no Diário Oficial, o Estatuto do clube consta ser de 18/10/1917. Portanto, “contra fatos não há argumentos”!

Foto de 1927, do Esporte Clube Primavera

Colaborou: Virginio Saldanha

FONTES: Diário Official – Correio Paulistano (SP) – site do E.C. Primavera

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *