União Atlética Ferroviária Candidomotense – Cândido Mota (SP): disputou o Paulista da 4ª Divisão em 1964 e 1965

A União Atlética Ferroviária Candidomotense (UAFC) foi uma agremiação do município de Candido Mota (população de 31.410 habitantes, segundo a estimativa do IGBE/2021), que fica a 428 km da capital do estado de São Paulo.

O “Canarinho” ou “Ferrinha” foi Fundado na terça-feira, do dia 15 de Novembro de 1949, por funcionários da extinta Estrada de Ferro Sorocabana. A UAFC mandava o seus jogos no Estádio Municipal Benedito Pires, com Capacidade para 3 mil pessoas, em Cândido Mota.

A 1ª competição relevante que se tem notícia, foi o Campeonato Paulista do Interior, no Setor 16, em 1950. Na década seguinte, o União Atlética Ferroviária Candidomotense disputou o Campeonato Paulista de Profissionais da 4ª Divisão, em 1964 e 1965.

Nessas duas edições, a “Ferrinha” foi enfrentou o seu grande rival da cidade: o CAC (Clube Atlético Candidomotense). Esses jogos atraíram o interesse dos moradores que lotavam as dependências do estádio para assistir as pelejas.

EM PÉ (esquerda para a direita): Gilbertinho (goleiro titular), Marcos (quarto zagueiro), Bechelli (médio volante), Ticonha (centroavante), Zola (lateral-direito), Ageu Valverde (zagueiro central), Salin (Goleiro reserva) e Deolindo Gossi (dirigente);
AGACHADOS (esquerda para a direita): Treinador (não identificado), Carlinhos Vaghetti (ponta direita), Serginho (lateral-esquerdo), Valdir Chizolini (meia direita), Carlinhos (meia esquerda), Nano (ponta direita) e Godofredo Silva (Presidente).

Entretanto, se o público tinha o interesse, o mesmo não pode ser dito aos dirigentes, que desistiram do profissionalismo. Tempos depois, a “Ferrinha” acabou desaparecendo para tristeza dos cândido-motenses.

distintivo dos anos 50

Uma curiosidade sobre essa agremiação está nas cores. No Paulista do Interior de 1950, o escudo circular conhecido era vermelho e branco. A novidade está no final da década de 50 e início de 60, quando UAFC utilizava um escudo inspirado na Seleção Brasileira e as cores também: verde, amarelo, azul e branco.

Foto dos anos 50

Colaborou: Wanderson Pereira

FOTOS: Acervos de José Roberto Ribeiro, Romildo Pereira de Carvalho e Douglas Nascimento

FONTES: Wikipédia – Correio Paulistano (SP)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

4 pensou em “União Atlética Ferroviária Candidomotense – Cândido Mota (SP): disputou o Paulista da 4ª Divisão em 1964 e 1965

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Obrigado pelas palavras.
    O intuito é resgatar essas tantas outras histórias a fim de trazer de volta boas lembranças e memórias.
    Forte abraço!

  2. Paulo Sergio De paula

    Parabéns pelas fotos… Vi muitos jogos do CAC até 1988, quando vim pra São Paulo, onde estou até hoje.
    Muita saudade

  3. Sérgio Mello Autor do post

    Obrigado pelas palavras Vicente!
    O intuito é sempre dividir essas descobertas com os apaixonados pelo futebol!
    Forte abraço!

  4. Vicente Ferreira

    Achava que o time era vermelho e branco, pois tinha visto um escudo assim. Mas o seu trabalho elucidou que depois o clube mudou as cores! Obrigado por compartilhar suas brilhantes pesquisas!
    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *