Fotos Raras, de 1928: Estádio do Fluminense Football Club – Rio de Janeiro (RJ)

Fotografias tiradas, em 1928, por dois ângulos distintos do estádio do Tricolor das Laranjeiras, na partida entre o Fluminense e o Botafogo, tendo em 1º plano as quadras de tênis e ao fundo o casario do bairro do Flamengo com as palmeiras da Rua Paissandu, tomada do Morro Mundo Novo.

Berço do futebol nacional, o campo das Laranjeiras, localizado na sede do Fluminense, foi o palco do primeiro jogo da história da Seleção Brasileira, em 1914. A partida foi um amistoso contra os ingleses do Exeter City e os brasileiros levaram a melhor, vencendo por 2 a 0.

Ali, cinco anos depois, seria erguido o histórico Estádio das Laranjeiras, também conhecido como Estádio Manoel Schwartz. Construído para que o Brasil pudesse sediar o Campeonato Sul-Americano de Seleções em 1919, o Estádio das Laranjeiras foi o 1º do país.

A iniciativa da construção partiu de Arnaldo Guinle, patrono e presidente do Fluminense de 1916 a 1931. No 1º jogo do Sul-Americano de Seleções, competição hoje denominada Copa América, o Brasil enfrentou e goleou o Chile por 6 a 0. Realizada em 11 de maio de 1919, a partida marcou o primeiro jogo oficial do estádio.

Sete dias depois, as Laranjeiras receberia o primeiro Brasil x Argentina no país. Vitória do Brasil por 3 a 1. Mais tarde, a Seleção se sagraria campeã diante do Uruguai.

Em 1922, com recursos próprios e novamente por iniciativa do presidente Arnaldo Guinle, o Tricolor ampliou seu estádio, com capacidade de 18 mil para 25 mil torcedores, para sediar os jogos Latino-Americanos, evento que celebrava o centenário da independência do Brasil.

A sede das Laranjeiras foi o palco da competição, que foi realizada com pouco auxílio do poder público. Ainda naquele ano, o Brasil seria novamente o anfitrião do Sul-Americano de Seleções com as Laranjeiras como cenário. O bicampeonato veio com uma vitória por 3 a 0 sobre o Paraguai.

Parte importante da história da Seleção Brasileira, o Estádio das Laranjeiras é conhecido como o estádio onde o Brasil jamais perdeu. Entre 1914 e 1918, foram 18 jogos da verde e amarela nas Laranjeiras e nenhuma derrota.

A última conquista do Seleção no Estádio das Laranjeiras foi a Copa Rio Branco em 1931, quando o Brasil venceu o Uruguai por 3 a 2, com gols de Nilo, jogador com brilhante passagem pelo Fluminense.

Já o Tricolor disputou partidas no estádio até 2003, totalizando 842 jogos nas Laranjeiras. O estádio recebeu os treinos, as coletivas de imprensa e toda a preparação dos jogadores do Fluminense até 2016, quando foi inaugurado o CT da Barra da Tijuca.

FOTOS: site Levy Leiloeiro

FONTE: site do Fluminense F.C.

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Estádios, Fotos Históricas, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *