Fotos Raras, de 1960-61: América Futebol Clube – Barbacena (MG)

América Futebol Clube (América de Barbacena) foi uma agremiação da cidade de Barbacena (MG). Localizado no Campo das Vertentes (com uma população de 135.829 habitantes, segundo o Censo do IBGE/2016), Barbacena fica a 169 km da capital (Belo Horizonte) mineira.

Mecão Barbacenense foi Fundado na sexta-feira, do dia 06 de Novembro de 1931. A Sede ficava situada na Avenida Olegário Maciel, s/n, no Centro de Barbacena. A equipe rubra mandava os seus jogos no Estádio Onda Nunes, com Capacidade para 3 mil pessoas.

FOTO de 1960
EM PÉ (esquerda para a direita): Hélio, Pino, Klebis, Lado, Hércules e Bernardo;
AGACHADOS (esquerda para a direita): Mosquitinho, Tarcísio Russinho, Pechincha, Celinho e Chiquinho.

América realizou diversos amistosos, como por exemplo, o Clube de Regatas Flamengonum domingo, do 21 de abril de 1957, no Estádio Onda Nunes, em Barbacena. No final, melhor para o Rubro-Negro carioca que não teve trabalho para golear pelo placar de 7 a 0.

América de Barbacena construiu uma história rica, onde faturou  inúmeros títulos do Campeonato Citadino, organizado pela Liga de Futebol Barbacena (LFB). Também participou de diversas competições na esfera profissional como o Campeonato Citadino de Juiz de Fora de 1964; o Campeonato Mineiro Segunda Divisão de 1967 e 1968; e o Campeonato Mineiro Terceira Divisão de 1987.

FOTO de 1961
EM PÉ (esquerda para a direita): Pino, Hércules, Ely Vasques, Cleber, Lado e Kebis (campeão pelo Atlético-MG, em 1963);
AGACHADOS (esquerda para a direita): Chiquinho
, Tarcísio Russinho, Mosquitinho, Celinho e Bernardo.

Vários grandes jogares passaram pelo MecãoPaulinho, “Cabeçinha de Ouro”, o técnico Paulo TrindadeMosquito, Canelinha, Willian, Celinho, Tonho, Joaozinho, Bigode, Russinho, Macalé, Nininho, Jurandir, Fubá, Lado, Tarzan, Chiquinho, Ely Vasques, Pascoal, Adalberto, Klebis, Zezé, Oiama, Pissolati, Célio, Hercules, Charrid e entre outros.

Jornal de Juiz de Fora: Mosquito e Chiquinho

FOTOS: Acervo de José Leôncio Carvalho

FONTES: Wikipédia – Gol Aberto – Flapédia – Diário Mercantil

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

4 pensou em “Fotos Raras, de 1960-61: América Futebol Clube – Barbacena (MG)

  1. JOSE LEONCIO CARVALHO

    Bom dia, Sergio!

    Com relação a descrição dos jogadores acima, tenho a comenta:
    – Como informei, o último em pé é Klebis, ex. Atlético Mineiro(1962 e 1963) e América Mineiro(1964).
    – Também no centro do ataque, entre Tarcísio Russinho e Celinho, o jogador é Mosquitinho, e o ponta direita é Chiquinho. Com relação ao jogador não identificado por mim e mencionado como Cléber não consegui verificar nos quadros do América.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *