União Tietê Futebol Clube – Guarulhos (SP): Fundado em 1921

O União Tietê Futebol Clube é uma agremiação da cidade de Guarulhos (SP). A sua Sede e o campo estão localizados na Avenida Domingos Fanganielo, nº 109A, no bairro Vila Melliani, em Guarulhos.

Foto de 1986: Sede do clube

O tradicional bairro ocupado por migrantes portugueses e italianos, passa a levar o nome devido a “Ponte Grande” que ligava a cidade de São Paulo pelo bairro da Penha à Av. Guarulhos.

No entorno do Rio Tietê, que serpenteava formando “braços” que se localizavam os bancos de areias, as olarias e chácaras que abasteciam a cidade de São Paulo por meio de transporte de fluvial, o bairro se conformou. Não era sem sentido, que até bem pouco tempo ainda existisse um estaleiro de barcos no bairro.

Foto de 1944

Então, no bairro da Ponte Grande, foi Fundado no sábado, do dia 15 de Outubro de 1921, na esquina da Av. Guarulhos com a atual Rua Domingos Fanganiello, sendo ali o 1º campo e sede do time.

Durante muitos anos de sua existência foi considerado um dos mais potentes clubes de futebol de Guarulhos, respeitado por sua antiguidade, seu potencial social e suas ferrenhas disputas futebolísticas. Sendo até hoje, um das mais tradicionais equipes de futebol da cidade.

As grandes áreas no entorno dos rios de São Paulo abrigaram muitos clubes e praticantes de futebol, em Guarulhos não foi diferente. Então a equipe viveu seu auge nos anos 50 e 60. 

Foto de 1947
Esquerda para a direita: Oswaldo de Carlos e Gentil Carlos

O clube União Tietê agregou também além do futebol, outras festividades tais bailes de, domingueiras dançantes, festas das crianças e outros eventos. Seu time sempre foi a estrela, sendo um dos clubes que mais títulos amadores ganhou, sendo muitas vezes campeão Guarulhense e até campeão do futebol amador na cidade de São Paulo.

Ainda com sua sede social em funcionamento, o clube completou ano passado, seu centenário, detendo ainda os troféus de outrora, mantendo-se ativo ainda por meio de eventos sociais e culturais, além de escolinhas de futebol para crianças e adolescentes da nossa cidade.

Principais Títulos

Vice-campeão Amador da Capital de 1956;

Campeão Amador da Capital de 1957;

Vice-campeão do Campeonato Citadino de Guarulhos de 1958;

Campeão Invicto do Campeonato Citadino de Guarulhos de 1959;

Vice-campeão do Campeonato Amador do Interior do Estado de 1959;

Campeão do Campeonato Citadino de Guarulhos de 1960;

Campeão do IV Centenário de 1960;

Campeão do Campeonato Citadino de Guarulhos de 1962;

Campeão do Campeonato Citadino de Guarulhos de 1966.

Títulos – Torneio de Aspirantes

Campeão Amador da Capital de 1957;

Tricampeão do Campeonato Citadino de Guarulhos de 1958, 1959 e 1960;

Campeão do IV Centenário de 1960;

Campeão do Campeonato Citadino de Guarulhos de 1962.

Foto de 1961
Foto de 26 de novembro de 1965

FOTOS: Acervo de CNove Narrador – Jornal O Diário de Guarulhos

FONTES: Jornal O Diário de GuarulhosAAPAH (Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Um comentário em “União Tietê Futebol Clube – Guarulhos (SP): Fundado em 1921

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *