Esporte Clube Tião Maia – Araçatuba (SP): Disputou o Estadual Paulista da 2ª Divisão, em 1972

Por: Sérgio Mello

Uniformes utilizados em 1972

O Esporte Clube Tião Maia foi uma agremiação da cidade de Araçatuba (SP). A história deste clube surgiu na quinta-feira, do dia 09 de Abril de 1959, quando foi fundado pelos funcionários do Frigorífico Tião Maia, com o intuito de oferecer entretenimento e lazer.

Nesse meio tempo, em 1968 era fundado o Araçatuba Futebol Clube, que disputou apenas três Campeonatos da Segunda Divisão de profissionais: em 1969, 1970 e 1971.

Com isso, o empresário Sebastião Ferreira Maia, dono do Frigorífico Tião Maia, aproveitando a sua influência conseguiu substituir a equipe extinta pelo Esporte Clube Tião Maia, que disputou o Campeonato Paulista da 2ª Divisão de 1972.

Acervo de Elton Da Costa Pinto

A competição contou com a participação de 20 clubes, distribuídos em quatro grupos de cinco equipes. O time de Araçatuba ficou na Série A/ Arthur Friedenreich, juntamente com:

Garça Futebol Clube;

Corinthians de Presidente Prudente;

Clube Atlético Linense;

Andradina Futebol Clube.  

O Esporte Clube Tião Maia, terminou na 3ª colocação. Como apenas os dois primeiros avançavam para a próxima fase, o time acabou eliminado. Abaixo a classificação da chave.

CLUBESPGJVEDGPGCSG
Garça FC1185121266
Corinthians-PP11843120614
EC Tião Maia98413871
CA Linense9833212111
Andradina FC08008426-22

Quem foi Sebastião Ferreira Maia?

O Sr. Sebastião Ferreira Maia se notabilizou por exposição recorrente na mídia ao lado de personalidades públicas, entre elas o ex-presidente Juscelino Kubitschek, e por não se policiar em entrevistas a jornalistas acabou criando inimigos.

Acabou acusado de abuso de preços na época de desabastecimento de carne, tomando a decisão radical de fechar o clube, vendeu todos os seus bens e depois se mudou para a Austrália.

Na terra do canguru, arrendou imensas propriedades para a criação extensiva de gado. Desenvolveu uma pecuária de corte naquele país, onde novamente prosperou e foi dono de milhares de cabeças de gado e de grandes fazendas que somavam cerca de 1 milhão de hectares. Chegou a ter mais de 170 mil cabeças de gado em suas fazendas australianas, se tornando o maior criador de gado da Austrália.

Acervo de Celso Corrêa

Voltando ao Esporte Clube Tião Maia, Aymoré Chiquito Ortega contou que com a extinção da equipe tomou a decisão de fundar  a AEA (Associação Esportiva Araçatuba):  

Fomos informados que o Esporte Clube Tião Maia iria ser extinto, uma vez que o dono iria se mudar para o exterior. Então me transferiu o passe dos jogadores e alguns materiais esportivos. A partir daí montei o time da AEA”, revelou Aymoré Chiquito Ortega.

FOTOS: Acervos de Elton Da Costa Pinto e Celso Corrêa

FONTES: Wikipédia – Folha da Região de Araçatuba – Jornal Cidade de Santos (SP)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

4 pensou em “Esporte Clube Tião Maia – Araçatuba (SP): Disputou o Estadual Paulista da 2ª Divisão, em 1972

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Obrigado pelas palavras, Gilmar!
    Acredito que possuímos milhares de postagens de excelente nível!
    Tenho certeza que irá gostar!
    Seja bem-vindo e uma excelente leitura!
    Forte abraço!

  2. Gilmar Venâncio de Moraes

    Um local que enriquesse e nos traz belas lembranças do tempo em que o futebol era mágico. Hoje virou um balcão de negócios, sem amor à camisa.
    Parabéns pelas lindas matérias!
    Continue assim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *