Centenário Esporte Clube – Parelhas (RN): Três participações na 2ª Divisão Potiguar

O Centenário Esporte ClubeCentenário de Parelhas” é uma agremiação do município de Parelhas (RN). A sua Sede está localizada na Rua José Roque, s/n, no Centro, em Parelhas.

O clube manda os seus jogos no Estádio José Nazareno do Nascimento, o “Nazarenão“, com capacidade para 7 mil pessoas, localizado no município de Goianinha. O “Azulão do Seridó” foi Fundado na quinta-feira, do dia 19 de Janeiro de 1956. Porém, só deu início as atividades futebolistas oito anos depois da sua fundação, na quarta-feira, do dia 04 de março de 1964.

O clube surgiu no futebol amador e nele obteve destaque, na região seridó, ganhando a alcunha de “O Papão de títulos do interior” conquistando títulos importantes como o tricampeonato interiorano de futebol em 1988, 1989 e 1990, a maior competição amadora do estado na época.

O time Seridoense teve quatro títulos de campeão (1968, 1988, 1989 e 1990) e dois vice-campeonatos (1985 e 1987) do Matutão. A equipe comandada sempre pelo saudoso Hélcio Jacaré, comandou o futebol do interior na década de 80.

Mané Garrincha jogou pelo Potiguar

Um dos maiores jogadores de todos os tempos do futebol brasileiro e mundial Mané Garrincha vestiu a camisa do Potiguar nos anos 70, para disputar um amistoso contra o seu maior rival na época o tradicional Centenário de Parelhas.

Celeiro de craques

​O clube revelou grandes craques ao longo dos anos, muitos se tornaram profissionais e obtiveram sucesso em clubes da região e outros, chegaram até ser campeão Brasileiro por grandes clubes como Corinthians em 1998, como foi o caso do atacante Didi. Além dele, teve Canteiro, Didi Potiguar, Elian, Evilásio, Hermes, Júnior Potiguar, Luiz Eduardo, entre outros. 

Clube jogou a Segundona Potiguar

O Centenário de Parelhas foi filiado a FNF (Federação norte-rio-grandense de Futebol) entre  o 2010 e 2011. Após comprar o CNPJ do Vênus Esporte Clube se profissionalizou e disputou três Campeonatos  da Segunda Divisão estadual: 2010 (jogando como Vênus Esporte Clube), 2011 e 2019, contudo nunca chegou na elite. Sem apoio financeiro foi desfiliado da FNF.

Em 03 de agosto de 2016, o  Presidente do clube da gestão anterior, Sr. Francisco De Sales Valentim, iniciou tratativas para a cessão permanente do clube aos interessados em realizarem a refiliação e conseqüentemente a retomada das atividades.

Reestruturação

Fechada essas negociações e, no primeiro semestre de 2019, os Srs., Jean Lima Pinheiro e Alexandre de Souza, realizaram a refiliação – com recursos próprios –  junto  a Federação Norte-rio-grandense de Futebol, e anunciaram a sua volta  a Segunda Divisão/Sub-19  potiguar no 2º semestre de 2019.

​Porém no mesmo ano em questão, ocorreram algumas divergências no clube por parte de alguns diretores que criaram resistência em seguir os modelos de gestão  e modernização, implantadas pelo presidente e gestor Jean Pinheiro.

​Após reunião realizado em 10 de agosto de 2019, a qual foi convocada para definir os destinos da então comissão técnica, contratada aleatoriamente por  membros dessa diretoria sem contar com a anuência do Presidente do Clube.

Por este motivo o Presidente (Jean Pinheiro), encaminhou através de e-mail junto à Federação de Futebol Norte Rio-grandense, o comunicado de seu afastamento da presidência do clube, no  de 10 de agosto de 2019 à 31 de Janeiro de 2020.

Sendo assim, passou todas as responsabilidades para quem conduziu esses trabalhos, uma vez que não assinou nenhum tipo de contrato elaborado nessa gestão. Todas as responsabilidades (fiscais, tributarias e jurídicas)  do clube nesse perdido ficaram a cargo dos diretores nomeados para tal, Alexandre de Souza, Marcos Antônio do Nascimento e Francisco de Sales.

​Em 2020 com o retorno do presidente Jean Pinheiro, a suas atribuições, o clube iniciou  uma reformulação estrutural e administrativa, com ações a serem realizadas tanto a distância como “no Local” com parcerias, alianças e intercâmbios, dando oportunidades aos jovens a realizarem seu anseios no futebol ou em outros atividades.

Como é o caso de estudarem em países como Estados Unidos e Canadá. Tem como principal objetivo a construção de um modero centro de treinamento para que o time seja reconhecido como formador de jogadores.

Ou seja, formar atletas de alto nível para o futebol Nacional e Internacional, com descobrimento e desenvolvimento do talento do atleta e também  a sua formação como cidadão. As categorias de base do Centenário Esporte Clube são formadas por atletas entre ​14 e 20 anos.

No mesmo ano, a atual diretoria, composta pelo Presidente (Jean Pinheiro), Vice-presidente (Alexandre Souza) e (CEO) Diretor Executivo: Wallace Alcântara, já realizou o desenvolvimento da nova website do clube, através de recursos próprios para reformulação da logo antiga e a construção de uma nova logo como mascote. Também concretizou parcerias com clube na Rússia, centro de treinamento na África e no Brasil com a Investimentos Rio Soccer United.

Colaborou: Adeilton Alves

FONTES: Terradaxelita com informações do Diário de Natal – Marcos Trindade – Jaílson e atletas da época – Site do clube

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, Rio Grande do Norte em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *