Centro Esportivo e Atlético – Ceará-Mirim (RN): Campeão invicto da Segundona Potiguar de 1947

O Centro Esportivo e Atlético é uma agremiação do município de Ceará-Mirim, que fica a 33 km da capital (Natal) do Rio Grande do Norte. A sua Sede fica localizada na Rua Manoel Varela, nº 398, no Centro da cidade. Fundado na terça-feira, do dia 02 de Janeiro de 1934, e, no começo de 1953, alterou o nome para Centro Esportivo Cultural.

Na esfera profissional, o Centro Esportivo e Atlético disputou o Campeonato Potiguar da Segunda Divisão de 1947, organizado pela Federação Norte-Rio-Grandense de Desportos (FND).

E, o Centro Esportivo e Atléticonão se fez de rogado“, e sagrou campeão de forma Invicta! A campanha somou 11 vitórias e um empate, nas 12 partidas realizadas. A competição contou com a participação de 12 clubes:

Centro Esportivo e Atlético (Ceará Mirim);
Cruzeiro Futebol Clube (Macaíba);

Mauá Futebol Clube (Natal);

Extremoz Esporte Clube (Extremoz);

Onze Futebol Clube (Natal);
Guarani Futebol Clube (Macaíba);
Potengi Recreativo Clube (Natal);
São Paulo Futebol Clube (Macaíba);
Íris Futebol Clube (Natal);
Tirol Futebol Clube (Natal);
Cruzeiro do Norte Futebol Clube (Natal);
Luzitânia Futebol Clube (Ceará Mirim).

Time base de 1938: Ezequiel; Joaquim e Chico; Fernandes, Paraíba e Matias; Cacité, Cláudio, Barbosa, Zito e Marinho.

Time base de 1939: Ezequiel; Álvaro e Murilo; Fernandes, Duó e Campos; Machado, Penha, Paulo, Laurindo e Siqueira.

Time base de 1948: Epitácio; Murilo e Mario; Paulo (Auzair), Medeiros e Jorge (Newton); Machado (Mendes), Domingos, Geraldo (Duó), Siqueira (Vicente) e Luís.

Time base de 1950: Ezequiel; Matias (Joaquim) e Romão (Zezé); Chicó (Paulo), Bi (Cláudio) e G. Ferreira (Preá);  Cacité, Cláudio, Abel, Petrônio (Juarez) e Marinho.

Desenho do escudo, uniforme e texto: Sérgio Mello

Colaborou: Adeilton Alves

FOTO: Acervo de Virgílio Netto Vital Rocha

FONTES: Diário de Natal (RN) – A Ordem (RN)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Rio Grande do Norte em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *