América Pontagrossense F.C. – Ponta Grossa (PR): escudo e cores diferentes da década de 40

O América Pontagrossense Futebol Clube é uma agremiação da cidade de Ponta Grossa (PR). A sua Sede e o Estádio Coronel Miró de Freitas, estão situados na Rua Cel. Miro Freitas, nº 290, no bairro de Nova Russia, em Ponta Grossa (PR).

Fundado na segunda-feira, do dia 27 de Junho de 1938, no bairro de Nova Rússia, por esportistas amigos que reunidos num movimentado jogo de truco, discutiam futebol. O clube teve ainda a ajuda do saudoso Senador Flávio Carvalho Guimarães.

Entre eles, observando à certa distância estavam João Fernandes de Castro e seu filho Walter Fernandes, que comentavam a respeito. Na mesma época alguns freqüentadores da barbearia do saudoso João Fernandes de Castro, onde só se falava de futebol, numa dessas surgiu a conjectura de criar um clube.

Da idéia surgiu a concretização final. Muitos nomes foram ventilados para a nova agremiação, entretanto, o apresentado por Walter Fernandes, que era ardoroso fã do America Football Club do Rio de Janeiro foi aprovado. Foram fundadores do querido clube de Ponta Grossa:

Orlando Henneberg, João Fernandes Castro, Walter Fernandes, Washington Fernandes, Eduardo Selski, Waldomiro Hart, José Zambriski, Arthur Starke, Paulo Raitz, Honório Vargas, Mário Ribas, Felinto Schifer, Ovídio Pontes e Osvaldo Jansen, que concretizaram a brilhante iniciativa da família Fernandes.

Estes em sua 1ª reunião deliberaram escolher o nome de Eduardo Selski como seu 1º presidente, por ter o mesmo longa experiência no futebol, com considerável bagagem no esporte bretão.

Final da década de 30

Somente quando o América ganhou personalidade jurídica, contendo os seus próprios estatutos é que assumiu a 1ª Diretoria composta pelos seguintes membros:

Presidente – João Fernandes de Castro;

Vice-presidente – João Pedro Maier;

1º Secretário – Ervino Schade;

2º Secretário – Lauro Fernandes;

Orador – Antônio Rossetto;

Conselho Fiscal – Otto Hart, Onofre Borazo, Alfredo Jansen;

Conselho de Futebol – Alfredo Henneberg, Valentin Schwab e João (Tamanduá) de Oliveira.

1º campo

Os primeiros treinos do América foram realizados no “Campo do Calipiá”, como era denominado, em virtude de ser circundado de eucaliptos, situado nas proximidades onde hoje está a Metalúrgica Schiffer.

A escolha do nome

Embora os treinos se sucedessem, a nova agremiação recém fundada não tinha um nome. Foi feito uma reunião para tal e na mesma, marcada para 12 de fevereiro de 1938, foi escolhido o nome do clube.

Muitas sugestões surgiram entre as quais: Madureira Esporte Clube, Brasa Verde Futebol Clube, e até mesmo à guisa de brincadeiras, Arranca Toco Esporte Clube, todavia, por idéia do jovem entusiasta Walter Fernandes, que indicou o nome de América Futebol Clube, nome este bem recebido entre os presentes.

Por unanimidade o nome foi escolhido e oficialmente aceito para a nova agremiação. Desde então, partiram os americanos para sua filiação junto à Liga Atlética Municipal (LAM), que na ocasião congregava onze equipes varzeanas.

Foto de 1949

Fusão deu origem ao América Pontagrossense Futebol Clube

No intuito de fortalecer a equipe para as disputas oficiais da Liga, os dirigentes do América Futebol Clube acharam de bom alvitre fazer uma fusão com a equipe da Pontagrossense Futebol Clube, no início da década de 40.

As duas forças unidas deram uma unidade maior na estrutura do clube, possibilitando um futuro de glórias. Em virtude da exigência da Liga, os clubes filiados a ela tiveram que providenciar seus estatutos e o América Pontagrossense Futebol Clube não poderia fugir à regra.

Em fase disso, a data de fundação da agremiação criada ficou sendo em 27 de junho de 1938, ficando ao mesmo tempo oficializada a sua 1ª diretoria, que ficou assim constituída:

Presidente – Paulo Roberto dos Santos;

Vice-presidente – Lucinei Festa Freitas.

O clube era rubro-anil

O que poucos sabem é que o América Pontagrossense Futebol Clube até o final da década de 40, tinha nas suas cores o vermelho e azul. Somente em meados dos anos 50, que o clube passou a adotar a “Jaqueta Encarnada“. De lá pra cá,  o “Diabo Rubro” segue com as suas cores inalteradas até os dias atuais.

Na cidade mais de trinta títulos

No Campeonato Citadino de Ponta Grossa, o  América Pontagrossense se sagrou campeão 26 vezes: 1961, 1963, 1966, 1967, 1968, 1969, 1974, 1976, 1979, 1984, 1985, 1986, 1987, 1988, 1990, 1991, 1992, 1993, 1997, 1998, 2000, 2004, 2007, 2012, 2015 e 2018. Enquanto pela Taça da Cidade de Ponta Grossa, o time foi campeão em sete oportunidades: 1963, 1965, 1967, 1968, 1993, 1994 e 1995.

Colaborou: Rodrigo S. Oliveira

FOTOS: Acervo de Lenilton Cardoso

FONTES: Google Maps – Página do clube no Facebook – Site do Clube – Livro “Futebol Pontagrossense – Recordes da História”, de José Cação Ribeiro Júnior – O Dia (PR) – Paraná Esportivo (PR)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Paraná em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *