Inédito!! União Frederiquense de Futebol – Frederico Westphalen (RS)

O União Frederiquense de Futebol é uma agremiação do município de Frederico Westphalen (com uma população de cerca de 31 mil habitantes), que fica a 434 k da capital (Porto Alegre) do estado do Rio Grande do Sul.  

O “Leão da Colina” foi Fundado na terça-feira, do dia 03 de Agosto de 2010, com a finalidade de eliminar rivalidades locais, visto que dificilmente seria possível ingressar profissionalmente com qualquer um dos dois principais clubes amadores do município, Ipiranga e Itapagé.

Sendo assim, pessoas ligadas aos dois clubes – e também a outros amadores do município – optaram por criar uma nova via, o União Frederiquense, que se tornou o 1º clube profissional da história de Frederico Westphalen.

O Ipiranga segue como um clube social, enquanto que o Itapagé atualmente possui ativo somente o futebol de categoria amadora de veteranos. As cores do União Frederiquense foram escolhidas justamente para acabar com qualquer resquício de rivalidade local. Unem-se o verde do Ipiranga, o branco (neutro) e o vermelho do Itapagé.

Arena Westphalen

O União sedia seus jogos na Arena Westphalen, com capacidade para 3 mil pessoas, localizado na Estrada Santo Caeran, s/n, – B. Faguense, em Frederico Westphalen. Já a sua Sede está situada na Rua Rui Barbosa, nº 784 – Sala 02, no Centro de Frederico Westphalen.

A mascote oficial do União Frederiquense é um leão, denominado Leão da Colina, e o Hino Oficial do clube tem por título “Heróico filho do Barril“, ambos escolhidos em concurso aberto aos torcedores em geral.

Heróico filho do Barril

União Frederiquense
Glorioso, time guerreiro
Orgulho de nossa terra
Gaúcho e brasileiro

Dentro e fora da Colina
Heróico filho do Barril
Ser campeão é tua sina
Em todos os cantos do Brasil

União Frederiquense
Glorioso, time guerreiro
Orgulho de nossa terra
Gaúcho e brasileiro

Pra frente, sempre pra frente       
Postura de vencedor
Não teme nenhum oponente
Tens na raça o teu maior valor

União Frederiquense
Glorioso, time guerreiro
Orgulho de nossa terra
Gaúcho e brasileiro

Verde, vermelho e branco, a aliança
Nas tuas cores, nossa paixão
Tuas conquistas, nossa esperança
Honra, respeito e tradição

União Frederiquense
Glorioso, time guerreiro
Orgulho de nossa terra
Gaúcho e brasileiro

A atual diretoria do clube tem como presidente o advogado e empresário, Vinícius Girardi. União Frederiquense foi filiado na Federação Gaúcha de Futebol em setembro de 2010 e disputou a Divisão de Acesso do Gauchão de 2011 a 2014.

EM PÉ (esquerda para a direita): Rodrigo Souza (técnico), Luís Cetin, Talis, Jander, Cleiton e Deivison;
AGACHADOS (esquerda para a direita): João Ricardo Bueno Lemes (massagista), Lorenzo, Lessa, Joãozinho, Marcos Felipe, Igor e Henrique.

Em 04 de junho de 2014 o clube chegou à sua primeira grande conquista, quando obteve uma das três vagas à elite do futebol gaúcho – o Gauchão -, competição que disputou em 2015. Entretanto, o clube alcançou apenas a 15ª posição entre 16 clubes e, assim, regressou à Divisão de Acesso.

Ainda em 2015, conquistou o primeiro titulo de sua história, a Copa Valmir Louruz. Em 2016, a equipe chegou ao quadrangular final da Divisão de Acesso, mas não conseguiu a vaga para a Primeira Divisão Gaúcha.

Em 2017, a equipe não passou da fase classificatória. Em 2018, a equipe também não saiu da fase classificatória. No mesmo ano, o União Frederiquense inaugurou sua arena, com capacidade inicial de 1.400 pessoas.

Em 2019, o time de Frederico Westphalen escapou do rebaixamento para a Terceirona na última rodada, ao vencer o São Borja por 2 a 0. Em novembro de 2021, o União conquista seu primeiro título de expressão: o do Campeonato Gaucho da Divisão de Acesso, após empatar por 0 a 0 na ida e golear por 5 a 0 na volta o tradicional Guarany de Bagé.

Com o título e a vaga para a final, garantiu acesso ao Campeonato Gaúcho da 1ª Divisão de 2022 pela segunda vez na sua história. Porém, terminou o Gauchão na 11ª e penúltimo lugar (foram 11 jogos, com nove pontos; duas vitórias, três empates e seis derrotas; oito gols pró, 16 tentos contra e um saldo negativo de oito) e acabou rebaixado.

FONTES E FOTOS: Wikipédia – Página do clube no Facebook – site oficial do clube

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *