Escudo inédito da década de 50: Uberlândia Esporte Clube – Uberlândia (MG)

O Uberlândia Esporte Clube (UEC) é uma agremiação da cidade de Uberlândia (população de 706.597 habitantes, segundo o Censo do IBGE/2021) que fica no Triângulo Mineiro, localizado a 537 km da capital (Belo Horizonte) do estado de Minas Gerais.

Na década de 20, o município ainda era conhecido como Uberabinha. Nessa época, a cidade era comandada e rivalizada politicamente por dois grupos. Cada grupo possuía sua própria banda e se revezavam na abertura dos jogos de futebol que aconteciam na cidade.

O Partido Republicano Municipal possuía a banda denominada “Cocão” e o Partido Republicano Mineiro era representado pelos “Coiós”; possuíam entre si um acordo de revezamento.

Em um importante jogo realizado no Campo da Associação Esportiva de Uberabinha, a banda “Cocão” decidiu, por ser a proprietária do campo, romper o acordo de revezamento e então os Coiós se retiraram do campo.

O empresário Agenor Bino juntamente com seu amigo — o também empresário, político e dono de terras — Gil Alves dos Santos reuniram-se com os demais membros do Partido Republicano Mineiro, na Vila Operária, para a criação de um novo time de futebol.

Gil Alvescedeu“, por um valor simbólico, o terreno onde, anos mais tarde, seria o Estádio Juca Ribeiro. Desta forma, o “Furacão Verde da Mogiana” ou “Alviverde do Triângulo” foi Fundado na quarta-feira, do dia 1º de novembro de 1922, com o nome de Uberabinha Sport Clube.

O 1º nome da cidade era São Pedro de Uberabinha, quando ainda era distrito da cidade de Uberaba, em 21 de maio de 1852. No entanto, 39 anos depois, pela Lei Estadual nº 23, de 14 de março de 1891, passou a denominar-se Uberabinha.

Por fim, pela Lei Estadual nº 1.128, de 19 de outubro de 1929, a cidade passou a chamar-se Uberlândia. Essa mudança, fez com que a diretoria do Uberabinha fizesse uma assembleia geral e foi aprovada homenagem a cidade, passando o clube a se chamar: Uberlândia Esporte Clube, mantendo as cores verde e branco.

É um dos mais tradicionais times do estado de Minas Gerais e um dos poucos do interior mineiro que faziam frente aos grandes times da capital, Cruzeiro Esporte Clube, Clube Atlético Mineiro e América Mineiro. Por décadas, o time foi um encalço aos times da capital, porém, nunca se sagrou campeão mineiro.

O time mandava seus jogos no Estádio Juca Ribeiro. A atual casa do time, onde impõe seu mando de jogo, é o Estádio Parque do Sabiá, com capacidade para 53.350 pessoas, que foi inaugurado na quinta-feira, do dia 27 de maio de 1982, na goleada da Seleção Brasileira em cima da Irlanda (EIRE), pelo placar de 7 a 0. Paulo Roberto Falcão foi o autor do 1º gol. Essa partida foi a despedida da Seleção Canarinho que, depois seguiu para a Espanha disputar a Copa do Mundo de 1982.    

O auge do sucesso do Uberlândia Esporte Clube se deu nos Campeonatos Brasileiros dos anos 70 e 80, se tornando o primeiro clube de futebol, com exceção dos grandes da capital, a conquistar um título de nível nacional.

Os principais títulos do UEC são a Taça CBF de 1984 (Campeonato Brasileiro da Série B), a Taça Minas Gerais de 2003 e os títulos do Campeonato Mineiro de Futebol Módulo II de 1999 e 2015. Além do Troféu Inconfidência de 2020. O maior e mais tradicional adversário do Uberlândia Esporte Clube é o Uberaba Sport Club, que corresponde a maior rivalidade do interior de Minas Gerais, conhecido por: o “Clássico do Triângulo”.

FOTO: Acervo do Museu Virtual Uberlândia

FONTES: Site oficial do clube – Wikipédia

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *