Clube Cimento Paraíso – Italva (RJ): disputou competições em três ligas diferentes

O Clube Cimento Paraíso é uma agremiação da cidade de Italva (RJ). O “Auriverde Italvense” foi Fundado na quinta-feira, do dia 26 de Outubro de 1944, por funcionários da Cia. Cimento Portland “Paraíso” (constituído em 26 de setembro de 1940). A sua Sede e a Praça de Esportes ficam localizados na Rua Vila Operária, s/n, no bairro Cimento Paraíso, em Italva (RJ).

Curiosidades

Vale lembrar, que até 09 de outubro de 1944, a localidade se chamava Monção. A partir daí passou a se chamar Italva, que era um distrito da cidade de Campos dos Goytacazes. Italva ganhou status de município, por meio da Lei Estadual 999, em 12 de junho de 1986.

O significado da palavra “Italva” é uma junção da palavra tupi ‘Itá’, “pedra“, com a palavra portuguesa “alva“. Traduzindo: pedra branca“, numa referência à abundância de calcário em seu subsolo.

Italva pertence à Região Noroeste Fluminense, que também abrange os municípios de Aperibé, Bom Jesus de Itabapoana, Cambuci, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José do Ubá e Varre-Sai.

Italva é estrategicamente bem localizada, cortada bem ao meio pela BR 356 e faz divisas com Bom Jesus do Itabapoana (42 km), Cambuci (35 km), Campos dos Goytacazes (61 km), Cardoso Moreira (13 km), Itaperuna (41 km) e São Fidélis (45 km) e fica a 345 quilômetros da capital Rio de Janeiro e menos de 100 km das fronteiras com Minas Gerais e Espírito Santo, o que possibilita um grande tráfego de pessoas e automotores no município.

modelo da década de 70

Clube jogou em três ligas diferentes

Até 1954, era filiado a Liga Campista de Desportos (LCD). Já em 1955 e 1956, disputou as competições da Liga Desportiva Bonjesuense (LDB). Em 1957 se filiou a Liga Itaperunense de Desportos (LID).

O Clube Cimento Paraíso tentou ingressar no Campeonato Citadino de Itaperuna, mas a Federação Fluminense de Desportos (FFD), vetou, mesmo com o apelo das equipes Itaperunenses.  

Praça de Esportes do Clube Cimento Paraíso

Bicampeão Itaperunense

Porém, em 1959, conseguiu disputar o Campeonato Citadino de Itaperuna, onde foi bicampeão em 1960-61, organizado pela Liga Itaperunense de Desportos (LID).  

Domingo, no dia 12 de Junho de 1960

Comercio Industria x Cimento Paraíso

Laje x Unidos

Domingo, no dia 26 de Junho de 1960

Porto Alegre x Cimento Paraíso

Retiro x Comercio Industria

Domingo, no dia 24 de Julho de 1960

Cimento Paraíso 3 x 1 Porto Alegre

Comercio Industria 2 x 1 Retiro

Domingo, no dia 31 de Julho de 1960

Porto Alegre x Comercio Industria

Venancense x Laje

Cimento Paraíso x Retiro

Domingo, no dia 02 de Outubro de 1960

Cimento Paraíso 4 x 0 Comercio Industria

Unidos 5 x 0 Lages

Domingo, no dia 16 de Outubro de 1960

Cimento Paraíso x Porto Alegre

Comercio Industria x Retiro

Domingo, no dia 23 de Outubro de 1960

Comercio Industria x Porto Alegre

Laje x Venancense

Retiro x Cimento Paraíso

Campeão Bom-jesuense

Desfile do dia 7 de Setembro, na década de 70

Foi campeão do Campeonato Citadino de Bom Jesus do Itabapoana de 1963, nas duas divisões, organizado pela Liga Desportiva Bonjesuense (LDB).

