Foto rara, de 1960: Estádio Adolfo Konder – Florianópolis (SC)

1ª praça desportiva do estado de Santa Catarina foi o Estádio Adolfo Konder, também conhecido com “Campo da Liga“, “Pasto do Bode” ou “Majestoso“, localizado entre a Avenida Mauro Ramos e as Ruas Bocaiúva, Altamiro Guimarães e Demétrio Ribeirono Centro de Florianópolis (SC), com um terreno de 15.000 m², possuía Grama natural (105 x 68 m).

Foi inaugurado na terça-feira, de 11 de Março de 1930, na vitória do Avaí sobre o Tamandaré pelo placar de 3 a 0. O 1º gol foi assinalado pelo atacante Sabas.

Estádio Adolfo Konder, entre 1930 a 1963, era de propriedade do Governo de Santa Catarina; onde o Avaí e Figueirense mandavam o seus jogos e de 1973 a 1982 ficou aos cuidados somente do Avaí Futebol Clube. Em 1983, o estádio foi demolido e em seu lugar foi construído o Beira Mar Shopping.

Vista panorâmica do estádio Adolfo Konder

O estádio pertencia ao governo do estado até os anos 70, e por isso não apenas o Avaí jogava ali, mas também outras equipes da capital, incluindo seu rival Figueirense Futebol Clube, que jogou no Campo da Liga até os anos 60, quando passou para seu estádio próprio, o Estádio Orlando Scarpelli.

Já o Avaí, que se tornou o único mandante do estádio desde então, jogou no Adolfo Konder até o início do anos 80, quando também teve o seu estádio, a Ressacada, construída.

Foto de 1980: arquibancada e ao fundo, as árvores que ficavam pelo lado da rua Altamiro Guimarães

Época antecessora

No terreno aonde viria ser inaugurado o Estádio Adolfo Konder, por cerca de 15 anos já era utilizado para a prática do futebol. No ano de 1915 o Sport Club Palmeiras, fundado no mesmo ano, utilizou o terreno de cerca de 15 mil metros quadrados para sediar seus jogos e assim impulsionar a rivalidade com o Club Sportivo Florianópolis (ex-Anita Garibaldi, fundado em 14 de julho de 1912) que também era proprietário de um campo de futebol.

Até neste momento, o campo era localizado entre as ruas Brusque (atual Altamiro Guimarães), Heitor Luz (atual rua Bocaiúva), e o que hoje é a rua Rafael Bandeira.

Nesta época existia o bairro São Luiz, junto a Praia de Fora (atual Beira Mar Norte). Neste campo eram realizados a maioria dos jogos de futebol da cidade, até que surgiu, em 1915, o Ginásio Santa Catarina (atual Colégio Catarinense).

Foi neste mesmo local que se iniciou a história do Estádio que viria a se tornar o símbolo do desporto catarinense por mais de cinco décadas.

Estádio Adolfo Konder

Foto, num jogo do Avaí pelo estadual de 1980, no saudoso estádio Adolfo Konder

Clube de Regatas Aldo Luz (nome de um filho de Hercílio Luz, ex-governador do Estado), se dizia dono da área aonde se localizaria o estádio. Mais tarde, começou a ser divulgado que o terreno pertencia à Irmandade do Senhor Jesus dos Passos.

E foi com a Irmandade que o então governador do estado de Santa Catarina Nereu Ramos negociou a área em 1937, permutando o local por uma obra no Hospital de Caridade de Florianópolis.

Foi então que o governo do estado realizou a obra de construção do estádio entre os anos de 1929 e 1930. No jogo de inauguração na terça-feira, de 11 de Março de 1930, na vitória do Avaí sobre o Tamandaré pelo placar de 3 a 0. O 1º gol foi assinalado pelo atacante Sabas.

Os porquês das alcunhas do estádio

Na foto, o goleiro realiza com segurança a sua defesa no saudoso estádio Adolfo Konder

De qualquer forma, desde sua inauguração, o estádio sempre esteve sob responsabilidade da Liga Santa Catarina de Desportos Terrestres (atual Federação Catarinense de Futebol), surgindo aí a denominação de Campo da Liga.

Moradores das redondezas diziam que a pessoa responsável por cuidar do estádio e do campo, de vez em quando, colocava umas cabras e cabritos para aparar a grama. Mas a denominação de Pasto do Bode veio nos anos 70, depois da divulgação de uma foto armada, com um bode alugado, colocado no campo para pastar.

