O Saltinho Futebol Clube foi uma agremiação do município de Saltinho (SP). Fundado na década de 30, tinha quase todos os seus jogadores eram oriundos do Bairro Chicó, sendo completado por outros atletas da região adjacente.
Entre os anos de 1942 e 1943
Foi traçada a Estrada Estadual Piracicaba-Tietê, e essa Rodovia passou justamente sobre o lugar onde era localizado o campo do Saltinho Futebol Clube, que ficou sem praça de esportes por alguns meses. Mas, com a doação de um terreno pela família Bernardino em 1943, foi inaugurado, no ano de 1944, no início da Avenida Sete de Setembro, uma nova praça de esportes com um campo de futebol, que se tornou o campo do Saltinho Futebol Clube.
Em 1946, o Saltinho Futebol Clube participou do campeonato Rural da Liga de Futebol Piracicabano, e sabe-se que o time saltinhense teve uma posição razoável ao término do campeonato. Foi vice-campeão desse mesmo campeonato em 1948 e 1949; em 1950 não participou.
Em 1952 retornou às disputas, mas, desta vez, no campeonato Amador de Piracicaba – do qual participou até 1954. A partir daí, o futebol saltinhense entrou em decadência, e os jogadores estavam desmotivados. Porém, um grupo de jovens jogadores decidiu formar um novo time para o Saltinho Futebol Clube, e os jogadores mais velhos assumiram a diretoria do clube:
Presidente: Núncio Hyppólito;
Tesoureiro: Armando Cassano;
Secretário: Irineu Bernardino;
Diretor: Luiz Leite da Cruz;
Existiam também outros cidadãos saltinhenses que participavam dai diretoria. O 1º jogo dessa equipe revigorada foi contra o Unidos Clube (campeão varzeano de Piracicaba em 1954), e o time saltinhense teve vitória espetacular.
Em 1958, o Saltinho Futebol Clube foi às finais do campeonato do Esporte Clube XV de Piracicaba e se consagrou campeão de tal campeonato em partida contra o Campestre.
Por volta de 1960, a diretoria do Saltinho Futebol Clube passou a ser presidida pelo senhor Domingos Pilon, e o diretor ficou sendo o senhor Mário Bernardino. O time disputou o campeonato Amador de Piracicaba e obteve boa colocação.
Em 1963, o Saltinho Futebol Clube foi para a final desse campeonato, mas perdeu o título para o time Esporte Clube Vera Cruz de Piracicaba. A diretoria do Saltinho F. C. estava sendo presidida por Ubaldo César Cardinalli, os diretores eram Moacyr Torrezan e Pedro Salvador.
Em 1964 o time saltinhense também foi vice-campeão desse mesmo campeonato. O presidente era o senhor Domingos Setem e os diretores eram Pedro Salvador, Oswaldo Silvestrini, Irineu Bernardino, tendo como técnico Jacó de Parsia.
Em 1968, o clube era presidido pelo senhor Florindo Cassano Neto, mas a motivação dos jogadores e diretores caiu, fazendo o time encerrar suas atividades.
Colaborou: Waldomiro Junho
FONTE: Livro “Histórico do Município de Saltinho – Edição de 2018”, de autoria da Câmara Municipal de Saltinho/SP