O Christianense Foot Ball Club é uma agremiação do município de Cristiano Otoni (população de 5.007 habitantes, segundo o censo do IBGE/2010), que fica a 115 km da capital (Belo Horizonte) do estado de Minas Gerais.
A equipe Alvirrubra foi Fundada no sábado, do dia 21 de Abril de 1923, com o nome de: “Manoel Baeta Foot Ball Club”, cujo estatuto foi registrado em Cartório no sábado, do dia 26 de Maio de 1923. O campo de futebol era no local onde hoje está o Centro de Saúde.
Alteração do nome
Na terça-feira, do dia 31 de Março de 1925, por decisão da Assembleia Geral, esta agremiação passou a chamar-se “Christianense Foot Ball Club”, conforme registro datado na sexta-feira, do dia 22 de Maio de 1925.
Na década de 20, o clube disputou a Sub-Liga de Queluz (atual Conselheiro Lafaiete). No princípio da década de 40, o campo do Christianense Foot Ball Club era fechado, cercado com esteira de bambu (taquara). Nesta época, o Christianense estava no auge, e os principais times visitantes eram: o Meridional (profissional) e o Guarany (Lafaiete); o Esportivo (Congonhas); o Mineiro Palmira (Santos Dumont).
Até uma partida com o júnior do Clube Atlético Mineiro foi realizada. A bilheteria era onde hoje está o início da Rua Manoel Messias, e quem vendia os ingressos era o Sr. Silvio Alves, tio do Sr. Celso Alves.
O interessante é que, apesar da cerca com esteira de bambu, nunca houve depredação por parte de quem frequentava o estádio; e foi assim por alguns anos até que se parou de cobrar ingressos, e os torcedores passaram a contribuir com o clube dentro do estádio, com a quantia que quisessem ou pudessem doar.
Estádio Geraldo Magella
Na sexta-feira, do dia 15 de Setembro de 1989, por intermédio de seus diretores: Antonio Jarbas de Souza Lima e José Alberto Zille, foi realizada a troca do terreno com o sr. Manoel de Oliveira Dutra, passando o Christianense a ser o proprietário do terreno onde hoje se encontra o seu campo, que tem o nome de “Estádio Geraldo Magella”, em homenagem a um de seus mais assíduos torcedores, que foi também jogador.
Em 1998 foi viabilizado Convênio com a Assembleia Legislativa, que possibilitou a instalação do alambrado, melhorando consideravelmente as instalações do campo de futebol, oferecendo mais segurança e proporcionando a disputa de jogos de campeonatos regionais e municipais. Nos anos seguintes foi concluído o vestiário. Em 2012, também através de convênio com o Governo do Estado de Minas, foi inaugurada a iluminação.
Atualmente, o Christianense disputa os campeonatos municipais: de Várzea, com o time de Veteranos e o 3º Quadro; e Amador, com o 1º e 2º Quadros. Foi campeão das duas edições da Copa Cristiano Otoni (Amador): em 2003, com o Christianense A; e em 2004 com o Christianense B.
FONTE & FOTO: Página no Facebook “Cristiano Otoni Debaixo Dos Panos”