Em 1964, voltou para a Liga Itaperunense de Desportos (LID). Nesse ano um participante mineiro: Tombense Futebol Clube (debutará no Brasileiro da Série B de 2022), da cidade de Tombos, que fica a 49,2km de distância da cidade de Itaperuna. Os demais participantes: Unidos, Italva, Retiro, Lajes, Fluminense, Natividade e Venancense.

Retorno ao Campeonato Campista

Entrada da Sede Social

Em 1969, voltou a jogar na Liga Campista de Desportos (LCD), onde disputou a Divisão de Acesso. Participaram: União de Santa Cruz (Santa Cruz); Martins Lage; Cardoso Moreira; União dos Servidores Municipais (Caju); Grêmio Social; Esporte Clube Italva; União de Ururaí (Ururaí); Esporte Clube Sapucaia; União do Queimado.

O time base era: Joel; Caldeira, Wilson, Valcir e Maurício; Antenógenes e Salustriano; Edinho, Abel, Eliseu e Adilson.

Ganhou o direito de disputar uma competição profissional, mas…

Em 1970, voltou a jogar a Divisão de Acesso, da LCD. Participaram: União de Santa Cruz (Santa Cruz); Esporte Clube Martins Lage (Martins Lage); Cardoso Moreira; União dos Servidores Municipais (Caju); Grêmio Social da FEI; Esporte Clube Italva; União de Ururaí (Ururaí); Esporte Clube Sapucaia; União do Queimado.

No final, o Cimento Paraíso e o Sapucaia conquistaram as vagas para jogar o Campeonato da Divisão Extra de Profissionais Campista, LCD. As demais colocações ficaram assim:

Cardoso Moreira (seis pontos perdidos);

Esporte Clube Italva (oito pontos perdidos);

Grêmio Social (nove pontos perdidos);

União de Ururaí (dez pontos perdidos);

5º  União de Santa Cruz (dez pontos perdidos);

União dos Servidores Municipais (12 pontos perdidos);

Martins Lage (13 pontos perdidos);

União do Queimado (14 pontos perdidos).

Porém, o Cimento Paraíso acabou desistindo de disputar o certame, abrindo vaga para o Cardoso Moreira, que entrou no seu lugar.

No Campista, boas participações

parte frontal do clube

Em 1973, participou do Campeonato Campista de Futebol Amador. Participaram: Nacional (Saturnino Braga); Beira do Taí; União de Santa Cruz (Santa Cruz); União dos Servidores Municipais (Caju); Esporte Clube Italva; Municipal; Santo Antônio do Beco; União de Ururaí (Ururaí).

Faltando uma última rodada para o fim, se enfrentaram União dos Servidores (100% de aproveitamento) e Cimento Paraíso (apenas um ponto perdido), a fim de decidir o título. A classificação era a seguinte:

União dos Servidores Municipais (zero ponto perdido);

Clube Cimento Paraíso (um ponto perdido);

Nacional de Saturnino Braga (quatro pontos perdidos);

Santo Antônio do Beco e  Municipal (cinco pontos perdidos);

União de Santa Cruz (sete pontos perdidos);

Beira do Taí (oito pontos perdidos);

União de Ururaí (nove pontos perdidos);

Esporte Clube Italva (11 pontos perdidos);

10º Atlético do Poço (13 pontos perdidos);

Em 1974, esteve presente do Campeonato Campista de Futebol Amador. A competição contou com as seguintes equipes: Aliança (Mineiros); Atlético; Estrela; São Sebastião; União de Ururaí; Santa Cruz; Cardoso Moreira; União de Guarus; União dos Servidores Municipais; São João; Santo Antônio.

Em 1975, o time disputou o Campeonato Regional do Norte Fluminense. Estiveram presentes: Porto Alegre; Paduano; Leite Glória; Paraíso; Olímpico; Natividade; Comércio; Porciuncalense; Unidos; Italva; Laje.

Em 1978, o Cimento Paraíso fez parte do I Campeonato de Futebol da Divisão Especial de Campos. A 1ª rodada – que teve início na quinta-feira, do dia 02 de Março de 1978 – teve os seguintes resultados:

Goytacaz 2 x 0 Americano;

Cambaíba 4 x 3 Santo Antonio;

União de Santa Cruz 1 x 1 Rio Branco;

Cimento Paraíso 0 x 0 Paraíso.

No domingo, do dia 19 de março de 1978, o Americano ficou no empate em 1 a 1 com o Cimento Paraíso. O Cardoso Moreira derrotou o Sapucaia por 2 a 1. O União Santa Cruz bateu o Santo Antonio pelo placar de 3 a 1.

Declínio na década 80

salão de eventos

Na década de 80, o clube sumiu do mapa das competições regionais. A partir daí o declínio foi crescendo até chegar ao ápice, quando a sede social ficou abandonada, com a vegetação tomando conta. A reportagem do “Italva em Foco“, no dia 20 de janeiro de 2014, fez uma narrativa preocupante:

As instalações do clube de Cimento Paraíso continuam abandonadas. Local de encontro de pessoas de toda a região no passado, o clube está se acabando aos poucos.  Por todos os lados a vegetação está tomando conta. O salão, que já abrigou um cinema e recebeu diversos shows e apresentações culturais, retrata um grande abandono e a estrutura do telhado mostra visível desgaste com o tempo. O alambrado do campo está todo enferrujado e caindo. Segundo informações, o imóvel foi doado ao município há alguns anos atrás para que o mesmo pudesse zelar pelo patrimônio. Moradores de Cimento criaram uma petição on line em 2013 solicitando ao prefeito a reforma do local“.  

Sai: ‘Clube Cimento Paraíso’. Entra: ‘Centro Cultural de Cimento Paraíso’

O empenho dos moradores deu resultado, e, no dia 17 de agosto de 2020, o Prefeito em exercício de Italva, Alcirley Lima e o Secretário Municipal de Chefia de Gabinete Walber Gomes, afirmaram que as obras de recuperação e construção do “ Centro Cultural de Cimento Paraíso “.

Assim, o sonho dos italvenses está perto de ser realizado, onde o Clube de Cimento Paraíso, dará lugar a um Centro Cultural Multiuso

Desenho dos escudos, uniforme, pesquisa e texto: Sérgio Mello

FOTOS: Página no Facebook “Cimento Paraíso” – Flávio RebelCláudio Pandora (ex-jogador profissional)

FONTES: Wikipédia – Última Hora (RJ) – Página no Facebook “Cimento Paraíso” – Diário de Notícias (RJ) – Revista O Cruzeiro – O Observador Econômico e Financeiro (RJ) – Diário de Notícias (RJ) – A Noite (RJ) – Jornal dos Sports (RJ) – O Fluminense (RJ) – A Luta Democrática (RJ) – site Italva em Foco – Página no Facebook “Cimento Paraíso” – Portal Entre Cidades Norte e Noroeste Fluminense  

Um comentário em “Clube Cimento Paraíso – Italva (RJ): disputou competições em três ligas diferentes

  1. Alcides francisco gaby

    Fui criado em Cimento Paraíso indo morar lá na década de 40 até a década de 70, precisamente janeiro 1973. Por tanto conheço bem a história do clube que leva o mesmo nome (Club. Cimento Paraíso) o qual cheguei jogar por ele.
    Antes de C.C.P. chamava-se OPERÁRIO.
    Aliás, me lembro da escalação;
    Saturnino
    Péricles e Omar
    Baiano, Julião Cavalo e Peruinha
    Campistinha, um meia que não me lembro, Eli, Badeco e Arides. (todos já se foram) a campo era perto do escritório da fábrica.
    Quero terminar dizendo que fico feliz em saber que o antigo Cine Severino da Silva vai ser transformado em ponto turístico depois de eu tanto desejar e pedir que houvesse ali um museu para exibir a história do club mais vitorioso da época.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *