Sociedade Esportiva Paraty – Paraty (RJ): estreará no Carioca da Série C de 2022

A Sociedade Esportiva Paraty é uma agremiação da cidade de Paraty, situado na região sul fluminense do estado do Rio de Janeiro. A localidade fica a 258 km da capital e conta com uma população de 50.374 habitantes, segundo o IBGE/2014.

Fundado no domingo, do dia 27 de Outubro de 2013, com o nome de Associação Esportiva Independente Futebol Clube. Em setembro de 2021, alterou para a nomenclatura atual. A sua Sede Administrativa fica localizado na Rua Primeiro de Maio, nº 42, no bairro Dendê, na Zona Oeste do Rio (RJ).

Apesar o endereço ser no Rio, a equipe representará a cidade de Paraty no Campeonato Carioca da Série C (equivalente a Quinta Divisão do Rio), de 2022, organizado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). A equipe mandará os seus jogos no Estádio Municipal Mário Antonio Pompeu Nardelli, com capacidade para cerca de 1 mil pessoas.

Essa será a 1ª vez que o SE Paraty disputará uma edição da esfera profissional. Alan Ducasble, formado em direito esportivo, e que já há um bom tempo trabalha em parcerias público-privado e projetos ligados à lei de incentivo ao esporte, está à frente deste desafio, e é o presidente do clube, que vai representar o município no futebol profissional. E o projeto tem total apoio do prefeito de Paraty, Luciano Vidal, e tem sido muito bem visto pela iniciativa privada da cidade. 

Estádio Municipal Mário Antonio Pompeu Nardelli, com capacidade para cerca de 1 mil pessoas

Essa será a segunda vez que um time da cidade histórica participará de campeonatos organizados pela FERJ. A primeira participação de um representante de Paraty foi em 1998, com o Paratiense Atlético Clube, que disputou cariocas da Série C por dois anos seguidos. 

O projeto da Sociedade Esportiva Paraty é ousado e tem como meta “Rumo à 1ª Divisão”. E antes mesmo de dar o pontapé inicial no time profissional, o clube já se preocupa com formação das divisões de base.

Em setembro de 2021, o clube iniciou uma “Peneira“, no Estádio Municipal Mário Antonio Pompeu Nardelli, para garotos da cidade e da região pensando na formação de times nas categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20, que também irão disputar o estadual. 

Mais de 400 meninos foram tentar a chance de fazer parte dos elencos da base. E o trabalho já começou na montagem dos times nesta faixa etária. 72 meninos já foram selecionados distribuídos nos times de base, e a intenção é o clube ter cerca de 30 jogadores para cada categoria. 

Mascote Separaty

E o projeto no profissional não acena somente para o time masculino, que já tem o nome definido do seu treinador, Luciano Moraes dos Santos, de currículo recheado de trabalhos por clubes brasileiros, especialmente na formação de futebol de base.  

O prefeito Luciano Vidal deseja que a Sociedade Esportiva Paraty trabalhe também com a montagem da equipe feminina e ele foi atendido. Em breve vão ocorrer as peneiras para as meninas, que hoje já tem uma lista com 45 jogadoras interessadas e que poderá chegar a 100. 

O certo é que as atividades iniciais da Sociedade Esportiva Paraty estão movimentando bastante o município, a população está motivada com o projeto do time profissional de futebol. 

Voltando ao Campeonato Carioca da Série C, terá o seu início no domingo, do dia 08 de Maio e vai até o domingo do dia 07 de agosto deste ano. A competição terá a participação de 13 equipes:

Esporte Clube Atlético Carioca (São Gonçalo); Barcelona Esporte Clube (bairro de Bonsucesso); Sociedade Esportiva Belford Roxo (Belford Roxo); Brasileirinho Clube Social (bairro de Anchieta); Magé Brescia (Magé); CAAC Brasil Futebol Clube (Centro do Rio); Império Serrano Esporte Clube (bairro de Madureira); Juventus Futebol Clube (bairro de Bonsucesso); Esporte Clube Resende (Resende); Futebol Clube Rio de Janeiro (bairro da Barra da Tijuca); Uni Souza Futebol Clube (bairro de Botafogo) e Associação Esporte Clube Vera Cruz (Petrópolis).

Fórmula de Disputa

A fase será disputada com todas as equipes se enfrentando em turno único com 13 rodadas. No final, os quatro melhores colocados no fim do turno avançarão para a fase seguinte.

Nas semifinais, o 1º colocado enfrenta o 4º, enquanto no outro jogo o 2º colocado joga contra o 3º, em partidas de ida e volta. As equipes que terminarem em e 2º lugar terão vantagem do empate nas semifinais, com o desempate sendo feito pelo número de pontos ganhos e saldo de gols. Além disso, elas poderão escolher se querem o mando de campo da 1ª ou a 2ª partida.

A final será disputada pelos dois vencedores das semifinais em jogo único. A equipe melhor colocada na primeira fase terá o mando de campo da final. Em caso de empate no tempo normal, a partida será decidida em disputa de pênaltis. O campeão e vice-campeão estarão classificados para o Campeonato Carioca da Série B2 de 2023.

FONTES: FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) – Wikipédia – Rádio Costa Azul FM 93.1 – Prefeitura de Paraty – Página do clube no Facebook

Um comentário em “Sociedade Esportiva Paraty – Paraty (RJ): estreará no Carioca da Série C de 2022

  1. Vitor

    Parabéns ao prefeito e toda sua equipe. Parabéns ao time de futebol de Paraty vamos com tudo tmj galera tmj prefeito forte abraço à todos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *