Escudos Raros, de 1948 e 1951: Nacional Atlético Clube – Rolândia (PR)

escudo de 1948

Nacional Atlético Clube (NAC) é uma agremiação do Município de Rolândia, que fica a 399 km da capital (Curitiba) do Paraná. A localidade ganhou status de município em 30 de dezembro de 1943, e conta com uma população de 67.383 habitantes, segundo o IBGE/2020.

O “Guerreiro do Norte” foi Fundado na segunda-feira, do dia 28 de Abril de 1947, por onze amigos o 1º clube de futebol de Rolândia. Em seus primeiros anos, o NAC atraía torcedores de cidades vizinhas, como Londrina. As suas cores é o azul celeste e branco. A sua Sede social está localizado na Avenida Presidente Bernardes, nº 786, no Centro de Rolândia (PR).

Em suas primeiras participações no Campeonato Paranaense, a equipe ficou restrita à Zona Norte, não se classificando para as fases seguintes. Mesmo assim foi durante alguns anos a principal equipe de futebol da região Norte Novo.

Isso acontecia pelos amistosos com grandes equipes do Rio de Janeiro, São Paulo, atraía público das cidades vizinhas e até do interior paulista e do Mato Grosso do Sul. O Nacional inspirou alguns desportistas de Londrina e formarem o Londrina F.R. em 1956.

1º amistoso contra uma equipe profissional

1ª partida amistosa contra uma equipe profissional deu-se em 1948, sendo derrotado pelo Britânia de Curitiba, pelo placar de 6 a 0. Faltava experiência aos jogadores do Naça, que mesmo sendo goleados mostraram muita disposição e amor à camisa.

Naquela tarde o Nacional teve a seguinte formação: Tarzan; Bil, Gradim, Brito e Zé Austino, Pinheirinho, Lula e Valdevino; Odair, Joãozinho e Neta.

1º Título veio em 1948

Em 1948 foi campeão regional vencendo o GERAde Apucarana por 5 a 1. O Nacional conquistou o titulo regional com a seguinte formação: Gustavo; Bil e Neta; Zé Remédio, Pixo e Pinheirinho; Valdevino, Lula, Aquino, Ary e Walter.

Para chegar ao título, o Nacional, além de bater o GERA, de Apucarana; o temível Mandaguari; o SERA, de ArapongasLavoura e outras.

Em 1949, o Nacional vence o esquadrão da Esportiva de Jacarezinho. O famoso time da Esportiva tinha como maior atração o goleiro Muca, que mais tarde fez sucesso na Portuguesa de Desportos. Escalação do NacionalZico; Juve e Portela; Joãozinho, Hugo e Albertinho; Horácio, Pedrinho, Zé Pelota, Zé Ribeiro e Walter. Atuavam ainda: Naldemar Pesenti, Emory, Guilherme Bocatti, Maneco Lemos,Barrica e Luis Liberatti.

Vice-campeão Estadual de 1949

Com a participação de São PauloOperárioAtléticoBancários e União (todos de Londrina)Guarany de CambéEsporte JandaiaSete de Setembro, de IbiporãSERA de Arapongas e GERA de Apucarana, o Nacional mostrou sua força com a seguinte formação: Adalberto; Gradim e Bil; Geraldo, Orlando e Pinheirinho; Baixinho, Lula,Donalson, Olavo e Valter. Atuaram no campeonato: Aquino, Zico, Brito, Hugo, Juve, Valdevino, Joãozinho e Galdino.

Essa equipe jogava por música sob a regência do competente técnico Waldemar de Barros.

1º Campeão Profissional do Norte do Paraná

escudo de 1951

Sob a presidência do advogado Dr. José Luciano de Andrade, o Nacional de Rolândia foi profissionalizada em 1950. A maior conquista do Nacional foi o título de 1º campeão de futebol profissional do Norte do Paraná. Para começar a mostrar sua força, venceu o Torneio Início de forma invicta.

As equipes participantes do certame regional foram: Guarany de CambeEstrela do Norte, de Ibiporã, XV de NovembroAtlético e Vasco de LondrinaJaguapitã Esporte ClubeGERA de ApucaranaBela Vista do ParaísoLavoura de Arapongas.

Nacional aplicou sonoras goleadas na maioria das equipes, chegando a assinalar 1.211 gols, tomando apenas 22. Os artilheiros foramDonalson, com 37, Carlinhos, 26 e Niquinho com 20.

A principal formação esteve assim constituída: Costinha; Bil e Lengruber; Chocolate, Nego e Dum; Niquinho, Ryan, Donalson, Nelinho e Carlinhos. Atuaram ainda Casnock, Walter, Galdino, Joãozinho, Juve Brun.

Foto de 1951

O 1º jogo interestadual foi em 1951

Jogando amistosamente contra a equipe do São Cristóvão do Rio de Janeiro, o Nacional venceu por 2 a 1, com a seguinte formação: Haga; Lengruber e Bil; Tuca, Chocolate e Dum; Pirilo, Niquinho, Casnock, Nelinho e Carlinhos.

Nesse mesmo ano de 1951, o Nacional realizou amistosos contra as equipes do Corinthians Paulista, venceu a primeira por 2 a 1 e perdeu a segunda por 5 a 1.

Depois empatou com o Atlético Mineiro por 2 a 2, e perdeu para a Sociedade Esportiva Palmeiras por 5 a 0. Em 1952, enfrentou em Rolândia, os esquadrões do Vasco da GamaSantos F.C.Atlético MineiroPortuguesa de DesportosPortuguesa Santista e São Paulo F.C.

Disputou o Campeonato Paranaense de Profissionais de 1951, no qual tiveram os seguintes clubes participantes: Associação Atlética Cambaraense (Cambará), Associação Esportiva Recreativa Jandaiense (Jandaia do Sul), Bela Vista Futebol Clube (Bela Vista do Paraíso), Esporte Clube Recreativo Operário (Londrina), Guarany Esporte Clube (Cambé), Lavoura Futebol Clube (Arapongas), Nacional Atlético Clube (Rolândia) e São Paulo Futebol Clube (Londrina).

Estádio Municipal Olímpico Erich Georg

Estádio Municipal Olímpico Erich Georg (Capacidade para 2.050 pessoas)

Homenagem póstuma ao saudoso desportista Erich Georg, que faleceu em um acidente rodoviário quando se encontrava a serviço de seu querido Nacional. Outro dirigente que marcou época: Carlos Meisen.

Após sua gestão o NAC ficou inativo por longos anos, reiniciando suas atividades com o presidente Cezar de Silvio. Seguindo-se: Ermelindo B. Duarte, o popular Linha RetaJoão UssoSanto Silva e Sérgio Gagliotti, e outros abnegados do futebol rolandense.

Em 1952, foi inaugurado o sistema de iluminação do Estádio, sob a presidência de Waldemar Georg e Ernesto Franceschini, vice.

O grande evento esportivo atraiu um grande público para presenciar a partida entre o Nacional e o Clube Atlético Paranaense, que havia acabado de conquistar o título estadual. O Nacional não se intimidou com a fama do esquadrão da capital e impôs uma goleada de 4 a 0.

Colaborou: Rodrigo S. Oliveira

FONTES: Wikipédia – Página do clube no Facebook – Museu Histórico de Rolândia – Página no Facebook “Acervo Futebol Paranaense de Profissionais – Clubes do interior”

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Paraná em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

5 pensou em “Escudos Raros, de 1948 e 1951: Nacional Atlético Clube – Rolândia (PR)

  1. Luiz Souza

    0lá tudo bem.. o NACIONAL de Rolândia foi o Primeiro clube do INTERIOR campeão no futebol profissional do Paraná , sendo campeão paranaense da segunda divisão de profissionais de 1951 que foi disputada por clubes do norte do Paraná , foi instituída como SEGUNDA DIVISÃO DE PROFISSIONAIS pela Federação Paranaense de Futebol, porem não dava acesso a primeira divisão.
    EM 1955 o CAMA- Clube Atlético Monte Alegre, da região de Harmonia que na época pertencia ao município de Tibagi- hoje pertence ao município de Telêmaco Borba – foi campeão Paranaense de futebol profissional , sendo então o primeiro clube do INTERIOR campeão profissional de futebol no Paraná, sendo o TÍTULO MAXIMO.

  2. Sérgio Mello Autor do post

    Gabriel, caso tu tenhas algum material, como escudos, flâmulas, documentos (que contenham dados do clube, escudo, etc), fotos, por gentileza envie para que eu possa verificar se é uma raridade, ok?

    Um grande abraço,

  3. Sérgio Mello Autor do post

    Obrigado Gabriel pelas palavras.
    Nada acontece sem trabalhar muito.
    E os resultados eu compartilho para vocês!
    Forte abraço!

  4. Gabriel Santos

    Não sei como vc consegue achar tantos escudos raros, mas é um prazer pode apreciar tantas e tantas novidades!
    Parabéns e que continue assim!
    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *