Sport Club Rodrigues – Rio de Janeiro (RJ): Fundado na década de 30

O Sport Club Rodrigues foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O “Trem Azul” foi Fundado no início da década de 30, e a sua Sede ficava no bairro da Saúde – Zona Portuária do Rio (RJ). Além do futebol, o clube contava também com o basquete, onde vários jogadores treinavam nas duas modalidades esportivas.

No domingo, do dia 27 de Março de 1938, o Rodrigues goleou, em amistoso, o forte Sport Club Abolição pelo placar de 5 a 1, no campo do Jornal do Comercio, na Avenida Francisco Bicalho, na estação Barão de Mauá

Em abril, o Sport Club Rodrigues ganhou destaque na mídia, pois convidou para um amistoso, o Glória Sport Club, campeão do Campeonato Citadino de Belo Horizonte (MG). Um ano antes, a equipe mineira viera ao Rio, e vencera o Modesto por 5 a 3 e o Central por 2 a 1.

Assim a incumbência de “defender a honra do futebol suburbano carioca” coube ao Rodrigues.

A partida amistosa, entre S.C. Rodrigues versus Glória S.C., foi realizada  no domingo, do dia 1º de Maio de 1938, às 15 horas e 30 minutos, no campo do Jornal do Comercio, na Avenida Francisco Bicalho, na estação Barão de Mauá, da Leopoldina

O ingresso foi vendido com preços populares: Cadeira – 5$500 (cinco mil e quinhentos réis) e Geral – 3$300 (três mil e trezentos réis). O árbitro da partida deveria ter sido o Sr. Lourival Velloso, da Liga Amadora de Football de Belo Horizonte, no entanto, por alguma razão não explicada na reportagem, acabou substituído pelo sportman Antonio Marques, que teve uma atuação falha. Em razão disso, foi substituído pelo Sr. Waldemiro Silva.

Os times formaram assim:

Rodrigues: Fantasma; Alberto e Carijó; Herculano (Carestia) e Mosquito; Bahianinho, Bahia, Carola, Mulambo, Gato e Alyrio.

Glória: Joãozinho (Randolpho); Brito e Munhoz; Bertho, Juvenal e Nereu; Wilson, Olavo, Cecy, Itagiba e Guaraná.

Apesar do destaque, na partida, o Sport Club Rodrigues não teve dó e goleou o Glória pelo placar de 8 a 1. Os gols da partida foram assinalados por Gato e Carola para o Rodrigues, no primeiro tempo. Na etapa final, Carola marcou outros dois; Bahianinho, Alyrio, Gato e Mulambo completaram o marcador para os cariocas; enquanto Itagiba fez o tento de honra dos mineiros.

Mediante a goleada, o Glória Sport Club pediu revanche e foi prontamente atendida. E, 48 horas depois, as duas equipes voltaram a se enfrentar no mesmo lugar.

Na terça-feira, do dia 03 de Maio de 1938, o Rodrigues voltou a golear por 7 a 1, não deixando dúvidas da sua superioridade perante o adversário. Os gols da peleja foram marcados por Veneno, três vezes; Carola, dois tentos; Gato e Alyrio uma vez cada; para os cariocas. Cecy fez o gol de honra dos mineiros. O árbitro da partida foi Alvarino de Castro (Federação Athletica Suburbana), com excelente atuação.

 Os times formaram assim:

Rodrigues: Fantasma; Alberto e Carijó; Carestia, Mulambo e Mosquito; Bahianinho, Veneno, Carola, Gato e Alyrio.

Glória: Joãozinho (Randolpho); Bibi e Munhoz; Bertho, Juvenal e Nereu; Alencar, Olavo, Cecy, Itagiba e Guaraná.

Em dezembro de 1938, viajou até a capital Paulista, vencendo a equipe da Lapa pelo placar de 1 a 0, e depois bateu o São Cristóvão (esse time é um homônimo sem relação com o clube carioca) por 3 a 1.

Time base de 1933: Criouleba; Gallego e Tupy; Barroso, Didi e Waldir; Oscar, China, Ignora, Veneno (Cap.) e Azuil.

FONTES: A Noite (RJ) – Correio da Manhã (RJ) – O Jornal – Diário Carioca – O Radical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *