Bangu Sport Club – Recife (PE): “Rubro-Negro Suburbano”

O Bangu Sport Club foi uma agremiação da cidade do Recife (PE). Devido as limitações em encontrar a história completa desta equipe, podemos mencionar três fases. Na década de 10, existia o alviverdeBangu Foot-Ball Club“, que ficava no bairro do Giquiá” (atual Jiquiá). Em 1916, participou da Liga Sportiva Pernambucana.

Nos anos 20, apareceu o Sport Club Bangu, que foi fundado em 12 de Julho, pelo desportista Waldemar Vianna. A sua Sede ficava na Estrada dos Remédios, em Afogados, em Recife. Depois se transferiu para a Rua Bartolomeu Gusmão, nº 71 depois 191, no bairro Madalena, em Recife.

O time mandava os seus jogos no Campo do Sport Club Flamengo, também no bairro Madalena. Em 1927, teve como Presidente: Severino Wenceslau. Entre 1930, 1931, 1932 e 1933, disputou as competições organizadas pela Associação Suburbana dos Desportos Terrestres (ASDT).

A modesta agremiação sofreu um baque na quinta-feira, do dia 27 de Abril de 1933, quando a Secretaria da Segurança Pública do Recife, interditou o clube em razão do mesmo não estar regularizado.

Coincidência ou não, o clube sumiu do mapa e no ano seguinte surgiu outro homônimo: Bangu Sport Club, que foi Fundado no sábado, do dia 29 de Dezembro de 1934. A sua alcunha era: “Rubro-negro Boavistano e/ou “Rubro-negro Suburbano“.

O Bangu realizou algumas mudanças de Sedes Sociais, mas em comum, sempre no mesmo bairro: Boa Vista, no Recife: Rua Aurora, nº 63; Rua do Hospício, nº 394; Rua Gervásio Pires, nº 356; Travessa Veras, nº 83; Rua Velha, nº 307.

O “Rubro-negro Suburbano” possuíam várias modalidades esportivas: ciclismo, corridas, natação, boxe, ping-pong, futebol e voleibol. Além disso, em 1936, foi criado um grêmio carnavalesco “Chupa Pedra“.   

Time base de 1935: Luiz; Hans e Mario; Garcia, Jamerson (Cap.) e João; Gilberto, Vilmar, Tobias, Gallo e Engraxador.

FONTES: Diário de Pernambuco (PE) – Diário da Manhã (PE) – Pequeno Jornal (PE) – Jornal de Recife (PE) – A Província (PE)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Pernambuco em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *