Crato Foot-Ball Club: 1º clube criado na cidade de Crato (CE), em 1919

A história do futebol cratense surgiu com o Crato Foot-Ball Club, Fundado no domingo, do dia 19 de Janeiro de 1919. O 1º clube do interior criado pelo sírio-libanês João Dúmmar, pioneiro do Rádio no Ceará e fundador da Ceará Rádio Clube, primeira Emissora de Rádio do Estado em 1934.

A estreia do Crato Foot-Ball Club ocorreu no mesmo dia que foi fundado. A peleja aconteceu na Praça da Sé, entre as equipes do 1º e 2º Quadros do Crato, terminando a partida empatada em 1 a 1.

O time adotou uniforme alvinegro, enquanto o juiz e bandeirinhas trajavam chapéu, camisa, paletó, gravata, calça comprida e sapatos, sob a animação da platéia e da Banda de Música Municipal do Crato.

Fotografia histórica (acima) do Crato Foot-Ball Club, feita na Praça da Sé, em 19 de novembro de 1919, mostra os atletas Francisco Teixeira (Pirrinto), Antônio Lima, Heli Norões, João Dummar, Waldemar Garcia, José Carvalho, Gerson Zábulon, Jorge Dummar, Zezé Esmeraldo e Duclerc Colares. Figuram, ainda, Mário Melo (instrutor do tiro de guerra e treinador-técnico), José Dummar (juiz) e Joaquim Alves de Matos (juiz de linha).

FONTES: Caririceara, por Huberto Cabral – Diário do Nordeste – Página no Facebook “Memória Histórica do Crato” 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Ceará, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *