Confronto Guarani x Ponte Preta

Um pouco da história

Forças dos anos 70

A década de 1970 foi inesquecível para Bugre e Macaca. Em 72, 73 e 74, o Guarani conseguiu o título de Campeão do Interior do Campeonato Paulista. No fim da década, já em 1978, o Bugre sagrou-se Campeão Brasileiro– e até hoje é o único clube do interior a conquistá-lo. Fez bonito também na Libertadores de 1979, quando terminou em terceiro lugar. Foi nessa época que o Guarani revelou o centroavante Careca   para o mundo.

Já a Ponte Preta, segundo clube mais antigo do Brasil dentre os que ainda estão em atividade, não ganhou nenhum título na década. Aliás, o único campeonato que a Macaca conseguiu vencer em toda a sua história foi a Segunda Divisão Paulista, em 1969. Mas nada disso ofusca o brilho de um time que foi vice-campeão paulista em 70, 77 e 79. Dentre alguns grandes jogadores, podemos citar o zagueiro OScar, e os  treinadores Marco Aurélio e Jair Picerni.

O sucesso de Guarani e Ponte Preta nos anos 70 era tanto que a Revista Placar de outubro de 1978 fez uma reportagem trazendo a “Seleção de Craques” dos arquirrivais. Dela faziam parte jogadores como o meia Zenon, o zagueiro Pollozi e o goleiro Carlos.

Guarani vs. Ponte Preta, o Derby Campineiro

O ano era de 1900. A cidade, Campinas. Um grupo de estudantes do Colégio Culto à Ciência preenchia suas horas vagas jogando futebol no Bairro Ponte Preta – nome dado em função de uma ponte de madeira feita pela ferrovia, que para melhor conservação, fora pintada com piche. No dia 11 de agosto do mesmo ano, os estudantes que passavam a tarde jogando bola decidiram levar o hobby mais a sério. Foi fundada a Associação Ponte Preta.

Onze anos depois, alguns adolescentes da classe média/baixa se reuniam na praça Carlos Gomes – uma homenagem da cidade ao grande maestro e compositor campineiro Antônio Carlos Gomes – para também jogar futebol.

E, assim como os estudantes do Colégio Culto à Ciência, eles decidiram, no dia 2 de abril de 1911, fundar um time profissional de futebol. O nome? Guarany Foot-Ball Club, em homenagem à obra mais conhecida do maestro Carlos Gomes, nome da praça onde os rapazes passavam a tarde se divertindo.

O primeiro confronto entre as duas equipes da cidade ocorreu no mesmo ano da fundação do Guarani, em 1911. Na ocasião, a Ponte venceu o jogo pelo placar magro de 1 a 0, gol de Lopes. Desde então, as duas equipes travam uma disputa acirrada para disputar a hegemonia na cidade de Campinas.

Nos quase 100 anos de rivalidade, ocorreram diversos fatos marcantes. A começar pelo jogo de 26 de setembro de 1948, primeiro clássico disputado no recém criado estádio Moisés Lucarelli, casa da Macaca. O jogo era válido pela segunda divisão do campeonato paulista, e o Bugre pregou uma peça no rival ao vencer a partida por 1 a 0. Entretanto, no primeiro dérbi após a inauguração do estádio do Guarani, o Brinco de Ouro da Princesa, em 1953, a Ponte deu o troco num estrondoso 3 a 0. Uma curiosidade: apenas 650 metros separam os estádios de Ponte e Guarani.

Números do confronto:

http://arquirrivais.blogspot.com

Um comentário em “Confronto Guarani x Ponte Preta

  1. Luís Fernando Falasqui

    tá na cara o quanto nosso outros titulos são desprezados, alias, 1970, 1977, 1979, 19781, 1929 e 2017 FORAM ROUBOS CRIMINOSOS CONTRA APONTE PRETA, QUEM RUBA NUNCA VENCE! LOGO NÓS TEMOS TITULOS SIM DA A1! NÃO VENHAM QUERER PROVAR O CONTRARIO, NÓS FOMOS ROUBADOS, EIS A VERDADE, LOGO ESSE MINUSCULO VERDE DE CAMPINAS NEM TITULO TEM, ELES MSM SÓ FALAM DE 78 E 81…..NUNCA GANHARAM NADA NA VIDA, MAIS PERDERAM FINAIS DO QUE VENCERAM, COMO PODEM TER VENCIDO EM 78? SIMPLES: COMPRARAM A TAÇA! ELES TINHA MUITO DINHEIRO NESSA EPOCA, COMPRARAM A TAÇA DA CBF, AQUELE ELENCO LIXO DE 78 NÃO JOGAVA NADA, TANTO É QUE PERDERAM DA GENTE NO 2° TURNO DO PAULISTA EM 78 E FOMOS CAMP~EOES VARIAS VEZES EM CIMA DO ETRNO FREGUES VIRGEM CENTENARIA DE 113 ANOS DE MENTIRAS E FRACASSOS HAHAHAH, ´SO A PONTE PRETA TEM TITULO EM CAMPINAS! TOTAL: 37 TITULOS, 22 OFICIAIS E 15 “NÃO OFICIAIS”, LOGO UNICO TIME COM TITULO EM CAMPINAS, O RESTO É MENTIROSO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *