POR: Sérgio Mello
O FOZ MEC foi uma agremiação das cidades de Foz do Iguaçu e Medianeira (PR). Em 1993, o Foz do Iguaçu Esporte Clube e Medianeira Esporte Clube juntaram as suas forças e criaram o FOZ MEC a fim de disputar o Campeonato Paranaense da 1ª Divisão daquele ano, organizado pela FPF (Federação Paranaense de Futebol).
Os jogos como mandante, o clube revezava: ora jogava no Estádio ABC (Foz do Iguaçu) e ora no Estádio Edgard Darolt (Medianeira). Apesar disso, para a FPF quem jogou foi o Foz do Iguaçu Esporte Clube, mesmo com o nome, uniforme e escudo do FOZ MEC.
Dados do Paranaense de 1993
O Campeonato Paranaense da 1ª Divisão de 1993, foi realizado por cerca de sete meses: entre o dia 31 de Janeiro a 29 de Agosto de 1993. Nessa edição, contou com a participação de 20 equipes, cujo Paraná Clube foi o grande campeão, enquanto o Londrina Esporte Clube ficou com o Vice. A média de público foi de 2.385 pagantes.
Número de Jogos e média de gols marcados
Foram disputadas nas três fases do campeonato 226 partidas. 1ª Fase: 190 jogos; 2ª Fase: 24 jogos; 3ª Fase: 12 jogos. Foram marcados 529 gols. Média de 2,34 por partida. 1ª Fase: 451 gols; 2ª Fase: 53 gols; 3ª Fase: 25 gols.
Artilheiro, Goleiro menos vazado e Atleta mais disciplinado
O atacante Renaldo, do Athletico Paranaense, foi goleador máximo com 22 gols. Já o goleiro Régis, do Paraná Clube, foi o menos vazado, tendo sofrido 16 gols em 28 jogos, uma média de 0,57 por partida. O jogador mais disciplinado foi Ancelmo da Silva, Mazaroppi, do Francisco Beltrão FC, que disputou 29 jogos e em 28 participações, saiu de campo sem levar nenhum cartão.
Após o termino da fase classificatória, o FOZ MEC ficou na 10ª e última colocação no Grupo A. Com isso, a equipe teve que disputar o Torneio Extra para Rebaixamento, juntamente com outras11 equipes. No final, o FOZ MEC se recuperou, terminando na 5ª colocação, garantindo a sua permanência na Elite do Futebol do Paraná.
Classificação Torneio Extra
1º Lugar – Apucarana AC;
2º Lugar – GE Maringá;
3º Lugar – Operario FEC;
4º Lugar – Francisco Beltrão;
5º Lugar – FOZ MEC;
6º Lugar – AA Batel;
7º Lugar – SE Platinense;
8º Lugar – AA Iguaçu;
9º Lugar – Caramuru FC;
10º Lugar – GER Goioerê;
11º Lugar – AC Paranavaí; (rebaixado para a Divisão Intermediária de 1994).
12º Lugar – Umuarama AC; (rebaixado para a Divisão Intermediária de 1994).
Contudo, após o final do Estadual, a parceria foi desfeita e no ano seguinte (1994), o Foz do Iguaçu Esporte Clube foi a agremiação que disputou o certame.
Colaborou: Rodrigo S. Oliveira
FOTO: Acervo do Paraná Clube – Fábio Kolling
FONTES: Departamentos de Futebol Profissional e Financeiro da FPF (Federação Paranaense de Futebol)