Inédito!! Porto Novo Futebol Clube – São Gonçalo (RJ): Campeão Gonçalense de 1921

O Porto Novo Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de São Gonçalo, na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. A sua Sede e a Praça de Esportes ficavam localizados na Rua Capitão João Manoel, s/n, no Bairro Porto Novo, em São Gonçalo (RJ).

Fundado no Sábado, do dia 10 de Janeiro de 1920, por desportistas do bairro de Porto Novo, nas cores rubro-anil, com o nome de Porto Novo Football Club. Na quarta-feira, do dia 03 de Abril de 1929, o clube foi reorganizado, alterando as cores para auriverde, mas sem alterar a data de fundação.

No domingo, do dia 1º de Maio de 1921, no festival promovido pela Sociedade Gonçalense de Desportos. No 1º jogo, venceu o Wisth; enquanto o Carioca superou o time B do Gonçalense. Na final, o Porto Novo venceu o Carioca, e faturou a Taça Dr. Norival de Freitas.

Acervo de Roberto S. Quintanilha

No mesmo ano, o Porto Novo foi campeão do II Campeonato Gonçalense de futebol de 1921. Organizado pela Liga Sportiva Gonçalense (LSG), a competição contou com a participação de sete clubes: Carioca Football Club Club Athletico Mutondo Parahyba Football Club Porto Novo Football Club Sociedade Gonçalense de Desportos Tamoyo Football Club Wisth Football Club.

Foto dos anos 30/40

Em maio de 1923, Felisberto do Amaral foi o 1º jogador do clube a se transferir para uma agremiação da capital. No caso, o Carioca Football Club, da 1ª Divisão do Campeonato Carioca, organizado pela Liga Metropolitana

Em 1933, o Porto Novo solicitou desligamento da Associação Gonçalense de Esportes Athleticos (AGEA).

Em 1948, foi eleita uma das diretorias consideradas que impulsionou o progresso da agremiação: Oswaldo Ornellas (presidente); Ademar Pereira Gomes (vice-presidente); Manoel Teixeira de Almeida Filho (1º Secretário); Aclinôr Gomes (2º Secretário); Joaquim Alves da Silva (1º Tesoureiro); João José Ornellas (2º Tesoureiro); Joaquim Ribeiro (Diretor de Esportes).

Em 1960, o Porto Novo se sagrou campeão do Torneio Popular de Futebol Edésio da Cruz Nunes, que reuniu 21 agremiações de Niterói e São Gonçalo. Na Série Augusto de Gregório (fase inicial), o Porto Novo Futebol Clube faturou o título. Em 12 jogos, somou 15 pontos; com cinco vitórias, cinco empates e duas derrotas; marcando 33 gols, sofrendo 26 e um saldo positivo de sete tentos.

Foto da década de 40

Abaixo os resultados:

Primeiro Turno

Porto Novo Futebol Clube4X3Associação Atlética Santa Cruz
Porto Novo Futebol Clube4X5Portinho Futebol Clube
Porto Novo Futebol Clube2X2Universal Mirim Esporte Clube *
Porto Novo Futebol Clube2X0Esporte Clube Agra
Porto Novo Futebol Clube1X1Mangueira Futebol Clube
Porto Novo Futebol Clube3X3Veterano Futebol Clube

* ganhou os pontos no Conselho de Justiça

Segundo Turno

Porto Novo Futebol Clube2X2Associação Atlética Santa Cruz
Porto Novo Futebol Clube4X4Portinho Futebol Clube
Porto Novo Futebol Clube1X1Universal Mirim Esporte Clube
Porto Novo Futebol Clube1X2Esporte Clube Agra
Porto Novo Futebol Clube6X2Mangueira Futebol Clube
Porto Novo Futebol Clube3X1Veterano Futebol Clube

A equipe de Aspirantes do Porto Novo foi campeão da Série Plínio Carvalhido, conquistando o título de campeão da Eficiência e vice-campeão da Disciplina.

A Diretoria de 1960 era composta pelos seguintes membros: Waldemar Rodrigues (Presidente); Oswaldo Ornellas (Presidente de Honra); Egerton Silva (Vice-presidente); Geraldo Ornellas e José Ribeiro Dias (Secretários); Euclides Vieira e Antonio Gonçalves Dias (Tesoureiros); Rossine Rocha (Diretor Social); Alvaro Braga e Lourival Lopes Soares,’Louro’ nos Aapirantes (Diretores de Esportes).

Foto dos anos 50

Time base de 1929: Napoleão; Gudão e Décio; Djalma, Guarany e Rangel; Vabo, Carango, Mario, Russo e Lauro.

Desenho do escudo e uniforme: Sérgio Mello

FOTOS: Acervo de Roberto S. Quintanilha

FONTES: O Imparcial (RJ)- O Fluminense – Gazeta de Notícias (RJ) – Correio da Manhã (RJ)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *