Breve História: Betim Futebol Clube – Betim (MG)

distintivo usado entre 2006 a 2008

Breve história da cidade de Betim/MG

A cidade de Betim fica na região metropolitana, a cerca de 30 km da capital (Belo Horizonte/MG). Cresceu bastante nos anos 70, impulsionada pela chegada da Fiat, que mudou o perfil pacato da região.

Atualmente, Betim tem hoje cerca de 500 mil habitantes. Mas curiosamente, nunca teve um clube de futebol profissional que representasse dignamente a cidade.

Betim Futebol Clube

Na terça-feira do dia 14 de Novembro de 2006, é Fundado o Betim Futebol Clube, um grupo de abnegados atuantes no futebol amador. O 1º presidente foi Wellington Wadson Lins. Infelizmente a Prefeitura Municipal não apoiou o projeto e o clube foi mesmo comandado por pouquíssimas pessoas. Com isso, o Wellington Wadson Lins foi uma espécie de “faz tudo”.

Debutou no futebol profissional

A estréia no profissionalismo foi no Campeonato Mineiro da 2ª Divisão (na prática, a Terceira, uma vez que a 1ª Divisão é o Módulos I e a 2ª Divisão é o Módulos II) de 2007.

Lembrando que o Betim Futebol Clube não possui estádio e nem sede próprios e mandou seus jogos no campo do Vera Cruz, clube amador da cidade. A campanha foi catastrófica. Sem apoio financeiro, o clube recrutou atletas locais “semi profissionais”, oriundos de equipes amadoras da região.

O técnico foi Dirceu Bernardino, o “folclóricoDirceu Belisquete, ex-atacante de relativo sucesso no América Mineiro e Villa Nova nos anos 70. A equipe perdeu todos os jogos:

Betim0X3FunorteEm casa
Nacional de Uberaba2X1BetimFora de casa
Arsenal3X1BetimFora de casa
Betim0X2União LuzienseEm casa
Betim0X1Venda NovaFora de casa
Ideal 7Lagoas6X0BetimEm casa

Mas o pior estava por vir: a 7ª partida seria em Araxá, no Triangulo Mineiro, a cerca de 500 km de Belo Horizonte. A dificuldade financeira era evidente e o presidente do clube mal conseguia arcar com as taxas da FMF (Federação Mineira de Futebol).

O transporte dos atletas seria feito em duas vans, largamente utilizadas para transporte escolar. Ocorre que uma delas quebrou no caminho e a equipe se apresentou em Araxá com apenas sete atletas.

Como o material esportivo ficou na van que não concluiu a viagem, o Betim Futebol Clube não pode disputar a partida por falta de caneleiras. Após esse episódio, evidentemente o clube foi retirado da competição e todos os seus resultados foram anulados.

Como curiosidade, o clube também disputou naquele ano (2006) os estaduais da categorias de base, com resultados igualmente pífios. A FMF suspendeu a filiação do Betim Futebol Clube.

distintivo usado a partir de 2009

Após reestruturação completa, o clube ressurgiu em 2009, sob o comando de nova diretoria, com o presidente Mauricio Ferreira e o diretor Carlos Silva na frente. Mudaram o escudo, acrescentando a frase “família unida”, como forma de incentivar a participação da comunidade local.

Nesse ano, o campo do Vera Cruz não foi aprovado e os jogos seriam mandados em Itaúna, cerca de 60 km de Betim. Houve colaboração da Prefeitura Municipal e os resultados foram um pouco melhores, com a equipe terminando em 4º lugar (entre cinco equipes) na sua chave, do Campeonato Mineiro da 2ª Divisão.

Foram oito jogos e quatro pontos; uma vitória, um empate  e seis derrotas; marcando cinco gols, sofrendo 16 e um saldo de menos 11. Dessa vez, o comando técnico foi do ex-atacante Paloma, com passagens pelo América Mineiro, nos anos 90. Eis a campanha:

Fluminense Araguari3X0BetimFora de casa
Betim0X2MamoréEm casa
Unitri2X0BetimFora de casa
Betim1X2PirarporaEm casa
Pirarpora0X1BetimFora de casa
Betim0X1UnitriEm casa
Mamoré4X1BetimFora de casa
Betim2X2Fluminense AraguariEm casa

Em 2010, novamente com dificuldades financeiras, o Betim Futebol Clube não se inscreveu para a disputa profissional, participando apenas das competições de categorias de base.

FONTES: Picasaweb – Orkut – Federação Mineira de Futebol (FMF)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Breve História: Betim Futebol Clube – Betim (MG)

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Olá, Wellington, boa noite.
    Não há problema algum.
    Pode enviar, se assim desejar, a história e os escudos utilizados para o email: sergiomellojornalismo@msn.com
    O História do Futebol procura valorizar os clubes extintos, pequeno e médio investimento!

    Um forte abraço!

  2. Wellington wadson Lins

    Sou Wellington Wadson Lins, presidente da fundação Betim futebol clube, a história não é desta forma, não os fatos são outros, não paramos nossas atividades, jogamos os campeonatos brasileiro e os campeonatis mineiros, estamos a disposição para informar a história do Betim futebol clube, que continua em pleno atividades até nos dias atuais de hoje, estamos a disposição para tidos os esclarecimentos que forem necessários para a informação para todas as pessoas, nosso telefone 31 99772-3146

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *