O Clube Centenário Pauferrense é uma agremiação do município de Pau dos Ferros, com uma população de cerca de 31 mil habitantes, fica a 389 km da capital (Natal) do estado do Rio Grande do Norte.
O “Carcará do Oeste” foi Fundado na quarta-feira, do dia 31 de Outubro de 1956. A equipe manda os seus jogos no Estádio Nove de Janeiro, capacidade de 2 mil pessoas, situado em Pau Ferros.
Campeão Invicto da Segunda Potiguar de 2009
O Centenário debutou no Campeonato Potiguar da 2ª Divisão de 2009, organizado pela Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF). A competição contou com a participação de seis equipes:
Clube Atlético Potengi (Natal);
Clube Centenário Pauferrense (Pau dos Ferros);
Macau Esporte Clube (Macau);
Palmeira Futebol Clube da Una (Goianinha);
Primo Fernandes (Luis Gomes);
Sport Clube Parnamirim (Parnamirim).
Na primeira fase, seis equipes foram divididos em duas chaves de três. O Centenário ficou no Grupo B, com Macau Esporte Clubee Primo Fernandes. A equipe terminou em 1º lugar com 10 pontos em quatro jogos; três vitórias e um empate; marcando 20 gols, sofrendo sete e um saldo positivo de 13.
Na decisão, enfrentou o Clube Atlético Potengi, em dois jogos para definir o campeão. No jogo de ida, no domingo, do dia 18 de outubro de 2009, o Centenário foi até Natal e arrancou um empate com o Potengi sem gols.
Com isso, no jogo da volta, no domingo, do dia 25 de outubro de 2009, o Centenário fez valer o mando de campo, e com gols de Canindezinho e Thiago, dois gols cada; e Diego fazendo o tento de honra dos visitantes, goleou Clube Atlético Potengi por 4 a 1, conquistando a Segundona Potiguar de forma invicta!
Assim, o Clube Centenário Pauferrense fez uma bela campanha: 14 pontos em seis jogos; quatro vitórias e dois empates; marcando 24 gols, sofrendo oito e um saldo positivo de 16.
Debutou na Elite Potiguar, em 2010
A estreia no Campeonato Potiguar da 1ª Divisão de 2010, organizado pela Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF), aconteceu no domingo, do dia 24 de janeiro de 2010, fora de casa, o Centenário venceu o Potyguar Seridoense, pelo placar de 1 a 0, em Currais Novos.
Apesar do triunfo, o “Carcará do Oeste” não conseguiu manter o nível terminando o 1º Turno, em 10º e último lugar, com oito pontos, em nove jogos: duas vitórias, dois empates e cinco derrotas; marcando cinco gols, sofrendo 16 e um saldo negativo 11.
Porém, no Segundo Turno, o Centenário teve um desempenho melhor, ficando na 4ª colocação, com 15 pontos, em nove jogos: cinco vitórias e quatro derrotas; marcando 15 gols, sofrendo 12 e um saldo positivo de três. Na classificação final, o Centenário fechou na 6ª posição: com 23 pontos, em 18 jogos: sete vitórias, dois empates e nove derrotas; marcando 20 gols, sofrendo 28 e um saldo negativo oito.
Na segunda participação em 2011, acabou rebaixado
No Campeonato Potiguar da 1ª Divisão de 2011, organizado pela Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF), o Centenário fez uma campanha decepcionante e acabou sendo rebaixado na 10ª e última colocação. Ao todo, foram 18 jogos e 12 pontos conquistados: três vitórias, três empates e 12 derrotas; marcando oito gols, sofrendo 32 tentos e um saldo negativo de 24.
Após a queda para a Segunda Divisão Potiguar, a diretoria do Clube Centenário Pauferrense resolveu “dar um tempo” e se afastou do futebol profissional.
Se retornará ou não, os números deixados em duas temporadas na Elite do Futebol Potiguar até aqui foram o seguinte: 35 pontos, em 36 jogos: 10 vitórias, cinco empates e nove derrotas; marcando 28 gols, sofrendo 60 e um saldo de menos 32.
Pesquisa, texto, desenho o escudo e uniforme: Sérgio Mello
FOTOS: Esporte em Alta – Nathanzinho
FONTES: Rsssf Brasil – Wikipédia – Página do clube no Facebook e Twitter