Os jogos até os anos 50 eram disputados no período da tarde, visto que o estádio não possuía sistema de iluminação. Nessa época, não era de se estranhar a presença de vários funcionários públicos nos jogos.

Estes trocavam as repartições pelas arquibancadas do Adolfo Konder. Estes jogos à tarde foram apelidados de “jogos do paletó” pois muitos funcionários deixavam o paletó em sua cadeira na repartição pública e iam aos jogos.

Houve casos de fotos dos jogos revelarem pessoas que tinham se ausentado à tarde em razão de “doença” ou motivo de “força maior“, neste caso o futebol. Consequentemente, alguns acabaram advertidos e ouros demitidos!

Como o estádio foi repassado ao Avaí FC

Mais tarde, o então deputado federal Fernando José Caldeira Bastos, que foi presidente do Avaí por dois mandatos (1964, 1965 e 1966 e 1972, 1973 e 1974), criou uma lei para que o estado doasse o estádio ao Avaí e, em 1973, o projeto de lei 80\72 foi à votação nas Comissões de Justiça e Finanças e teria que ser aprovado por unanimidade para que fosse sancionado.

Na época um então deputado do MDB, torcedor do rival Figueirense, decidiu não votar a favor do projeto de lei. Foi então que o itajaiense Delfim de Pádua Peixoto Filho, que posteriormente foi presidente da Federação Catarinense de Futebol, convenceu o colega da necessidade de sua aprovação e o mesmo aceitou.

Aprovado o projeto em reunião conjunta, depois pela Comissão de Viação, foi decretada pela Assembléia e sancionada pelo governador Colombo Sallesna segunda-feira, do dia 18 de setembro de 1972, a Lei 4781, que autorizava a alienação do imóvel denominado “Estádio Adolpho Konder” em favor do Avaí Futebol Clube. A Lei entrou em vigor na quarta-feira, do dia 27 de setembro de 1972.

Recordes de público e gols

Nessa tradicional praça desportiva aconteceram momentos históricos, como o jogo realizado na quarta-feira, do dia 31 de março de 1971, entre o Avaí e o Santosde Pelé que terminou com vitória do time paulista por 2 a 1, e com o público recorde registrado no estádio de 19.985 pessoas.

E também a partida com maior número de gols da história do futebol catarinense: 24 tentos! Aconteceu no domingo, do dia 13 de Maio de 1945, na acachapante goleada do Avaí sobre o Paula Ramos pelo elástico placar de 21 a 3.

Estádio Adolfo Konder: início de 1984

Fim da linha

A linda história do Estádio Adolpho Konder, que pertencia ao Avaí, todavia a sua estrutura já precária para os padrões da época, não poderia ser melhorada naquele pequeno espaço de apenas 15 mil metros quadrados.

A infraestrutura das ruas e as novas edificações nas imediações do estádio impediam a sua expansão. Mas devido a sua ótima localização, o terreno aonde se localizava o estádio tinha um ótimo valor imobiliário.

Até que no ano de 1980, foi feita outra permuta. O grupo econômico Kobrasol Empreendimentos Indústria Ltda. (formado entre as empresas Koerich, Brasilpinho e Cassol) ficou com o terreno para a edificação de um shopping, em troca da construção do Estádio da Ressacada que seria disponibilizado ao Avaí, e foi inaugurado na terça-feira, do dia 15 de Novembro de 1983.

O antigo campinho do Palmeiras, depois Campo da Liga e Estádio Adolpho Konder, não pertencia mais futebol florianopolitano e seu novo dono transformaria seus 15.030 metros quadrados no 1º shopping Center da Ilha. Ao Avaí, uma nova, moderna e vasta praça esportiva, quase oito vezes maior que o antigo Pasto do Bode, próximo ao aeroporto Hercílio Luz.

O penúltimo jogo, ocorreu na segunda-feira, do dia 03 de outubro de 1983, no amistoso entre os times másteres, do Avaí e Figueirense. Por fim, a última partida oficial disputada no Estádio Adolfo Konder, foi na quarta-feira, do dia 12 de outubro de 1983, entre Avaí e Joinville que empataram sem gols.

Beira Mar Shopping

FOTOS: Acervo de Adalberto Klüser – Hélcio Guimarães – Osny Meira – Vandrei Bion – Letícia Bombo/Em Voga Comunicação, Cláudio Postical – Jornal Paraná Esportivo (PR)

FONTES: Diversos jornais catarinenses – Wikipédia

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Estádios, Fotos Históricas, História do Futebol, Santa Catarina em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *