Fotos raras, de 1915: Estádio de General Severiano – Rio de Janeiro (RJ)

Foto de 1915

Estádio de General Severiano, de propriedade do Botafogo Football Club (depois da fusão passou a ser do Botafogo de Futebol e Regatas), ficava na Avenida Venceslau Brás, s/n, no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio (RJ).

O campo foi construído (em madeira) em 1912, e inaugurado na terça-feira, do dia 13 de Maio de 1913, na vitória do Botafogo sobre o Flamengo por 1 a 0, válido pelo Campeonato Carioca da 1ª Divisão. O gol foi assinalado pelo atacante Mimi Sodré.

Foto de 1915

Alguns números interessantes sobre o Estádio de General Severiano: Carvalho Leite foi o maior goleador com 101 gols, em 90 jogos, e uma média de 1,1 gol por jogo.

O Estádio em concreto foi reinaugurado em 1938

Foto panorâmica de 1941

Em 1937, quando começou a “Campanha do Cimento“, que consistia num livro de ouro para doações de torcedores, a reconstrução foi concluída. A sua reinauguração aconteceu no domingo, do dia 28 de agosto de 1938.

Na cerimônia realizada antes do 1º jogo, um mapa do Brasil foi desenhado no centro do gramado com terra originada de cada estado do país. O jogo foi contra o Fluminense e o Botafogo venceu por 3 a 2.

Décadas de 30 e 40

Neste estádio o Botafogo decidiu o Campeonato Carioca da 1ª Divisão de 1934, contra o Andarahy, vencendo o jogo por 2 a 1. O Botafogo também decidiu o Campeonato Carioca da 1ª Divisão de 1948, contra o Vasco da Gama, vencendo o jogo por 3 a 1, com o estádio lotado por aproximadamente 20 mil pessoas.

Demolição

Foto de meados de 70

O estádio foi demolido quando o clube perdeu a posse do terreno nos aos 70. A última partida neste estádio deu-se no sábado, do dia 30 de novembro de 1974, empate em 2 a 2 com o Madureira.

Em 1975, recebeu a 1ª edição do Hollywood Rock, que gerou o documentário “Ritmo Alucinante“. Em 1977, a sede foi vendida para a Companhia Vale do Rio Doce; o clube na época era presidido por Charles Macedo Borer. Com a venda da sede, o futebol do Botafogo foi para Marechal Hermes, e como o antigo estádio foi demolido, lá foi construído um novo, com armações tubulares, denominado: Estádio Mané Garrincha.

FOTOS: Sports (RJ) – Revista Placar – Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro

FONTE: Diversos jornais cariocas

Um comentário em “Fotos raras, de 1915: Estádio de General Severiano – Rio de Janeiro (RJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *