Fotos raras da década de 70: Estádio Estadual Lourival Baptista, o “Batistão” – Aracaju (SE)

O Estádio Estadual Lourival Baptista, mais conhecido como Batistão, é um estádio de futebol localizado em Aracaju e construído em 1968 e inaugurado na quarta-feira, do dia 9 de julho de 1969, na goleada da Seleção Brasileira sobre o selecionado sergipano pelo placar de 8 a 2. O 1º gol foi assinalado pelo atacante Toninho Guerreiro (Santos FC). O público desse jogo foi de 45.058 pagantes.

Cartão Postal da década de 70

O gramado natural, com tamanho de 110 x 75 m, fica localizado na Rua Cedro, s/n, no bairro São José, em Aracaju/SE, tem capacidade atual para 15 mil pessoas.

Nas décadas de 70 e 80 era o palco dos clubes sergipanos que disputaram o Campeonato Brasileiro da Série A, recebendo dessa forma todos os principais clubes do Brasil e os principais atletas da época.

Hoje é palco dos principais clubes da capital, Confiança e Sergipe, que atuam pelo Campeonato Sergipano de Futebol, Campeonato Brasileiro Série C e Campeonato Brasileiro Série D.

Cartão Postal da década de 70

Esporadicamente, recebe jogos de maior importância a nível nacional, tal como Copa do Brasil e, mais recentemente, da 4ª rodada do 1ª divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2013 que teve como mandante o Esporte Clube Bahia.

Para a Copa do Mundo de 2014 o estádio foi escolhido como Centro de Treinamento para a seleção da Grécia. Estabelece-se, desse modo, o fortalecimento do vínculo entre dois povos que tem por tradição a simplicidade e o grande acolhimento aos seus visitantes. Laço este que promete auxiliar o apoio da torcida local com presságios de boa sorte na disputa do Mundial.

FONTES: Wikipédia – Alberto Lopes Leiloeiro Público

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Estádios, Fotos Históricas, História do Futebol, Sergipe em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *