Elite Football Club + União Rafardense F.C. surgiu o Rafard Clube Atlético – Rafard (SP), em 1943

O pequeno município Rafard, que fica a 142 km da capital, onde fica a empresa de Açúcar União localizada no Interior do estado de São Paulo. Com pouco mais de 9 mil habitantes, o esporte bretão, teve um papel importante para a localidade.

Surge Elite Football Club

Na década de 20, quando Rafard ainda era um distrito da cidade de Capivari, surgiu o 3 de Maio Football Club. Em 1928, nasceu o Elite Football Club, nas cores alvinegras.

É fundado o União Rafardense

Cerca de dois anos depois, foi Fundado o no dia 16 de Fevereiro de 1930, o URFC (União Rafardense Football Club), cuja cores eram verde e branco.  

Nasce o Rafard Clube Atlético

Em especial, o Elite e URFC existiram até a quarta-feira, do dia 08 de Dezembro de 1943, quando fizeram a fusão, dando origem ao Rafard Clube Atlético. As cores escolhidas: preto (do Elite), Verde (URFC) e o branco (ambos possuíam).

Com esse novo modelo, o “Elefante da Ituana” disputou a sua 1ª competição em nível estadual: o Campeonato Paulista do Interior de 1946, que contou com a participação de 145 equipes de todo o estado, divididas em Região e Zona.

O Rafard CA disputou a 4º Região1º Zona, junto com tradicionais equipes do nosso interior como: EC Primavera (Indaiatuba), Capivariano FC, AA Juventus (Rafard), AA Saltense, Estudantes Saltenses FC, EC Oficina Gazzola (Itu) e AA Portofelicense.

O clube ganhou a ajuda da Usina e se profissionalizou em 1954, e, no mesmo ano, disputou o Campeonato Paulista da 3ª Divisão.

A equipe mandava os seus jogos no Estádio Usina Rafard, que possuía campo de futebol com muros, alambrados, refletores (inaugurado em 1956), marcador, vestiários, dependência para acomodar atletas, quadra de esportes e até mesmo um parquinho para as crianças.

O campo ficava praticamente dentro da Usina Rafard, ficava localizado na Rua Engenho (próximo à Estação Ferroviária da antiga Estrada de Ferro Sorocabana), s/n, no Centro de Rafard.

Em 1956, 1957 e 1958, disputou o Campeonato Paulista do Interior. Lembrando que ao longo desse período, o Rafard também se fazia presente no Campeonato Citadino de Capivari, disputando as competições da Liga Capivariana.   

Em1959, retornou Campeonato Paulista da 3ª Divisão. Entre os anos de 1960, 1961 e 1962, o Rafard participou do Campeonato Paulista da 4ª Divisão. Depois, infelizmente, o Rafard Clube Atlético se afastou do futebol profissional.

Nesse período áureo, os torcedores se concentravam na Rua Mauricio Allain, que possuíam bares, pipoqueiros, sorveteiro, etc., sempre cheio. Os jogos eram muito concorridos e se tornavam o maior evento do antigo distrito. Aqueles que não conseguiam entrar no estádio ficavam ligados na Rádio Cacique de Capivari, que transmitiam os jogos.

FONTES: Wikipédia – Prefeitura Municipal de Rafard – Página no Facebook “Rfm Rafard” – O Semanário – Página no Facebook “Rafard 50 anos”

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Elite Football Club + União Rafardense F.C. surgiu o Rafard Clube Atlético – Rafard (SP), em 1943

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *