Um pouco da história
Forças dos anos 70
A década de 1970 foi inesquecível para Bugre e Macaca. Em 72, 73 e 74, o Guarani conseguiu o título de Campeão do Interior do Campeonato Paulista. No fim da década, já em 1978, o Bugre sagrou-se Campeão Brasileiro– e até hoje é o único clube do interior a conquistá-lo. Fez bonito também na Libertadores de 1979, quando terminou em terceiro lugar. Foi nessa época que o Guarani revelou o centroavante Careca para o mundo.
Já a Ponte Preta, segundo clube mais antigo do Brasil dentre os que ainda estão em atividade, não ganhou nenhum título na década. Aliás, o único campeonato que a Macaca conseguiu vencer em toda a sua história foi a Segunda Divisão Paulista, em 1969. Mas nada disso ofusca o brilho de um time que foi vice-campeão paulista em 70, 77 e 79. Dentre alguns grandes jogadores, podemos citar o zagueiro OScar, e os treinadores Marco Aurélio e Jair Picerni.
O sucesso de Guarani e Ponte Preta nos anos 70 era tanto que a Revista Placar de outubro de 1978 fez uma reportagem trazendo a “Seleção de Craques” dos arquirrivais. Dela faziam parte jogadores como o meia Zenon, o zagueiro Pollozi e o goleiro Carlos.
Guarani vs. Ponte Preta, o Derby Campineiro
Onze anos depois, alguns adolescentes da classe média/baixa se reuniam na praça Carlos Gomes – uma homenagem da cidade ao grande maestro e compositor campineiro Antônio Carlos Gomes – para também jogar futebol.
E, assim como os estudantes do Colégio Culto à Ciência, eles decidiram, no dia 2 de abril de 1911, fundar um time profissional de futebol. O nome? Guarany Foot-Ball Club, em homenagem à obra mais conhecida do maestro Carlos Gomes, nome da praça onde os rapazes passavam a tarde se divertindo.
O primeiro confronto entre as duas equipes da cidade ocorreu no mesmo ano da fundação do Guarani, em 1911. Na ocasião, a Ponte venceu o jogo pelo placar magro de 1 a 0, gol de Lopes. Desde então, as duas equipes travam uma disputa acirrada para disputar a hegemonia na cidade de Campinas.
Nos quase 100 anos de rivalidade, ocorreram diversos fatos marcantes. A começar pelo jogo de 26 de setembro de 1948, primeiro clássico disputado no recém criado estádio Moisés Lucarelli, casa da Macaca. O jogo era válido pela segunda divisão do campeonato paulista, e o Bugre pregou uma peça no rival ao vencer a partida por 1 a 0. Entretanto, no primeiro dérbi após a inauguração do estádio do Guarani, o Brinco de Ouro da Princesa, em 1953, a Ponte deu o troco num estrondoso 3 a 0. Uma curiosidade: apenas 650 metros separam os estádios de Ponte e Guarani.
Números do confronto:
http://arquirrivais.blogspot.com
tá na cara o quanto nosso outros titulos são desprezados, alias, 1970, 1977, 1979, 19781, 1929 e 2017 FORAM ROUBOS CRIMINOSOS CONTRA APONTE PRETA, QUEM RUBA NUNCA VENCE! LOGO NÓS TEMOS TITULOS SIM DA A1! NÃO VENHAM QUERER PROVAR O CONTRARIO, NÓS FOMOS ROUBADOS, EIS A VERDADE, LOGO ESSE MINUSCULO VERDE DE CAMPINAS NEM TITULO TEM, ELES MSM SÓ FALAM DE 78 E 81…..NUNCA GANHARAM NADA NA VIDA, MAIS PERDERAM FINAIS DO QUE VENCERAM, COMO PODEM TER VENCIDO EM 78? SIMPLES: COMPRARAM A TAÇA! ELES TINHA MUITO DINHEIRO NESSA EPOCA, COMPRARAM A TAÇA DA CBF, AQUELE ELENCO LIXO DE 78 NÃO JOGAVA NADA, TANTO É QUE PERDERAM DA GENTE NO 2° TURNO DO PAULISTA EM 78 E FOMOS CAMP~EOES VARIAS VEZES EM CIMA DO ETRNO FREGUES VIRGEM CENTENARIA DE 113 ANOS DE MENTIRAS E FRACASSOS HAHAHAH, ´SO A PONTE PRETA TEM TITULO EM CAMPINAS! TOTAL: 37 TITULOS, 22 OFICIAIS E 15 “NÃO OFICIAIS”, LOGO UNICO TIME COM TITULO EM CAMPINAS, O RESTO É MENTIROSO!