Inédito!! Bento Ribeiro Football Club – Rio de Janeiro (RJ): existiu entre 1938 a 1949

Por: Sérgio Mello

O Bento Ribeiro Football Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O Alviverde Bentoribeirense foi Fundado na quinta-feira, do dia 06 de Janeiro de 1938, graças ao Sr. Luiz Silva, um dos maiores comerciantes do local, que usou o seu prestigio para conseguir um grande número de adesões entre proprietários  e moradores, a fim de criar uma nova agremiação.

A sua Sede ficava localizada na Rua Gita, nº 2, no Bairro de Bento Ribeiro – Zona Norte do Rio (RJ). Dentre os comerciantes, que fazem parte do quadro social do Bento Ribeiro, estão: Arthur Esteves, Thomaz Castro Blanco, Manoel da Silva, Ezequiel Casimiro, Joaquim Louzada da Rocha, entre outros.

Antonio Aurino dos Santos, Raphael Palermo, José Bonilha, Roque Lazaroni, Aldevino Vasconcellos, Luiz Domingues, Donato Lanzoni e outros, são os proprietários que aderiram  a brilhante iniciativa de Luiz Silva.

A 1ª Diretoria foi constituída da seguinte forma: 

Presidente – Octacilio Thompson;

Secretário – Rodolpho  Martins;

Tesoureiro – Leoncio Ribeiro Machado;

Procurador – Manoel José de Mello;

Técnico – Luiz Domingues.

Obras de melhorias da Praça de Esportes da Rua Sapopemba

 Entre 1939 a 1940, o clube mandava os seus jogos na Praça de Esportes na Rua Sapopemba, s/n, em Bento Ribeiro. O local, apesar de amplo, tinha condições precárias.

Em 1940, disputou o Campeonato, organizado pela ASD (Associação Suburbana de Desportos). Visando ter um local de bom nível para os jogos, entre fevereiro a março de 1941, o clube fez obras de melhorias para ter uma Praça de Esportes de bom nível. Foram feitas melhoras, como por exemplo, o serviço de terraplanagem, cercar o terreno por meio de placar de cimento armado. 

Na quinta-feira, do dia 08 de maio de 1941, o Bento Ribeiro solicitou filiação a Federação Metropolitana de Football, para ingressar no Campeonato da Segunda Divisão da entidade.     

Entre o final de agosto e início de setembro de 1941, foi veiculado no jornal ‘A Manhã‘ uma possível fusão com o Estrela Futebol Clube também do bairro de Bento Ribeiro. O procurador dos “AmarelinhosOrlando Morais apresentou a sugestão a Diretoria do Estrela após entendimentos com o presidente do Bento Ribeiro, Sr. Nicolau Moreno.

No entanto, um dos vice-presidentes do Estrela, Sr. Artur Piedade Filho, se manifestou contrário a fusão,  conseguindo dissuadir os demais membros da diretoria. Assim, de forma oficial, o diretor do Estrela, Carlos Gomes Ribeiro afirmou que cada clube seguiria o seu caminho de forma independente.

A bandeira do clube do lado da bandeira do Brasil

1ª vez que o clube enfrentou uma equipe da Elite do Futebol Carioca

O Bento Ribeiro marcou um importante momento na sua história, no domingo, dia 05 de outubro de 1941, quando enfrentou, amistosamente, às 15h40min, o Madureira Atlético Clube, no Estádio da Rua Rolando Delamare (campo do Estrella Futebol Clube), em Bento Ribeiro.

Sob a presidência do Sr. Nicolau Moreno e o diretor Coronel João Rodrigues, foi a primeira peleja que a equipe Alviverde encarou um clube da Primeira Divisão do Rio. No final, melhor para o Alviverde Bentoribeirense que venceu o Tricolor Suburbano por 2 a 1.

No final de maio de 1942, o clube se filiou a FAS (Federação Athletica Suburbana).

Em amistoso, no domingo, do dia 06 de Dezembro de 1942, o Bento Ribeiro foi à Nilópolis e venceu o Nova Cidade por 2 a 0.

No fim de maio de 1943, o Alviverde Bentoribeirense se filiou na Federação Metropolitana de Football (FMF), na terceira categoria, “ad-referendum” da Assembléia Geral. Porém a FMF teria o compromisso de apresentar uma praça de esportes (própria ou arrendada).

Na sexta-feira, do dia 23 de agosto de 1946, o presidente Nicolau Morenoconfirmou que a partir dessa data o Sr. José Canuto, o ‘Juca’ (centroavante do Alvinegro) passaria ser o novo Diretor Técnico (traduzindo: novo treinador da equipe).

Participou do CampeonatoOctacílio Resendede 1949, promovido pelo Esporte Clube União de Marechal Hermes, onde fez um bom papel. Conquistando resultados expressivos, como a goleada em cima do Estrela Nova por 9 a 2, no domingo, dia 17 de abril de 1949, no Estádio de Marechal Hermes (atualmente o local, que já foi o Estádio Mané Garrincha, pertence ao Botafogo). Neguinho e José marcaram quatro tentos cada um; Ari fez um tento; enquanto Pau Queimado e Barcelos fizeram os gols do Estrela Nova.

No domingo, no dia 1º de Maio de 1949, venceu o Aliados Futebol Clube, também de Bento Ribeiro, pelo placar de 2 a 1. A renda da partida superou os 1.700 cruzeiros

No domingo, no dia 15 de Maio de 1949, goleou o Universidade por 7 a 3. Boca de Fogo foi o destaque com três gols, enquanto Juca, Paulo, Devanir e Waldir (contra) completaram os tentos para o Bento Ribeiro Futebol Clube. Gordinho, duas vezes, e Nilo Prata marcaram para o Universidade.

No domingo, no dia 12 de Junho de 1949, nova goleada. Dessa vez a vitima foi o Progresso Futebol Clube, que tombou pelo placar de 6 a 2. Wanderlei e Erasmo marcaram duas vezes, Boca de Fogo e Odir, com um tento cada, completaram para o Bento Ribeiro. Lasqueiro e Walter fizeram os gols do Progresso.

A partir do começo da década de 50, infelizmente, não foi mais encontrado notícias do modesto clube de Bento Ribeiro. E assim, se dizer adeus a agremiação desapareceu em definido, deixando um vazio até hoje não preenchido para o simpático bairro homônimo.         

Carteirinha de Sócio do Bento Ribeiro Futebol Clube (FOTO): 1952, a sede ficava na rua Gita e o campo na rua Apodi, este o senhor Antônio Mariano, morador do outro lado da linha do trem.

Diversas formações ao longo dos anos

Time base de 1938: Osmar; Jurandyr e Tuta; Andrade (Elzo), Pilão (Durval) e Reynaldo (Decio); Jahu, José, Orlando, Tim e Passos.

Time base de 1939: Osmar (Dizinho); Jurandyr e Tuta; Elzo, Andrade (Ary) e Reynaldo (Decio); Jahu (Durval), José (João), Orlando (Benedcito), Tim (Emílio) e Passos (Oswaldinho).

Time base de 1940: Russo (Bililim); Laércio (Lourival) e Tuta; Charuto (Reynaldo), Quíquito (Fausto) e Gerson; Mirinho, Nalva (Juca), Annibal, Alfredo e Pacheco (Passos).

Time base de 1941: Russo(Bililim); Lourival (Macumba) e Tuta (Heitor I); Camboré (Reinaldo), Fausto (Ney) e Gerson (Oscarino); Mirinho (Tide), Alfredo (Heitor II), Bichinho (Djalma), Annibal (Lemos) e Passos (Juca).

Time base de 1942: Russo; Princeza e Tuta; Terrozo, Fausto (Annibal) e Gerson; Amaral (Mirinho), Heitor (Julinho), Vavá, Dentinho e Passos.

Time base de 1943: Paulo; Tuta e Aloísio; Altair, Pires e Didico; Amaro, Oscar, Juca, Valdo e Querozene.

Elenco de 1946: Paulo, Tuta, Vilas Boas, Marcelino, Paulista, Bengala, Waldemar, Jair, Devanir, Tuma, Zequinha, Hilton, Odilon, Malhado e Mineirinho.  

Elenco de 1948: Paulo, Odilon, Juca, Wilson, Valdir, Mario C., Venício, Hildo, Marcelino, Jair, Baiano e Devanir.  

Time base de 1949: Osmar (Malhado); Tuta (Mauro) e Juca (Walter); Bengala (Marcelino), Odir e Erasmo (Natalino); Ari, Hildo (Wanderlei), Neguinho (Zequinha), Boca de Fogo (José) e Devanir.

FONTES: Jornal dos Sports – A Manhã – Diário Carioca  – Diário da Noite – Jornal do Brasil – Diário da Manhã – O Radical – O Jornal – Diário de Notícias – A Noite – Correio da Manhã – Sport Illustrado – Página no Facebook “Bento Ribeiro – Cultural”

2 pensou em “Inédito!! Bento Ribeiro Football Club – Rio de Janeiro (RJ): existiu entre 1938 a 1949

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *