O América Futebol Clube (América de Barbacena) foi uma agremiação da cidade de Barbacena (MG). Localizado no Campo das Vertentes (com uma população de 135.829 habitantes, segundo o Censo do IBGE/2016), Barbacena fica a 169 km da capital (Belo Horizonte) mineira.
O Mecão Barbacenense foi Fundado na sexta-feira, do dia 06 de Novembro de 1931. A Sede ficava situada na Avenida Olegário Maciel, s/n, no Centro de Barbacena. A equipe rubra mandava os seus jogos no Estádio Onda Nunes, com Capacidade para 3 mil pessoas.
O América realizou diversos amistosos, como por exemplo, o Clube de Regatas Flamengo, num domingo, do 21 de abril de 1957, no Estádio Onda Nunes, em Barbacena. No final, melhor para o Rubro-Negro carioca que não teve trabalho para golear pelo placar de 7 a 0.
O América de Barbacena construiu uma história rica, onde faturou inúmeros títulos do Campeonato Citadino, organizado pela Liga de Futebol Barbacena (LFB). Também participou de diversas competições na esfera profissional como o Campeonato Citadino de Juiz de Fora de 1964; o Campeonato Mineiro Segunda Divisão de 1967 e 1968; e o Campeonato Mineiro Terceira Divisão de 1987.
Vários grandes jogares passaram pelo Mecão: Paulinho, “Cabeçinha de Ouro”, o técnico Paulo Trindade, Mosquito, Canelinha, Willian, Celinho, Tonho, Joaozinho, Bigode, Russinho, Macalé, Nininho, Jurandir, Fubá, Lado, Tarzan, Chiquinho, Ely Vasques, Pascoal, Adalberto, Klebis, Zezé, Oiama, Pissolati, Célio, Hercules, Charrid e entre outros.
FOTOS: Acervo de José Leôncio Carvalho
FONTES: Wikipédia – Gol Aberto – Flapédia – Diário Mercantil
Ok.
Obrigado!
Com relação ao ataque do time do América de 1961, o correto é: Chiquinho, Tarcísio Russinho, Mosquitinho, Celinho e Bernardo.
Abraços,
José Leôncio Carvalho
Obrigado José Leoncio!
Bom dia, Sergio!
Com relação a descrição dos jogadores acima, tenho a comenta:
– Como informei, o último em pé é Klebis, ex. Atlético Mineiro(1962 e 1963) e América Mineiro(1964).
– Também no centro do ataque, entre Tarcísio Russinho e Celinho, o jogador é Mosquitinho, e o ponta direita é Chiquinho. Com relação ao jogador não identificado por mim e mencionado como Cléber não consegui verificar nos quadros do América.