Escudo Raro dos anos 70: Umuarama Futebol Clube – Umuarama (PR)

Umuarama Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de Umuarama (PR). O “Tigrão da Baixada” foi Fundado na quinta-feira, do dia 25 de Novembro de 1971. A mascote era um índiozinho.

A sua Sede administrativa ficava situado na Estrada Serra dos Dourados, s/n – Lote 27, no Centro de Umuarama. A equipe mandava os seus jogos no Estádio Municipal Lucio Pipino, o “Gigante da Baixada“.

atacante Vaquinha

Amistosos contra alguns gigantes do país, em Umuarama

Umuarama x S.E. Palmeiras/SP

Na terça-feira, do dia 26 de Junho de 1973, o Umuarama recebeu o Palmeiras, em amistoso nacional, no Estádio Gigante da Baixada. O time alviverde paulista venceu por 1 a 0, gol de Fedato aos 40 minutos do 1º tempo. O Árbitro foiCélio Laudelino da Silva (PR). A Renda foi de Cr$ 50 mil cruzeiros.

Umuarama: Leonel; Alonso, Virgílio, Bô e Beto; Nenê (Jairo) e Índio; Paulo Borges (Darci), Jaime, Joãozinho e China.                                               

Palmeiras: Raul Marcel; Eurico, João Carlos, Zeca e Celso; Dudu e Ademir da Guia; Edu Bala, Mílton (Ronaldo), César Maluco (Pio) e Fedato. Técnico: Oswaldo Brandão.

Umuarama x S.C. Corinthians/SP

Em amistoso nacional, às 21h30min., da quarta-feira, no dia 05 de Dezembro de 1973, o Umuarama Corinthians (SP) empataram em 1 a 1. Vaguinho abriu o placar para o Timão, enquanto Índio deixou tudo igual para o delírio da torcida presente, no Gigante da Baixada. O Estádio lotado e uma Renda de Cr$ 138 mil cruzeiros. Pela partida o clube paulista recebeu uma cota de 62 mil cruzeiros, livre de despesas.

Corinthians: Ado; Zé Maria,Laércio, Vagner e Wladimir; Tião e Zé Roberto; Vaguinho, Adãozinho, Roberto e Marco Antônio. Técnico: Dorival Knipel, “Yustrich”. Desfalques: Rivellino não jogou por estar com uma lesão no braço direito; enquanto Lance estava com o joelho machucado.   

recorte da revista Placar

Umuarama x C.R. Flamengo/RJ

Na quinta-feira, do dia 18 de Abril de 1974, em amistoso nacional, o Umuarama venceu o Flamengo (RJ) por 1 a 0, no Estádio Gigante da Baixada. O gol da vitória saiu aos 34 minutos da fase final por intermédio de Afonso Pinto. A Renda foi de cerca de 90 mil cruzeiros. Afonso Oliveira foi o árbitro da partida.

Umuarama: Léo; Alunino, Virgilio (Tomé), Bô e Beto; Nenê e Índio; Afonso Pinto, Darci, Laranjal e Jaime.

Flamengo: Cantarelle; Aluísio, Rondinelli, Luís Carlos e Rodrigues Neto (Nei); Liminha (Paulinho) e Zé Mário; Paulinho (Doval), Zico (Geraldo Assoviador), Dadá Maravilha e Arílson (Julinho). Técnico: Jouber.

Umuarama x Santos F.C./SP

No final da década de 80, o Umuarama enfrentou, em amistoso, o Santos Futebol Clube (SP) duas vezes: no domingo, do dia 27 de Janeiro de 1988, o “Tigrão da Baixada” venceu o Peixe por 2 a 0; enquanto na quarta-feira, do dia 1ª de Fevereiro de 1989, a partida terminou empatada em 1 a 1. Ambos os jogos foram realizados no Estádio Municipal Lucio Pipino, o Gigante da Baixada.

No Campeonato Paranaense da 1ª Divisão, o “Tigrão da Baixada” participou de 10 edições: 1973, 1974, 1975, 1976, 1977, 1978, 1979, 1980, 1989 e 1990. Esteve presente na Taça Norte de 1973 e no Torneio da Morte de 1979.

Time da década de 70 – EM PÉ (Esquerda para a direita): Zuring (técnico), Aluísio, Leonel, Virgílio, Nenê, Bô, Tomé e João Turuca;
AGACHADOS (Esquerda para a direita): Afonso, Darci, Vaquinha, Índio e Jaime Pepino.

Vice-campeão em 1986

A principal conquista da equipe foi ser vice-campeã do Campeonato Paranaense da Segunda Divisão de 1986, organizado pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), perdendo o título para o Pato Branco Esporte Clube. O Umuarama Futebol Clube acabou sendo extinto na década de 90.

Desenho do uniforme, escudo e texto: Sérgio Mello

Colaborou: Rodrigo S. Oliveira

FONTES: Wikipédia – Diário da Tarde (PR) – Acervo Santista – Futebol 80 – Jornal dos Sports – Revista Placar

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Paraná em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

5 pensou em “Escudo Raro dos anos 70: Umuarama Futebol Clube – Umuarama (PR)

  1. Alcides Garcia Ortiz

    Esse Umuarama Futebol Clube era minha paixão, na minha juventude. Tenho muitas saudade daqueles tempos!

  2. Sérgio Mello Autor do post

    Arthur, acredito que a cidade voltará a ter um time competitivo!
    A cidade é apaixonada por futebol e isso faz a diferença!
    Abs.

  3. ARTHUR LUCAS BIANCHIN

    TRISTE SOU DE UMUARAMA E TENHO 11 ANOS SEMPRE QUIS VER O UMUARAMA JOGAR FUTEBOL MAS INFELIZMENTE NAO TIVE ESSA ESPERIENCIA MAS TENHO ESPERANÇA DE VERLO JOGAR ALGUN DIA MEU PAI ERA DE UMA TORCIDA ORGANIZADA DO UMUARAMA E FALA MUITO BEM DELE

  4. Luiz de Souza

    Umuarama Atlético Clube, fundado em 15/08/1987, profissionalizou – se em 1990 (19/11/1990 início da atividade CNPJ) . Cores : Azul, Amarelo e Branco. Disputou o Campeonato Paranaense 1° Divisão de 1991 , 1992 e 1993. Mandou alguns jogos em Tapira, Estádio Municipal de Tapira (Pardalzão ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *